Boleto Malicioso

Esclarecimentos – Cobranças indevidas

Empresas mineiras são vítimas de golpes com cobranças indevidas. Trata-se de uma falsa cobrança para registro de marcas em nome do Instituto Nacional da Propriedade Industrial- INPI, que estão sendo recebidas por empresas de todo o país.

Através de boleto, as cobranças chegam em nome de três instituições , que se intitulam como União Brasileira de Marcas (UBRAM), APIMP e Banco Nacional de Marcas.

Segundo o INPI, não existe determinação legal para cobrança que agilize o processo de registro de marca. O INPI corroborou que nenhuma empresa pode cobrar em seu nome e que não existe taxa anual para o registro da marca.

A fraude não é novidade. Há cerca de dois anos 80% das empresas que esperam pelo registro de marcas no INPI recebem boletos para pagamento em nome do instituto. Muitos empresários, desinformados, acabam efetuando pagamento, amparando o golpe.

A ACID orienta as empresas a estarem prudentes e não efetuarem o pagamento, caso recebam a cobrança, devem entrar em contato conosco para verificarmos a procedência.

As cobranças indevidas acontecem também no caso do registro de domínio. Muitos usuários recebem boletos, via correio ou email, como se fossem enviados pelo registro.br, mas que na realidade se referem ao registro de domínio no exterior. Outros recebem boletos de cobrança , de pagamento facultativo, que cobra pela hospedagem de um site de determinado domínio, sendo que o mesmo já se encontra hospedado em outro servidor. Os usuários com domínios registrados no Brasil, o pagamento da anuidade deve ser realizada ao NIC.br e deverá ser efetuado para o cedente:

Cedente: NIC.br-CNPJ 05.506.560/0001-36
Banco: Santander Banespa no. 033-7
Agência/Conta: 105 13 03201 4
Valor: R$ 30,00

Em razão de continuadas tentativas de iludir a boa fé dos usuários do Registro brasileiro, vimos alertar para que prestem atenção aos boletos recebidos que não sejam provenientes de seu provedor habitual de serviços DNS ou do próprio Registro brasileiro, sediado no NIC.br.

Em caso de dúvida, antes de realizar o pagamento, contate a Central de Atendimento do Registro.br no telefone (11) 5509 3500, através do e-mail pagamento@registro.br ou entre em contato com a ACID.