O Minuto Acid é veiculado na FM 93,1, numa parceria Acid e Rádio Sucesso, de segunda a sexta, às 7h e às 18h30.

Minuto Acid é veiculado na FM 93,1, numa parceria Acid e Rádio Sucesso, de segunda a sexta, às 7h e às 18h30. E no Programa Panorama Geral, de segunda a sexta, às 13h, em parceria com a Rádio Divinópolis AM 720 khz.

Considerado um investimento mais seguro do que abrir um negócio próprio, a escolha por uma franquia tem a ver com seu perfil e seus objetivos.

Momento curiosidade: o que a Nasa tem a ver com o “travesseiro da Nasa”?

Na verdade, deve-se esclarecer que sua espuma viscoelástica foi desenvolvida para equipar foguetes, mas não embarcou neles.

Débora Zanelato, da revista Vida Simples, conta que a melhor harmonização de vinhos não está nas comidas, mas na companhia de uma boa história: essa é a ideia de uma linha de vinhos de uma vinícola italiana criada em parceria com uma agência de design.

Na obra Click – Como Resolver Problemas Insuperáveis, o autor David Niven se utiliza da experiência de pessoas conhecidas para inspirar gente como a gente a lidar com nossos problemas, que muitas vezes parecem barreiras intransponíveis.

A matéria de Cláudia Gasparini, da Exame.com, alerta sobre a comunicação profissional, que está infestada de erros de ortografia, sintaxe, regência, pontuação e conjugação verbal.

Continuando com dicas para incrementar o seu perfil no Linkedin…

Tenha o maior número de conexões possível. O Linkedin possui filtros e geralmente as pessoas só conseguem visualizar até a terceira conexão. O mesmo vale para os grupos, participe de grupos ligados à sua área de atuação e interesses.

O Linkedin é a maior rede profissional do mundo com 400 milhões de usuários.

O volume de currículos que um recrutador recebe diariamente é muito grande e estudos indicam, que este profissional leva em média seis segundos para decidir se aquele currículo vai seguir adiante ou não.

Segundo o consultor Rafael Souto, o número de níveis hierárquicos nas empresas caiu drasticamente nos últimos anos. Buscando eficiência e eliminação de custos, as empresas cortaram cargos e ajustaram sua arquitetura organizacional.

Rafael Souto, da consultoria Produtive, comenta que as empresas estão com a estrutura mais enxuta. Sendo assim, os profissionais precisarão explorar possibilidades de crescimento alternativas à promoção tradicional de cargo.

Novos temas como mídias sociais, responsabilidade social e transparência têm que ser incorporados em nossas estratégias de marketing, afirma Gilmar Marques, professor da ESPM.

A gente também percebe que as empresas estão procurando por novos temas. Mas, às vezes, eles acabam virando jargões, ou são colocados dentro das plataformas de marketing sem ter muito conteúdo nem muito sentido.

O top das franquias é o de alimentação, onde existe um maior número de marcas e tem um retorno mais rápido do que em outros segmentos. Mas, o investimento é alto, principalmente considerando o custo de ocupação.

Gerar conteúdo relevante ao cotidiano do consumidor passa a ser uma alternativa muito mais interessante e bem vista do que empurrar produtos e serviços. Esse é o caminho que algumas empresas modernas escolheram para substituir o modo tradicional de abordagem para a captação de clientes, obtendo melhores resultados, com assertividade e menor investimento.

Segundo o Sebrae Minas, uma empresa ecoeficiente é aquela que reduz os impactos ambientais nos sistemas de produção por meio de práticas de redução e otimização.

O que o empreendedor de sucesso tem, além da técnica?

O empreendedor não pode deixar de lado se quiser ter sucesso são os seus valores, afirma Angelina Stockler. Saiba quais são, os cultive e nunca abra mão deles.

Segundo Angelina Stockler, a comunicação com a equipe é fundamental para a empresa que quer ter sucesso e que quer ser produtiva. Por quê? Porque por meio da comunicação, as pessoas sabem exatamente o que têm que fazer como têm que fazer, e aonde o líder quer chegar.

Identificar que você tem um bom profissional de vendas é primordial para seu negócio. Assim, seus clientes terão um atendimento qualificado e uma melhor percepção da marca.

Como uma pequena empresa deve se colocar nas redes sociais deve ser uma parte fundamental da estratégia de marketing. Afinal, os brasileiros estão cada vez mais horas olhando novidades em celulares, afirma Gilmar Marques, professor de marketing da ESPM.

Já está se tornando comum pessoas formadas em determinadas áreas partirem para outra atividade que, a primeira vista, não tem nada a ver. Administradores tornando-se confeiteiros, publicitários virando cozinheiros, advogados trabalhando com marketing.

O técnico do Sebrae, Renato Santos, esclarece que tornar microempreendedor individual ou MEI é simples e fácil.

Precisa ser maior de 18 anos ou emancipado; faturar no máximo até 60 mil reais anuais; não ser sócio de outra empresa e escolher uma das atividades previstas para o MEI.

O telemarketing ainda funciona para aumentar as vendas?

Mário Rodrigues, da IBVendas, responde essa dúvida que é comum para quem precisa melhorar sua área comercial.

Mário responde que “sim”, parafraseando Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena”, mas só quando a alma não é pequena.

Gilmar Marques, professor de marketing da ESPM, comenta o que é posicionamento de marca e porque todo mundo fala nele.

Tecnicamente, “posicionamento” segundo Al Ries e Jack Traut, significa ser capaz de sumarizar, em até uma frase, como você quer que a sua marca seja reconhecida pelos seus clientes no futuro.

O economista renomado Ricardo Amorim, em postagem na rede social, comenta: “não podemos escolher o que acontece com a gente, mas a gente pode escolher como reagir”.

Os brasileiros já têm mais cachorros de estimação do que filhos. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 44% das famílias têm pelo menos um cão, enquanto 36% contam com uma criança de até 12 anos de idade. 

Você dificilmente vai conseguir encontrar uma equipe de alto desempenho em que não haja altruísmo em praticamente todas as ações de seus membros. Mesmo que a estrela do time queira quebrar todos os recordes ou que o melhor colaborador queira ganhar as melhores promoções, todas as ações deles colocam os interesses da equipe em primeiro lugar.

O atleta americano Mayberry acredita que erros graves dentro de um jogo de futebol quase sempre são oriundos de falhas na comunicação. O mesmo acontece em uma organização: a falta de uma comunicação adequada pode trazer grandes prejuízos.

Franchising ou licenciamento de loja? Qual a diferença?

O franchising é um sistema completo de negócio, enquanto o licenciamento de loja é uma concessão mais simples, segundo a Associação Brasileira de Franchising.

Você certamente já fez uma compra pela internet ou conhece alguém que utilizou a web para adquirir algum bem. Ouça sobre a Pesquisa Raio-X da Fraude no E-commerce Brasileira, realizada pela Konduto, empresa que monitora o comportamento de compras na internet, publicada na Exame.com, que mostra o perfil das compras criminosas feitas pela internet.

Aquele velho ditado “falem mal, mas falem de mim”, definitivamente, não é mais válido nos dias atuais, em que reputação é tudo e ajuda muito a vender e a ampliar os negócios.

A matéria de Ana Holanda, da revista Vida Simples, mostra que os Jogos Olímpicos, da cerimônia às competições, têm uma relação muito próxima com a nossa essência e condição humana.

Nos próximos cinco anos, o consumo do dia a dia será digital com a popularização dos smartphones, afirmam especialistas. Limpar a casa, pedir o almoço, arrumar o carro: tudo será feito no mundo virtual.

A matéria de Guilherme Dearo afirma que a tendência é que cada vez mais as pessoas busquem serviços e produtos compartilhados. Locais de trabalho e habitação, carros e caronas, pequenos eletrônicos: a economia compartilhada estará presente em todos os aspectos da vida.

Nos últimos tempos, tudo parece igual em termos de produtos e consumo. Carros, celulares, tablets, franquias… É como se quisessem se parecer com seus competidores.

As empresas usarão mais as mensagens de texto – essa é uma tendência, afirmam especialistas. Mandar uma mensagem de texto, seja por WhatsApp, SMS ou outro serviço – será cada vez mais comum para empresas se comunicarem com seus clientes.

O modo de fazer negócio não será o mesmo nos próximos cinco anos, diz a matéria de Guilherme Dearo da Exame.com. Grandes tendências estão mudando o padrão de consumo e comportamento das marcas.

Em novo estudo, a companhia de relações públicas Cohn & Wolfe entrevistou 12 mil consumidores em mais de 14 países para saber mais sobre as marcas. A ideia era ver quais se ligavam mais aos valores de “confiabilidade”, “respeito” e “realidade”.

Os logos e logotipos das marcas podem esconder algumas mensagens visuais secretas. Em geral, acham que a maçã mordida da Apple é uma referência direta à história bíblica de Adão e Eva e a expulsão do Paraíso.

A natureza é uma escola. Sempre tem muito a nos ensinar, inclusive sobre temas complexos, como sustentabilidade e resiliência. Acreditamos que experiências em meio à natureza possuem um alto potencial de transformação pessoal, proporcionando interessantes reflexões e aprendizados.

O que muita gente não sabe é que algumas marcas famosas nasceram décadas atrás dedicadas ao setor militar e à guerra. Com o passar do tempo, adaptaram os seus negócios.

Longe dos campos e dentro do mundo organizacional, o atleta americano Mayberry observa a forte semelhança que existe entre equipes de alto desempenho, sejam elas esportivas ou corporativas.

Por trás do nome de cada grande marca existe um grande significado? Nem sempre! Às vezes, a simplicidade pode soar muito melhor do que algo pomposo.

Mais da metade das empresas brasileiras não tem plano de sucessão.

Marcelo Costa, especialista em sucessão empresarial, afirma que quem não se prepara para a sua sucessão está entregando a sua empresa à própria sorte. E no mercado competitivo, sorte não é suficiente para tocar um negócio.

Adotar práticas sustentáveis na empresa ajuda a reduzir custos. Ganha o empresário e ganha o consumidor, que terá acesso a produtos melhores e até mais baratos. Do ponto de vista de desempenho ambiental, é importante que o empreendedor avalie vários aspectos…

Vamos falar sobre as necessidades do cliente. Renato Santos, consultor do Sebrae, diz que um dos desafios de empreender é interpretar o que o cliente quer. Pra complicar, nem mesmo o cliente sabe definir o que deseja. E isso, aliás, não é função dele. É a função do empreendedor. É preciso dar a devida importância e escutar as reclamações dos clientes.

No mundo digital, como utilizar melhor o tempo?

O professor Jaci Correa Leite, da Fundação Getúlio Vargas, dá dicas de como usar os meios digitais a nosso favor.

Ele afirma que o mundo digital é muito parecido com a energia nuclear. Ele pode ser bom ou ser altamente destrutivo. Depende de como o usamos.

Vamos esclarecer rapidamente uma dúvida muito comum: a diferença entre modelo de negócio e modelo de gestão. Por mais que muitos pensem que um é sinônimo do outro, os dois temas são conceitos bem distintos.

O Brasil possui a maior reserva de água doce potável do planeta. A água é um produto que pode ser consumido de graça, mas tem movimentado mais de 10 bilhões de reais por ano, no Brasil.

Mercado de sucos saudáveis cresce rápido mesmo durante a crise.

A busca por alimentação mais saudável tem movimentado bastante a indústria. O Brasil é, atualmente, o quinto maior mercado do mundo em venda de alimentos e bebidas com posicionamentos saudáveis.

A Unesco escolheu o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, de Belo Horizonte, como Patrimônio Cultural da Humanidade, em julho deste ano, em Istambul, na Turquia.

O projeto é do arquiteto Oscar Niemeyer, a pedido do então prefeito da capital mineira, Juscelino Kubitschek, e contou com a participação do artista plástico Cândido Portinari e do paisagista Burle Marx.

Matéria noticiada no Mundo S/A, destaca a união explosiva de dois mercados gigantes: a indústria da beleza e a internet.

A indústria da beleza movimentou mais de 40 milhões de reais em 2015, no Brasil, e a internet é responsável por conectar quase 100 milhões de brasileiros.

Algumas marcas viram sinônimo do próprio produto. A BIC é uma delas. É caneta, isqueiro ou barbeador? Ou tudo isso?

A BIC nasceu nos anos 40, na França, e atualmente está presente em 160 países. Os isqueiros foram lançados em 1973 e os barbeadores, em 1975.

A alimentação saudável veio para ficar. Foi feito, neste ano, um estudo americano sobre hábitos de compras de frutas, legumes e verduras. Apesar de a pesquisa ter sido feita nos Estados Unidos, é possível verificar que os hábitos dos consumidores brasileiros seguem a mesma tendência.

O governo de Minas, por meio da Codemig, iniciará a partir de 17 de agosto o Projeto de Integração Regional de Minas Gerias – uma operação de 60 voos regionais ligando Belo Horizonte a 12 municípios do interior do Estado. Divinópolis é a única cidade da região centro-oeste mineira a ser beneficiada.

O principal evento mundial para varejistas de autosserviço aconteceu em junho deste ano, em Chicago, nos Estados Unidos. Durante o evento, mostrou-se a tendência do consumidor americano, mas que também, é uma disposição do consumidor brasileiro – querem muita tecnologia na loja, no entanto procuram por produtos frescos, saudáveis e locais.

Segundo matéria do jornal Estado de Minas, o Sebrae divulgou no início do ano lista com os empreendimentos mais promissores de 2016. A crise tem deixado muitos atônitos, mas é um ótimo momento para se buscar melhorar, mexer-se.

Na opinião de especialistas, ter conhecimento sobre macroeconomia, crise, gestão de pessoas, inovação e avanço tecnológico é fundamental para quem comanda um time ou uma empresa.

Os golpes de cobranças indevidas para registro de marcas, em nome do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, vêm crescendo. Isso ocorre principalmente com os empresários que depositam sua marca junto ao INPI e estão na lista de espera do resultado.

Com o serviço de Registro de Marca que a Acid oferece qualquer novidade referente ao pedido de registro é devidamente comunicada.

Hoje vamos falar de um livro que tem “um novo conceito de marketing que vai ajudar a entender como a comunicação do CNA, Itaú, Heineken, Magazine Luíza, Porto Seguro e outras marcas conquistam a confiança – e a amizade – das pessoas”.

Como dizer não sem ofender? Como expor seus talentos sem parecer arrogante? Como aumentar seus ganhos? Como lidar com pessoas difíceis? No livro “Negocie qualquer coisa com qualquer pessoa”, o autor Eduardo Ferraz ajuda a encontrar respostas para essas e diversas outras situações.

A ACID oferece, hoje, serviços que beneficiam seus associados. Além disso, os esforços são de aumentar ainda mais o leque de vantagens e potencializar os já existentes.

No livro intitulado Criatividade S.A: superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração, lançado em abril de 2014, um de seus autores, Ed Catmull, que fundou o estúdio Pixar ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, discorre sobre como é possível construir uma cultura de inovação em uma empresa.

No ano passado, 3 000 brasileiros fizeram o Caminho de Santiago de Compostela.

Fazer o Caminho de Santiago pode render algo além do autoconhecimento ou equilíbrio pessoal. Para alguns peregrinos, a rota promove melhorias concretas na carreira ou até aprendizados práticos, aplicáveis ao dia a dia do trabalho.

Continuando com a Dica de Livros, vamos citar – uma coletânea de textos produzidos por André Lara Resende ao longo dos últimos anos. São artigos já publicados na imprensa e ensaios inéditos sobre dilemas econômicos.

Um dos pontos altos da obra “O futuro chegou – modelos de vida para uma sociedade desorientada” de Domenico De Masi é a dedicação de capítulo particular ao Brasil.

O mundo do cinema está cheio de mensagens inspiradoras. Ouça algumas frases de filmes que podem trazer boas reflexões para empreendedores.

O cinema além de divertir pode trazer novas ideias ao espectador. Muitos filmes trazem mensagens que são aproveitadas por empreendedores em busca de inspiração.

O cinema nos traz diversão e também conhecimento. E como é bom aprender se divertindo! Alguns filmes refletem exatamente o dia a dia do que se passa na vida de muitos profissionais e nas organizações.

Além de inglês e espanhol, de longe os idiomas mais frequentes nos requisitos para oportunidades profissionais, outras línguas também podem fazer diferença em processos seletivos.

O momento atual requer a velha prática do mercado: o networking – “um investimento de longo prazo, impossível ativá-lo do dia para a noite.”

Robôs voadores são tendência na área de tecnologia para os próximos anos.

Não faz muito tempo, os drones (veículo aéreo não tripulado) eram considerados puramente um instrumento para missões militares, mas agora eles têm se revelado verdadeiros aliados.

Você já deve ter recebido algum e-mail ou convite pelas redes sociais para assinar uma petição online.

Mas seu “contra” ou “a favor” faz diferença ou não passa de ativismo de sofá?

A inteligência emocional continua tão importante no mercado de trabalho desde a sua descoberta científica por Daniel Goleman em 95. É bem verdade que tanto a habilidade técnica, quanto a comportamental são importantes para o sucesso na carreira de qualquer profissional, mas sem dúvida, o fator que impulsiona na carreira ou que faz tropeçar é a sua habilidade comportamental.

Sonha em trabalhar na Apple – empresa que produz iPhones, iPads e MacBooks? Mas saiba que precisa enfrentar um rigoroso processo seletivo.

Tanto rigor não reflete apenas a busca pelos melhores profissionais do ponto de vista técnico, mas pelas características comportamentais, como idealismo, obstinação, raciocínio original e descrença no impossível.

Quando abraçamos uma pessoa, o corpo libera dopamina, endorfinas e oxitocina, agentes químicos que impulsionam a sensação de bem-estar. Por isso, existe a Terapia do Abraço, que consiste em espalhar abraços para trazer mais felicidade a nossa vida.  A psicoterapia apoia esta técnica terapêutica, defendendo que o contato físico pode vir a curar um desalento ou até ajudar no tratamento de uma doença grave, pois possui benefícios físicos e emocionais.

crescimento da cerveja artesanal nos últimos anos ameaça agora o reinado das grandes marcas industriais.

Cada vez mais as cervejas de fabricação própria estão disponíveis nas prateleiras dos supermercados, “o que a nova geração de consumidores de cerveja procura”.

Criado em julho do ano passado para evitar demissões provocadas pela crise, o Programa de Proteção ao Emprego beneficiou mais de 40 mil trabalhadores nos seis primeiros meses de vigência, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência Social.

De olho nos políticos!

Segundo matéria de Marcelo Soares, repórter freelance em São Paulo, o projeto Excelências, da Transparência Brasil, buscou organizar os antecedentes dos candidatos e governantes num só lugar, numa espécie de “Orkut” dos políticos. Estão lá dados de processos a que respondem, colhidos nos tribunais; do que fazem no mandato, colhidos nos sites do Legislativo; menções no noticiário sobre corrupção desde 2004; e dados sobre seu patrimônio, que o Tribunal Superior Eleitoral passou a publicar na web em 2006.

Ir à academia realmente pode fazer mal para você. Mas não é a malhação que prejudica a saúde, e sim o enorme número de bactérias e germes que se escondem nos equipamentos comunitários. Um estudo realizado nos Estados Unidos encontrou agentes causadores de pneumonia, infecções dermatológicas, oculares e auriculares em alguns dos equipamentos comunitários mais usados. O mundo inteiro está cheio de vermes, mas o que preocupa é que grande parte dessas bactérias são resistentes a antibióticos. 

Em momentos de crise como esse em que estamos vivendo, inovação parece ser a palavra de ordem para solucionar os problemas: a luz no fim do túnel para algumas empresas. E é nesse instante que você, assim como a maior parte da população, pensa “hmmm… esse negócio de inovação não é para mim… eu nem sou criativo!”. Mas será que a inovação se faz possível apenas por meio de pessoas criativas?

Dia 23 de junho, tomou posse a nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Divinópolis – Acid para o triênio 2016 a 2019.

A nova diretoria é composta em sua maioria por jovens empreendedores que será conduzida pelas três importantes diretrizes: desenvolvimento econômico; representatividade e articulação; melhorias da competitividade das empresas.

Que em épocas de crise ou instabilidade econômica o mercado de empreendedorismo ganha força já foi mais que comprovado. Segundo pesquisa patrocinada pelo Sebrae, a taxa de empreendedorismo no Brasil em 2015 atingiu a melhor pontuação dos últimos 14 anos, algo cerca de 39,3%. Além disso, o país está à frente de países como EUA, México, Alemanha e daqueles que compõem o Brics. 

Uma prática que está sendo muito utilizada pelos empreendedores é a venda de produtos e serviços pelas redes socais, como Facebook, Instagram e Twitter. A analista do Sebrae Hyrla Oliveira fala sobre as vantagens de quem aposta nesse nicho. A primeira vantagem é o ambiente onde estará o negócio. A rede social permite um melhor relacionamento e interação com o cliente, além do compartilhamento de informações, dos produtos e serviços.

A forma de lidar com o erro varia conforme a cultura. Veja como isso é visto em diferentes regiões do planeta, listado por Mariana Amaro.

Em outra oportunidade, dissemos que países lidam de formas diferentes com os erros devido à cultura. Vejamos na Alemanha e no Brasil.

O consultor do Sebrae Renato Santos afirma que o planejamento deve ser uma rotina para o empreendedor. Os planos de negócios são importantes para se obter crédito e demonstrar a visão a terceiros. Mas planejar não é algo a se fazer apenas ao redigir o plano. O bom empreendedor pensa hoje o que fará amanhã.

O planejamento financeiro pode ser a grande saída para se conseguir chegar ao fim do mês um pouco aliviado. Ouça algumas dicas.

No Brasil, cerca de 25 milhões de pessoas possuem perfis no Linkedin. Somos o terceiro maior país do mundo em número de usuários dessa rede social profissional, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia, mas à frente de Inglaterra e China.

A matéria de Naiara Bertão, da Exame.com, mostra que o Brasil é um dos maiores mercado de beleza do mundo — o primeiro em cirurgias plásticas e perfumaria, o segundo em cuidados com o cabelo e o terceiro em cosméticos.

No programa de hoje, vamos nos basear no que o consultor do Sebrae Renato Santos orienta a definir corretamente o preço dos produtos.

A formação de preços é um grande desafio. Vender muito caro, afasta os clientes. E muito barato afasta os lucros. Como escolher a estratégia?

Mesmo em um ano de economia desaquecida, o mercado de franquias cresceu 7,7%, no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising.

O empreendedor, ao optar por esse modelo de negócio, precisa dar atenção aos diferenciais para ser competitivo.

Já foi dito que empreendedores a falta de planejamento é um dos fatores de morte precoce das empresas.

Além disso, é importante tomar cuidado com outro vilão para a saúde dos novos empreendimentos: os vícios trazidos do antigo emprego. Afinal, você será o chefe de si mesmo tanto em nível operacional, principalmente nos primeiros anos, como também será o responsável por traçar a estratégia do negócio.

Na maioria das vezes, as marcas constituem o ativo mais valioso das empresas, sendo inclusive alvo de transações comerciais sem precedentes. Marcas inspiram qualidade, evocam lembranças, atraem desejos. Merecem investimento e proteção. A Acid oferece o serviço de registro junto ao Instituto Nacional de Produtos Industrializados (INPI). Faça contato pelo 3512 7800.