Tráfego pago: descubra porque sua empresa deve investir nisso
Tráfego: um termo que no mundo digital vem ganhando cada vez mais visibilidade, mas consequentemente gerando muitas dúvidas a respeito. Esse é um assunto que é obrigatório para todos os empreendedores, afinal a cada dia que passa mais os negócios dependem do mundo digital para se alcançar potenciais clientes. Confira o artigo e aprenda como dar ainda mais voz para sua marca!
Afinal, o que é tráfego?
No mundo do marketing digital, tráfego é o volume de acessos que certo local online recebe. Fazendo uma analogia com o mundo físico, tráfego é exatamente a mesma coisa que a quantidade de visitas que uma loja física recebe de possíveis clientes, porém no digital ao invés e falarmos visitas, falamos tráfego.
Porque você deve investir
Você pode estar se perguntando: “mas eu já recebo visitas no meu site e nas minhas redes sociais sem precisar pagar nada, para que eu preciso pagar?” Bom, se no mundo físico o ponto onde você irá instalar sua loja impactará diretamente nas suas vendas (devido a estar em um local mais ou menos movimentado),no mundo digital o quanto você investir em tráfego irá impactar direta e proporcionalmente nas suas vendas também.
Apesar dos mecanismos de pesquisa – como o Google – e as redes sociais – como o Facebook e o Instagram – entregarem de forma gratuita (que no digital chamamos de “orgânico”) suas publicações, eles entregam para um volume muito baixo de pessoas; e o pior, não segmentadas (para entender melhor sobre como funciona essa entrega, leia aqui o artigo que fizemos sobre esse assunto).
Se no mundo físico um bom ponto comercial em uma rua movimentada irá ter um aluguel mais elevado, uma campanha de tráfego que chegue para mais pessoas também irá ter um investimento mais elevado. Mas claro, em ambos os casos, o negócio colherá os frutos desse investimento.
Vantagens X Desvantagens
Quando investimos em um ponto comercial, a decisão de escolha do ponto é tomada na maioria das vezes sem embasamento técnico devido à falta de dados confiáveis quanto ao volume de pessoas que trafegam naquela região e, sobretudo, o perfil delas, onde o empresário acaba tomando uma decisão baseada em conhecimento empírico ou pior, no “achismo”.
A grande vantagem do investimento em tráfego está aí: além de conseguir saber com mais precisão qual é a média de pessoas que sua campanha poderá alcançar com base em um orçamento pré-definido, você também pode segmentá-la para que ela chegue somente para um certo perfil de pessoa que se aproxima do seu público-alvo.
Outra grande vantagem é a acessibilidade: com um orçamento de 15 reais por dia já é possível ter resultados interessantes com uma campanha de tráfego pago, diferente de qualquer outro tipo de publicidade tradicional, como por exemplo, um outdoor, que pode chegar a mil reais para uma exposição de 15 dias.
A única desvantagem é a perda da experiência sensorial humana como o contato olhos nos olhos, a possibilidade de experimentação do produto (sobretudo aqueles alimentícios e aromáticos) e a disponibilidade do produto, que só é imediata de fato quando vamos direto na loja física.
Dica de estratégia para negócios físicos
Independente do seu nicho, você que tem um negócio físico deve aproveitar o melhor que o mundo digital oferece sem perder os benefícios do físico. Para isso, invista em campanhas através do tráfego pago que chamem a atenção do seu público-alvo tendo como foco um benefício que ele terá somente se visitar a loja física. Dessa maneira, você aproveitará o poder que o tráfego pago tem de encontrar e entregar sua campanha para as pessoas certas e as vantagens que só experiências físicas podem oferecer aos possíveis clientes quando eles vão presencialmente na empresa.
E sua empresa, já investe em tráfego pago? Sabemos que no dia a dia pode ser desafiador lidar com tudo que envolve o marketing do seu negócio. Por isso, conte com a Criativit, nossos parceiros, que lhe ajudarão a gerir não só suas campanhas de tráfego pago, mas todo o marketing do seu negócio. Entre em contato com eles e saiba mais:
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