Conheça os regimes de tributação para empresas
Empreender no Brasil de fato é desafiador, sobretudo para quem busca se formalizar. Quando o empresário procura mais informações sobre o assunto, ele encontra várias siglas que o acabam confundindo.
Mas, calma. Hoje, vamos te ajudar a entender ao menos uma parte desse quebra-cabeça: os regimes de tributação.
O que são?
Regimes de tributação são as formas que o governo usa para cobrar os impostos das empresas, variando conforme o seu volume de faturamento ou lucro. No Brasil, existem três regimes: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
Simples Nacional
Esse é o regime de tributação utilizado pela maior parte das empresas no Brasil, visto que grande a maioria são micro ou pequenas empresas. Como o próprio nome diz, esse regime calcula os tributos de forma simplificada, aplicando uma alíquota sobre o faturamento da empresa no mês, em que tal alíquota varia de acordo com a atividade econômica (de 4% a 22,90%).
Uma grande vantagem desse regime é que todos os impostos são recolhidos em uma única guia, conhecida como Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), facilitando assim a vida do empresário. Esse regime é adequado para empresas com faturamento de até R$4,8 milhões ao ano.
Lucro Presumido
Esse já é um regime utilizado por empresas com uma receita superior se comparado as empresas que se enquadram no Simples Nacional. Nele, os impostos são calculados baseando-se na aplicação de percentuais preestabelecidos sobre a receita da pessoa jurídica – o que faz o nome do regime fazer sentido, já que se presume que o lucro seja o apontado.
A alíquota desse regime pode variar conforme a atividade exercida, sendo de 8% para atividades que envolvam a indústria e comércio e de 32% nos casos de prestação de serviços. Esse regime pode ser adequado para empresas com faturamento de até R$78 milhões por ano.
Lucro Real
Esse regime já é mais adequado para empresas com um volume de receita bastante superior e é obrigatório para alguns tipos de negócio, como instituições bancárias, empresas de arrendamento mercantil, empresas de seguros privados e capitalização, entre outras.
Nele, os impostos são definidos pelo lucro contábil da empresa acrescido dos ajustes requeridos pela lei fiscal. Esse regime pode ser adequado para empresas com margem de lucro menor que 32%.
Esperamos que tenhamos ajudado você esclarecendo um pouco sobre os regimes de impostos no Brasil. A indicação, claro, sempre é de você procurar um contador ou um escritório de contabilidade, devidamente credenciados junto aos órgãos competentes, para auxiliá-lo nas tomadas de decisões contábeis, fiscais e financeiras.
Por isso, indicamos a você a DORACI Soluções Contábeis, nossa parceira. Você, associado, conta com vantagens exclusivas. Para saber mais informações sobre o trabalho da DORACI Soluções e as vantagens que você tem, entre em contato:
Doraci Serviços Contábeis
(37) 3229-5400 (37) 9 8410-1047 (WhatsApp) |