Três dias de programação sobre gestão saudável

 

O presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid), Leonardo Santos Gabriel, e equipe participaram do XX Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais e do Mérito Empresarial 2017, no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, de 23 a 26 de novembro.

A agitação do dia a dia, o estresse, a falta de administração do tempo são alguns dos fatores que impedem o cuidado com a própria saúde interferindo muitas vezes no desempenho das atividades no trabalho. Pensando nas atribulações diárias, o tema abordado do Congresso deste ano foi “Gestão Saudável – cuidando de você e de seu negócio!”.  

Em uma programação ampla, foram tratados assuntos dos principais setores das empresas: administração, gestão, liderança, financeiro e contábil. Estiveram presentes palestrantes e personalidades conhecidas, como Dr. Frederico Porto, Romeu Zema, Márcio Atalla, William Rodrigues de Brito, Alexandre Correa Lima e Fernando Rocha.

Um momento ímpar foi o Painel Federaminas Mulher com a mediação da jornalista Inácia Soares e participação da empresária e presidente da Federaminas Mulher Yeda Fernal, de empresárias e profissionais liberais relatando sobre a atuação da mulher e testemunho da experiência de vida de cada uma.

Outro momento de muita comoção foi a participação do Sr. Ney Ribas, presidente do Observatório Social do Brasil (OSB), que falou ao público sobre as ações do OSB e do trabalho de mais de 3 mil voluntários espalhados em todo o Brasil em prol da justiça social, agindo preventivamente no controle das compras públicas e construindo um novo jeito de fazer gestão pública, com foco na transparência, controle e gestão profissionalizada. Aplaudido de pé, clamou pela participação de cada cidadão pelo Pacto pelo Brasil, em que cidadãos e as organizações públicas ou privadas se transformem em um exemplo de área livre de corrupção.

O XX Congresso foi realizado pela Federaminas em parceria com o Sebrae e apoio institucional da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil e da Associação Comercial e Industrial de Araxá. Em 2018, o XXI Congresso acontecerá em Juiz de Fora.

Mérito Empresarial

A Acid indicou a empresa divinopolitana Fumil para receber o prêmio Mérito Empresarial na última noite do Congresso, que foi representada pelo seu diretor Adnilson Teixeira.

Panela Mineira

Fundada em 1970, a Fumil Ltda. iniciou sua história instalada em um simples galpão em Divinópolis. Registrada inicialmente sob o nome de Fundição Mineira Ltda., produzia utensílios domésticos em alumínio fundido e repuxado.

Ao utilizar o ferro fundido como matéria-prima, a então Fundição Mineira Ltda. se transformou em Fumil Ltda. Hoje trabalha na busca de inovações, tornando a tradicional Panela Mineira uma marca conceituada nas melhores cozinhas de lares, hotéis e resorts.

Atualmente, a empresa exporta de forma sistêmica para o Paraguai, Uruguai e Bolívia, países aos quais é enviada praticamente a linha completa de panelas. Comercializa com o mercado de modo geral, que indiretamente leva os produtos por meio de revenda de clientes lojistas.

Além do prêmio Mérito Empresarial recebido pela Federaminas, no início de novembro, a empresa recebeu também o Troféu Rank Brasil pelo recorde de maior fabricante de panela de ferro fundido em 2017.