Como funciona o algoritmo do Instagram?
O Instagram é hoje a rede social mais popular e importante entre os brasileiros e, por isso, é também a mais importante para as empresas estarem presentes. Apesar disso, muitas marcas ainda “brigam” com a rede, pois não entendem como ela funciona e acabam desistindo dela. Esse artigo é justamente para você entender melhor seu funcionamento e assim ter sucesso no seu uso.
Por trás das selfies
O Instagram, assim como toda rede social, conta com um algoritmo. Explicando de forma bem resumida e didática, o algoritmo é o “filtro” que a rede utiliza para definir o que vai ou não aparecer para cada usuário. Entendendo a lógica de como o algoritmo funciona e trabalhando a favor dele, você fará o seu perfil ter mais resultados. Confira a seguir as formas que o algoritmo “filtra” os conteúdos na rede.
Novidade
Um dos itens que o Instagram considera para entregar mais uma publicação é o quanto ela é recente. Posts mais novos tem uma probabilidade maior de serem entregues para um maior volume de pessoas. Por isso publique constantemente.
Frequência
Além de publicar sempre, é importante ter uma frequência bem definida para suas publicações. Por isso, defina quais dias da semana e horários você vai fazer suas publicações para que o algoritmo e seus seguidores tenham uma previsibilidade de quanto você lançará conteúdo.
Engajamento
A famigerada métrica que todos buscam! O engajamento nada mais é do que as interações que uma publicação recebeu, como curtidas, comentários, compartilhamentos e salvos. A taxa de engajamento de uma publicação é calculada pegando o alcance que ela teve e dividindo pelo total de interações.
Nessa publicação, por exemplo, a taxa de engajamento foi de 6%
(13+3+4+1) / 340
Relacionamento
Já percebeu que publicações dos perfis dos seus amigos costumam aparecer com mais frequência para você? Pois é, o Instagram também prioriza mostrar as publicações dos perfis com os quais você interage mais. Por isso, responda sempre mensagens no direct, comentários e retribua likes.
Conteúdo de valor
A plataforma prioriza também entregar publicações que contenham conteúdo de valor para cada seguidor, de forma personalizada. Imagine, por exemplo, que você gosta de culinária. O Instagram já sabendo disso (baseado no seu comportamento na rede), te mostrará mais publicações de receitas, sobretudo aquelas mais completas, com imagens, textos e vídeos bem produzidos. Por isso é de suma importância conhecer bem sua audiência para que você possa entregar o melhor conteúdo possível para ela e ser considerado relevante.
E as redes sociais do seu negócio, são “amigas” do algoritmo? Sabemos que no dia a dia pode ser desafiador lidar com tudo que envolve as redes sociais da sua empresa. Por isso, conte com a Criativit, nossos parceiros, que lhe ajudarão a gerir não só as redes sociais, mas todo o marketing digital do seu negócio. Entre em contato com eles e saiba mais:
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