Diretoria da Acid participa do 24º Congresso da Federaminas
Presidente Alexandra Galvão foi homenageada com o Prêmio Mulheres Além das Gerais
A diretoria da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis – Acid esteve presente no 24º Congresso da Federaminas realizado no período de 17 a 20 de novembro, no Hotel Tauá Caeté, região metropolitana de Belo Horizonte. O evento, que é um dos mais tradicionais da Federaminas, reuniu cerca de 500 pessoas, entre presidentes, diretores e executivos das Associações Comerciais de todo o Estado, além de empresários e representantes de outras entidades de classe. Diversas palestras e painéis voltados para o associativismo e empreendedorismo fizeram parte da programação, propiciando aos participantes novos conhecimentos, troca de experiências e networking.
O Congresso foi espaço também para homenagens às mulheres empreendedoras de todo o Estado com a entrega do “Prêmio Mulheres Além das Gerais”, sendo que a presidente da Acid- Divinópolis, Alexandra Galvão, foi uma das agraciadas. Além da presidente, representando a Acid Divinópolis estiveram presentes no evento: o tesoureiro, Charles Dias; a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora, Viviane Azevedo; e a diretora executiva, Denise Coronado
Entre as várias palestras e painéis informativos, uma das mais aguardadas foi a palestra de Diego Roberte, que é um dos criadores de uma das fintechs, que mais crescem no país, o PIC PAY, aplicativo de pagamentos. Na apresentação, Diego explicou algumas de suas estratégias para o sucesso, entre elas se expor e arriscar para concretizar mudanças e executar novas ideias. Destacou que através do entendimento de novas línguas, novas culturas e visões de mundo, o empreendedor cria a oportunidade de crescimento. “Quando mais você se abrir para entender novas formas de empreendimentos, mais o mundo irá se abrir para você”, declarou.
“A arte de empreender e o poder do networking” foi tema abordado por Lilian Mageski, que se intitula a Rainha do Networking. O foco da apresentação foi abordar os efeitos positivos de um bom networking. “A conexão com pessoas pode te levar para lugares inimagináveis”, destacou Lilian. A palestrante acredita que o networking precisa ser muito mais que um contato, para ela é fundamental criar um relacionamento com as pessoas, que estão inseridas no seu ambiente de negócios.
“Cliente feliz dá lucro” foi o tema apresentado por Gisele Paula, que é co-fundadora do site Reclame Aqui. Na apresentação, Gisele compartilhou com o público suas recomendações acerca de atendimento ao cliente. Para ela, a experiência com o cliente precisa ser além da diferença de preços, os clientes precisam experienciar algo, que crie uma conexão com a empresa. “Faça aquilo que o cliente precisa e proporcione aquilo que não espera”, destacou.
A programação contou também com palestra de Clóvis de Barros, com o tema “Reiventar-se: uma necessidade, uma impossibilidade”. Para Clóvis, o conceito de resiliência precisa estar agregado com outros valores, um deles é que independente da mudança, as pessoas devem olhar para a derrota com vontade de mudar esse cenário. Ao longo de sua fala, Barros apresentou um novo conceito de se reinventar e incentivou os congressistas a criarem um olhar profundo sobre a verdadeira essência de cada um, disse que não devemos mudar baseados na opinião e julgamento de outras pessoas. “É preciso olhar para si e encontrar suas próprias soluções, viver a sua verdade e liberdade”, fala Clóvis de Barros.
Internacionalização e novos parceiros
Um dos destaques do evento foi também o painel internacionalização, que a Federaminas apresentou com objetivo de auxiliar o crescimento das empresas e associações. A parceria com o Governo de Minas trouxe para o debate o cônsul da Holanda e da Argentina, sendo abordados diversos temas sobre os benefícios e desafios da internacionalização.
No Congresso, foram anunciados novos parceiros, trazendo benefícios e novidades para as Associações Comerciais de todo o estado. Entre os novos parceiros da Federaminas estão: a Jetlog Comércio Exterior, empresa prestadora de consultoria especializada em importação e exportação; a Qualicorp, que atua no ramo de soluções para a área da saúde; Sysprocard empresa, que oferece novas formas de pagamento, sendo a principal o serviço de cartão de crédito para as entidades; e a Gripp Seguros, que é uma agência de seguros com 22 anos de mercado e atua em vários segmentos de seguros, como: seguro empresarial, seguro de vida, seguro ambiental, seguro de viagem, etc.
Mulheres Além das Gerais
No dia 18, a parte da noite, ficou por conta das mulheres empreendedoras da Federaminas Mulher, com homenagem a 25 mulheres empresárias de diferentes partes de Minas Gerais, entre elas a presidente da Acid- Divinópolis, Alexandra Galvão. “Agradeço ao Conselho da Mulher Empreendedora de Divinópolis pela indicação e é uma honra receber esse reconhecimento, em meio a tantas mulheres empreendedoras do nosso estado. Meu desejo é continuar motivando e unindo mulheres para o crescimento do empreendedorismo feminino em nossa cidade e em todo o estado”, destacou Alexandra.
Fechamento
Fechando a programação do 24º Congresso das ACEs foram realizadas mais duas palestras. A primeira com o economista, Luís Artur Nogueira, que falou sobre economia e as tendências financeiras para 2023, em meio a algumas incertezas globais como guerra, pandemia e inflação. Luís também levantou pontos importantes sobre a reforma tributária, juros e as expectativas do mercado para os próximos anos. “É fundamental que a próxima gestão do Brasil tenha responsabilidade fiscal, para que assim nosso país continue avançando economicamente e favorecendo a classe empresarial”, comentou.
A última palestra do Congresso ficou por conta do fundador do Coffee Mais, Leo Montesanto. Em 2018, ele foi eleito o dono do melhor café do mundo e hoje trabalha para democratizar o acesso ao café especial. Leo contou sobre a história de sua família e a relação, que possui com a segunda bebida mais consumida no mundo. Afirmou que a Coffee Mais, não vende somente o café, mas sim uma experiência com propósito por trás disso. Ele também ressaltou a importância de ter uma gestão eficiente e objetiva. Disse que fundou a sua atual empresa com o sonho de seu avô, que era levar café de qualidade para a mesa dos brasileiros e finalizou a palestra falando sobre a importância da história, que cada um carrega.
Agradecimento
O presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, finalizando o Congresso, agradeceu a equipe da Federaminas e se emocionou ao falar do trabalho, que tem realizado a frente da Federação. “Através do relatório de gestão, estamos hoje apresentando o resultado de três anos de trabalho, agradeço aos membros da diretoria e vice-presidentes e a todos que participaram. Eu espero que possamos continuar buscando nosso propósito que é associativismo, amor e sustentabilidade”, declarou.
Ao final, os participantes tiveram um momento especial de confraternização, novas conexões e networking e a tradicional premiação Mérito Empresarial.
Veja mais sobre o Congresso em: www.federaminas.com.br.
Com informações: Federaminas