Município Declara Estado de Calamidade Pública e Mantém Comércio Fechado por Tempo Indeterminado
CDL e ACID, representando Grupo Gestor, participam pela primeira vez de reunião do Comitê Enfrentamento ao Coronavírus
Em reunião, realizada na tarde desta segunda-feira (13/04), o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus deliberou sobre a continuidade do fechamento do comércio em Divinópolis. Após a exposição dos especialistas sobre o assunto ficou decidido que o comércio ficará fechado por tempo indeterminado.
A reunião contou com a participação do Grupo Gestor pela primeira vez, representado pelas entidades CDL Divinópolis e ACID, de forma on-line, da reunião do comitê levando as demandas e angústias da classe empresarial da cidade, a fim de buscar alguma perspectiva de uma retomada gradual das atividades comerciais.
As entidades, CDL e ACID, por meio de seus respectivos presidentes, Luiz Ângelo e Marcos Fábio, apresentaram aos membros do comitê da Prefeitura projeções nacionais e municipais dos impactos econômicos causados pelas medidas de contenção à Covid-19. “Apresentamos algumas ações que podem ser adotadas pelo município sem comprometer a saúde da população, como já foi adotado por outras cidades. No entanto, não houve nenhuma abertura por parte da Prefeitura. Nem ao menos uma perspectiva, para que os empresários possam se planejar”, lamenta Luiz.
O Presidente da CDL Divinópolis, Luiz Ângelo Gonçalves, após reunião avaliou que apesar da cidade se enquadrar em um panorama estável, com taxa de 40 a 50% dos leitos hospitalares ocupados, ou seja, não há sobrecarga no sistema de saúde, conforme apresentado pelos técnicos da prefeitura, o município manterá o fechamento do comércio, podendo comprometer até o Dia das Mães.
“Nós, comerciantes, teremos que tentar sobreviver com as ferramentas que temos, pois não foram dadas perspectivas de retorno das atividades, ficando comprometido até o Dia das Mães, umas das datas mais esperadas para as vendas, quando provavelmente ainda estaremos com o comércio fechado”, alerta Luiz.
A Prefeitura de Divinópolis argumenta que trabalha com base nas deliberações do Governo do Estado, nessa medida editou o Decreto 13.756, declarando estado de calamidade pública em Divinópolis com vigência até o dia 31 de dezembro deste ano.
O documento também estabelecerá que “ficam mantidas e ratificadas as medidas de combate à propagação da COVID-19 que, em cumprimento às deliberações do Comitê Extraordinário Estadual, foram estabelecidas no âmbito do Município de Divinópolis”.
“Aguardávamos a flexibilização da abertura gradual do comércio no Estado, por meio de uma nova deliberação do Governo Estadual. Todavia, essa ‘flexibilização’ dependia do entendimento do Secretário de Saúde do Estado de Minas, que ontem (13/04) se pronunciou formalmente que o isolamento social deveria continuar e que seria revisto semanalmente. Anteriormente, o SES havia de fato informado ao MPMG que somente em 13/04 iria rever a posição do isolamento e ontem, pronunciou-se no sentido de que o isolamento será mantido nessa semana, e que será revisto semanalmente”, explicou Luiz Ângelo.
Para o presidente da Acid, Marcos Fábio, as medidas adotadas pelo município são estritamente técnicas. “O Comitê entende que a economia da nossa cidade está totalmente comprometida com o fechamento do comércio sem data para abertura. Acompanham atentamente os números de casos suspeitos e infectados, além de se preocuparem com a infraestrutura dos hospitais com o número de leitos. Dão a entender que ainda é preciso estarmos melhor preparados, caso haja mais infectados pelo novo coronavírus. Mas, a nossa preocupação, enquanto presidente de entidade e empresário, também é com o número de empresas que caminham para o seu fechamento e suas consequências”, afirma Marcos Fábio.
Comércio permanece fechado
Na reunião ficou decidido que o comércio ficará fechado por tempo indeterminado. O Secretário de Saúde, Amarildo Sousa, informou que serão realizadas mais reuniões do comitê para avaliar as medidas e conduzir a situação na cidade da melhor forma possível.
“Estamos nos reunindo periodicamente para analisar se a medidas tomadas estão no caminho certo, se os prazos precisam ser estendidos, se o sistema municipal de saúde está conseguindo atender a demandas e em conjunto, com profissionais preocupados com Divinópolis, para conduzir essa epidemia da melhor maneira possível”, afirmou Amarildo.
O Comitê reforça a importância do isolamento social e afirma que os dados sinalizam para a ascensão da Covid-19 em Divinópolis.
Uso de máscaras caseiras
Inúmeras ações estão sendo realizadas pelo município, como a higienização diária dos pontos de ônibus, fachadas de hospitais e unidades de saúde, e demais locais predeterminados. O Comitê reforça a importância da limpeza individual: lavagem correta das mãos e uso habitual do álcool em gel e ao sair de casa, o cidadão deve utilizar máscara.
O uso de máscaras caseiras e de tecido deve ser criterioso. A máscara é individual e deve ser rigorosamente higienizada. Ela serve como barreira, para que pessoas assintomáticas ou com sintomas leves, evitem o contágio de novas pessoas.
Gestantes e puérperas são incluídas no grupo de risco para covid-19
O Ministério da Saúde incluiu as gestantes no grupo mais suscetíveis aos efeitos da covid-19, assim como as puérperas, ou seja, mulheres que deram à luz recentemente.
Antes, apenas gestação de alto risco era considerada condição clínica preocupante para desenvolvimento de complicações e casos graves da doença. De acordo com o Ministério essas mulheres são mais vulneráveis a infecções.
Com informações da Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Divinópolis.
Matéria publicada pela CDL Divinópolis