27 de junho: Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas
O Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas é celebrado todo ano no dia 27 de junho para evidenciar a importância dessas empresas na economia local e global. Foi proclamado o Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas por meio da Resolução 71/279, adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas, de 6 de abril de 2017. Conheça um pouco mais sobre essas empresas tão relevantes para nossa economia.
Importância no PIB brasileiro
Segundo o Ministério da Economia, juntas, as micro e pequenas empresas no país representam 99% dos negócios brasileiros, respondendo por 30% do PIB, sendo responsáveis também por 55% dos empregos gerados no Brasil. Para o secretário especial de Produtividade Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, “hoje é dia de agradecer e parabenizar aos micro e pequenos empresários que têm a coragem, a determinação e a crença no país de que estamos construindo juntos. Um Brasil mais próspero em que a micro e pequena empresa tenha mais liberdade, mais crédito e mais apoio para que se modernize”, disse.
Perfil do empreendedor brasileiro
Segundo o Data SEBRAE Indicadores, o setor de serviços vem alavancando as micro, pequenas e médias empresas, onde cerca de 40% dos empreendedores brasileiros atuam nesse setor.
Também podemos perceber que empreender ainda é uma atividade exercida majoritariamente pelos homens: eles respondem por 65,2% dos empreendedores no país, enquanto elas representam 34,8% apenas. A qualidade de vida dos empreendedores também é algo preocupante: mais de 28% deles trabalham bem mais do que 44 horas semanais, sendo que destes, cerca de 62,55% têm um rendimento mensal de no máximo dois salários-mínimos.
Estamos apenas no começo
Considerando todos esses dados, podemos perceber que aqui no Brasil estamos apenas no começo de uma grande jornada e temos ainda um longo caminho a percorrer. Desburocratizar a abertura de empresas e o pagamento de impostos, ampliar o acesso a linhas de crédito com taxas acessíveis, incentivar o ensino de empreendedorismo nas escolas e ampliar o apoio técnico de entidades como o SEBRAE e a ACID são objetivos cruciais para o crescimento das micro, pequenas e médias empresas.
Viva o empreendedor brasileiro! Viva as micro, pequenas e médias empresas!