Conselho da Mulher Empreendedora da Acid comemora um ano de atividades
Presidente da Federaminas Mulher, Yêda Fernal, prestigiou o evento e em palestra compartilhou lições sobre liderança e superação
O Conselho da Mulher Empreendedora da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis – Acid promoveu na última quinta-feira (24), evento comemorativo ao “Dia do Empreendedorismo Feminino” e apresentou balanço de um ano de atividades do grupo em prol do empreendedorismo feminino e de diversas ações sociais em Divinópolis. A celebração desse um ano de retomada das atividades do Conselho da Mulher, que é integrado por sete mulheres, teve a presença da Presidente da Federaminas Mulher, Yêda Fernal, que falou sobre o tema “Empreendendo pela Vida” e compartilhou sua história pessoal e profissional, dando lições de superação e liderança.
A abertura do evento contou com as belas canções interpretadas por crianças e adultos do Coral Uirapuru Canto Livre. O grupo prestou homenagem à presidente da Federaminas Mulher, Yeda Fernal, que emocionada, parabenizou o talento do grupo divinopolitano, que é comandando pelo músico e escritor Gê Lara.
Na sequência, a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora, Viviane Azevedo, fez uma apresentação de todas as atividades desenvolvidas, ao longo do ano, com vídeos e fotos das diversas ações sociais, reuniões, palestras e eventos. “Foram muitas ações sociais. No período de muita chuva, os desabrigados foram ajudados pelo Conselho, nós fizemos vários trabalhos em casas de abrigo de crianças e adolescentes. Também trabalhamos muito o empreendedorismo feminino com palestras. Foi um ano muito gratificante e esse momento é para a gente comemorar, um ano de Conselho da Mulher Empreendedora ativo e confraternizar com as mulheres, que estiveram doando seu tempo e também prestar contas das nossas ações para os associados”, destacou Viviane.
A presidente da Acid, Alexandra Galvão, frisou a importância das atividades do Conselho para estimular o empreendedorismo feminino na Associação. “A Acid comemora junto com o Conselho da Mulher Empreendedora esse um ano de trabalho, que tem como objetivo potencializar o empreendedorismo feminino. É importante braço da Acid, que apóia e fomenta o empreendedorismo feminino. Essas mulheres, que estão à frente dos negócios, a frente das empresas e que tanto contribuem para o desenvolvimento e competitividade de nossas empresas”, agradeceu a presidente.
Palestra
“Empreendendo pela vida” foi o tema da palestra de Yêda Fernal, presidente da Federaminas. Com experiência associativista e empreendedora desde 2009, Yêda é empresária na área de marketing e fomento de negócios, palestrante no universo do empreendedorismo, liderança, mulher e seus espaços de poder, gestão motivadora, moda e estilos personalizados. Atualmente, mora na Europa e atua desde 2017 atua como impulsionadora de pessoas e negócios, estabelecendo interfaces e conexões com o Brasil e Portugal.
Com uma história de vida de superação, que emocionou os presentes no evento, Yêda Fernal, destacou que “as tempestades na vida são necessárias”, e é preciso que o ser humano esteja preparado para as adversidades e saiba buscar recomeços. “Viver significa arriscar, cair, chorar e levantar”, disse, revelando que em 2002 foi surpreendida pela notícia de um câncer de mama e teve que lidar, no mesmo ano, com a morte repentina do esposo e a síndrome do pânico.
Descontraída e sempre com sorriso no rosto, Yêda contou que superou essas grandes tempestades, descobrindo no empreendedorismo feminino sua missão de vida. Viajou o Brasil e o mundo estimulando mulheres a empreender. Casou novamente em 2020 e hoje mora em Portugal e continua sua missão no empreendedorismo feminino. Para ela é fundamental, que o empreendedor tenha a capacidade de liderança. “Liderança é responsabilidade, é a capacidade de arregimentar naturalmente as pessoas, é confiabilidade”, explicou a presidente, que estimulou a reativação de várias Câmaras de Mulheres das Associações Comerciais no Estado.
Sobre a importância do estimular o empreendedorismo feminino, Yêda Fernal destacou que isso é fundamental para a independência feminina. “A importância do empreendedorismo feminino é a libertação da mulher do ciclo de violência que, às vezes, ela pode sofrer, é a paixão da mulher por fazer alguma coisa para ela, para os filhos e para a sociedade. É o fato dela poder contribuir dentro da casa, junto com o marido, com as despesas e com uma vida melhor para todos e trazer também esse benefício para a sociedade. Afinal, estamos falando de 52% da população e as mulheres brasileiras empreendem, cada vez mais, e é isso que nós temos que apoiar: empreendedorismo dentro da cidade e o dinheiro ficando aqui , revertendo para a própria sociedade”, destacou a presidente.
Avaliação
O secretário de Cultura da Prefeitura de Divinópolis, Diniz Borges, esteve presente prestigiando o evento e destacou as lições retiradas com a palestra. “Para nós, que somos da Cultura, principalmente do empreendedorismo cultural, aprendemos com a Yêda o tanto que ela foi forte. Isso mostra para nós, secretários, o tanto que é importante saber ser líder , saber pegar as pessoas, que estão junto com a gente naquele momento e ajudar a caminhar, saber onde nós queremos chegar. A palestra dela para mim, principalmente, como secretário de cultura , me ensinou a ser líder”, destacou o secretário.
A presidente da OAB Divinópolis, Ellen Ariadne Mendes Lima, também elogiou a palestra. “Uma palestra leve, com conteúdo do universo feminino, que é a realidade da maioria de nós, mulheres, as dificuldades, que se apresentam no decorrer do caminho, no decorrer da nossa vida e a forma que a gente tem para superar. Realmente é uma palestra inspiradora para uma mulher empreendedora, que tem tudo a ver com a gente”, destacou.
Ira Araújo, da empresa Pão da Mata e associada da Acid, destacou a responsabilidade de Yêda com o empreendedorismo feminino. “A palestra da Yeda tive oportunidade de ver várias e é sempre um espetáculo. A responsabilidade que ela tem com o empreendedorismo feminino é uma coisa assim louvável . Não é atoa que ela está aí há tanto tempo , inspirando a gente nessa caminhada. Foi excelente”, declarou.
A empresária destacou também a importância do Conselho da Mulher Empreendedora da Acid, que motiva e une mulheres empreendedoras da cidade. “Já tive o prazer de ser conselheira, a duas gestões atrás, e para mim é de suma importância porque além do apoio da Acid, o networking que fazemos é muito grande e a possibilidade, que a gente tem de trazer outras pessoas. (…) É de suma importância o apoio para que possamos apoiar as outras empreendedoras também”, destacou.
Você, empresária associada, que tem interesse em fazer parte do Conselho da Mulher Empreendedora, entre em contato com a Associação pelo número: 3025-9291, falar com Denise.
Confira mais fotos da comemoração: