Acid Participa da Primeira Reunião do Comdes
Regimento Interno e Planejamento de Ações foram discutidos
A primeira reunião de trabalho do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Divinópolis (COMDES) foi realizada, na manhã da última quinta-feira (11). O encontro aconteceu na sede da FIEMG Regional Centro-Oeste com a presença dos Conselheiros Titulares, sendo que os suplentes acompanharam de forma remota. A reunião contou também com a presença da vice-prefeita, Janete Aparecida.
A ACID possui cadeira no COMDES, na bancada do setor produtivo, sendo seu titular o 1º vice-presidente, Luis Eduardo Fonseca Oliveira e, como suplente, a presidente da entidade, Alexandra Elisa Galvão Barros.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Presidente do COMDES, Luiz Angelo Coutinho Gonçalves, conduziu a reunião que tinha como pauta a aprovação do Regimento Interno e a apresentação do Planejamento de Ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Para a elaboração do Planejamento apresentado, tomou-se como referência o Plano de Desenvolvimento Divinópolis 2030, desenvolvido pelo Grupo Gestor, do qual a ACID é entidade membro, e do SEBRAE, entregue ao Prefeito Gleidson Azevedo. Dessa forma, pretende-se atuar em ações para manter Divinópolis como cidade polo da região, fornecendo inteligência e serviços de alta complexidade para as cadeias produtivas e que seja referência pela gestão pública fluida, digital e em favor da ambiência de negócios.
Foi apresentado um cronograma de ações estratégias para temas chave para o desenvolvimento, como o Aeroporto de Divinópolis, marcos regulatórios e de planejamento urbano, Centro Industrial, Sala Mineira do Empreendedor, Turismo e plano de recuperação de empregos. Após a apresentação das ações, foram priorizadas algumas, entre elas destacam-se: as parcerias público privadas, a valorização de empresas locais, as compras públicas, os ecossistemas de inovação, a regularização fundiária urbana, o programa de microcrédito, a implantação do selo de implantação regional, o programa de incentivo à exportação.
Segundo o presidente do COMDES, diferencial deste Conselho é envolver toda sociedade, órgãos, entidades, Poder Público e sociedade civil organizada. “Dessa forma, deixa de ser um planejamento de governo pra ser um planejamento de cidade; esse é o principal ganho que o Conselho traz, independente de qual gestão esteja conduzindo o Município, temos uma direção com objetivo de alcançar e promover o desenvolvimento de Divinópolis”, afirmou Luiz Angelo.
(Com a colaboração e foto da Assessoria de Comunicação da FIEMG Regional Centro-Oeste)