E-commerce x Canais Digitais: quais as diferenças?
Com o advento da pandemia, empresas que até então não trabalhavam o on-line de forma intensa, começaram a ver nele a solução para a salvação do seu faturamento. E de fato, essa atitude está corretíssima: o mundo mudou e precisamos nos adaptar, desenvolvendo novos canais de venda, sobretudo para o varejo.
Entretanto, precisamos de uma dose de realidade nessa questão. Será que trabalhar o on-line é tão simples quanto se parece?
Canais digitais
Os canais digitais são “extensões” da sua loja física como, por exemplo, suas redes sociais, seu site, seu whatsapp etc., onde você publica e divulga os mesmos produtos que você vende na sua loja física, com o mesmo preço, mesmas condições de pagamento e, às vezes, até fazendo as mesmas promoções. Ou seja: os canais digitais nada mais são do que canais a mais que sua loja poderá se comunicar com seus consumidores e dar publicidade aos seus produtos.
Na prática, de maneira geral, esses canais digitais não têm grandes alcances. Normalmente, o alcance deles é local, atingindo a cidade e talvez um pouco da região onde a loja atua (claro, salvo poucas exceções).
E-commerce
No e-commerce é completamente diferente. Nele você tem de produzir e ser detentor de uma marca própria. Por quê? Imagine que você é dono de uma loja de roupas e você vende camisas de uma marca famosa nacionalmente, por exemplo. Se você vende essa camisa na loja física e vai vender ela na internet, o fabricante também está vendendo na internet e então sua chance de conseguir um preço competitivo é muito baixa (a menos que você seja um distribuidor e tenha um volume absurdo de compras para negociar preços mais agressivos com o fornecedor).
Vale ressaltar que a dinâmica da gestão de um e-commerce é completamente diferente de uma loja física. Não necessariamente será mais barata a gestão e manutenção de um e-commerce, mas sim diferente, se comparado à loja física.
No e-commerce, por exemplo, você não precisa de uma loja física em um ponto comercial bom, mas, sim, de um local para armazenar seu estoque com segurança. Você não precisa de vendedores, mas precisa de profissionais de marketing digital, estoquistas e embaladores. Você não precisa de fazer panfletos, mas precisa investir pesado em anúncios nas plataformas digitais, sobretudo nos marketplaces.
Conclusão
Uma simples pesquisa por “roupas masculinas” em um marketplace pode lhe apresentar mais de 100.000 ofertas. Então não é um mercado tão simples e fácil, é como se fosse uma avenida com mais de 100.000 lojas, por exemplo. Sempre haverá exceções, de negócios que conseguiram grande sucesso sem muito esforço, mas a grande “vala” que é a internet não é um território para amadores. Então, fique ligado, pois um e-commerce deve ser planejado da mesma forma que um negócio físico e talvez até com mais profissionalismo, já que a internet não “perdoa” negócios amadores.
Quer aprender mais sobre como fazer um melhor planejamento para lançar seu e-commerce ou mesmo desenvolver os canais digitais da sua loja? Entre em contato com o Professor Marcos Fábio!
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