Acid reivindica retomada de repasses para leitos clínicos e Utis extras de Covid
Acid, em conjunto à Federaminas, pleitearam recursos para a Saúde
A presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid), Alexandra Galvão, enviou ofício ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, pleiteando a retomada de repasses de verbas para manutenção de leitos clínicos e UTIs extras para atendimento a pacientes de Covid-19, em Divinópolis, já que o município é cidade polo da região do Centro-oeste mineiro.
A Acid, afiliada á Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas), sempre em defesa do empresariado mineiro, reforçou o pedido ao governo de Minas e às Secretarias de Estado de Saúde e de Desenvolvimento Econômico, visando a prevenir o colapso na saúde em Divinópolis garantindo equilíbrio entre a preservação da vida e a manutenção das atividades econômicas por meio de políticos públicas estaduais.
Em resposta à solicitação da Acid, o Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Saúde, João Márcio Silva de Pinho, informou que não realiza repasse de recursos para manutenção de leitos para o enfrentamento da pandemia. No entanto, ressaltou “que foi instruído o processo de habilitação dos leitos novos de terapia intensiva e de suporte ventilatório, junto ao Ministério da Saúde, para posterior financiamento do ente e que o financiamento estadual é destinado aos leitos de terapia intensiva nos termos da Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.252, de 29 de outubro de 2020.”, afirmou o chefe de gabinete em ofício.
A Acid acompanha a evolução dos casos confirmados de Covid-19 em Divinópolis e buscará, dentro da sua atuação, meios de minimizar os impactos da pandemia. Na semana passada, junto a mais de 300 Associações Comerciais de Minas Gerais, assinou com a Federaminas um Manifesto com proposições consideradas importantes para nosso estado para que fossem incluídas nos programas de orientação e controle da pandemia, com ações efetivas de ordem executiva ou operacional. O Manifesto foi entregue ao governador Romeu Zema e enviado ao governo federal.
A seguir, imagem do Ofício enviado à Acid pela Secretaria de Estado de Saúde.