Palavra do Presidente

Presidente Gestão 2016/2019

Foto Leo Gabriel

Léo Gabriel

Presidente Gestão 2016/2019

Há cerca de quatro meses, eu e um grupo de amigos da ACID, tivemos um sonho. No início, acreditava que o sonho estava bem distante da realidade. Lembrei-me, então, da frase do pensador francês, René Descartes, que disse: “Dai-me matéria e movimento e construirei o universo”. E percebi que com a matéria que tínhamos, conseguiríamos tornar o sonho uma realidade. Por isso, a minha primeira palavra é de agradecimento para a equipe que formou essa chapa disposta a enfrentar o desafio de construir uma entidade forte e que faça jus à tradição de ser luz que ilumina a
escuridão da crise que atravessamos e reflete em Divinópolis.

A nossa cidade chegou num momento crucial da sua história. Chegamos à maioridade ao completarmos 100 anos de município. Crescemos em tamanho. Agora chegou a vez de crescer em qualidade de vida. No entanto, só melhoraremos a qualidade de vida se tivermos uma base sólida no desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Divinópolis se firma em 4 pilares: siderurgia, confecções, agronegócio e serviços. Nas últimas duas décadas, dois dos principais segmentos da economia: siderurgia e setor da moda andaram numa verdadeira montanha-russa, subindo e descendo ao sabor das dificuldades da economia. Os outros dois segmentos: serviços e agronegócio mereciam um projeto específico de apoio por parte dos governos municipal e estadual. Nós, da ACID, estaremos prontos para sermos o braço de apoio desses segmentos da economia.

Considero que precisamos alinhar e coordenar as ações das diversas entidades representativas dos variados segmentos da sociedade em um só caminho. Chegou a hora de desenharmos um novo Mapa do Caminho do desenvolvimento para a próxima década.

Agradeço a confiança que foi depositada pelos associados que elegeram a nova diretoria com 70% dos votos. Não há vencidos e nem vencedores. A partir de agora existe apenas uma Acid com 100% de associados voltados para um só objetivo: criar condições para que as forças produtivas, com o apoio dos trabalhadores, estimulados por ações positivas do poder público, possam se preparar para o momento que a economia do país vai decolar novamente.

Durante visita a 215 empresas, descobrimos uma Divinópolis forte, escondida dentro de dezenas de empresas que estão se esforçando bastante para se manterem de pé.

A diretoria que nos antecedeu tem o seu mérito pelo trabalho abnegado em prol da entidade. Inauguramos “a sede que nos foi possível ter”, como disse o nosso mestre Antônio Carlos Pereira de Oliveira, o Pulinho. Agora vamos investir em fortalecimento da representatividade da entidade para que possamos ser ouvidos pelo poder público.

Rogo ao Espírito Santo proteção a todos desta entidade independente do credo religioso de cada um, pois o que vale é o pensamento positivo que capte a energia maior do planeta, que é Deus. Ao empresariado divinopolitano uma palavra de esperança lembrando da frase de Henry Ford: “O passado serve para evidenciar as nossas falhas e dar-nos indicações para o progresso do futuro.”

Finalmente, destaco as palavras do estadista e político norte-americano, Abraham Lincoln que afirmou: “O êxito da vida não se mede pelo caminho que você percorreu, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho”. Por isso, conclamo a todos os associados da Acid para, juntos, buscarmos um novo MAPA DO CAMINHO para Divinópolis, superando as dificuldades e, com a proteção de Deus, vamos construir um novo futuro para o povo deste rincão abençoado pelo Divino Espírito Santo.

Muito obrigado.

Léo Gabriel

Presidente

(Texto extraído do discurso de posse ocorrido em 23 de junho de 2016.)

Foto: Arilda Drumond