Projeto Desenvolver: Acid capacita alunos para concorrerem a vagas de Jovem Aprendiz em indústrias
Geec, Faculdade Una e Escola Estadual São Francisco de Paula são parceiros no projeto
Na última sexta-feira (16/12), foi realizada a entrega dos certificados para alunos da Escola Estadual São Francisco de Paula, do bairro Icaraí, em Divinópolis, que participaram da primeira turma do “Projeto Desenvolver”. O projeto lançado neste ano é de iniciativa da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis – Acid e conta com parceria do Grupo Ética, Educação e Cultura – Geec e Faculdade UNA. O objetivo do projeto é o capacitar alunos, que estudem e morem próximos ao Centro Industrial, para que possam se candidatar para as vagas de jovem aprendiz nas indústrias da região.
O primeiro vice-presidente da Acid, Luis Eduardo Fonseca de Oliveira, da Condumig, idealizador do projeto, explicou que essa preparação dos estudantes surgiu da necessidade de contratação de jovem aprendiz para atender às indústrias do Centro Industrial. “O projeto tem dois pilares, primeiro porque nós somos obrigados por lei a ter uma cota de jovem aprendiz, mas, além disso, entendo, que precisamos constantemente buscar novos profissionais, renovar a nossa mão-de-obra e para isso nada melhor, que buscar jovens talentos. A ideia foi juntar essa demanda da indústria com um escola próxima ao Centro Industrial, que é a Escola Estadual São Francisco de Paula, que forma alunos de 3º ano anualmente, que são os possíveis profissionais, que vão ser candidatos a jovem aprendiz”, explicou.
Durante a entrega dos certificados, Luis Eduardo agradeceu aos parceiros e aconselhou aos estudantes a darem sequência ao processo, agora com distribuição de currículos para futuras seleções. “Gostaria de agradecer à escola por acreditar no projeto, ao Geec, à Una e a vocês, alunos. Dando continuidade, o próximo passo é vocês cadastrarem o currículo de vocês no portal da Acid. A Condumig também está de portas abertas, já conversei com o setor de contratação e nós estamos precisando no momento de jovem aprendiz. O nosso parceiro no Jovem Aprendiz é o Geec, a nova turma deve começar em fevereiro, se tiverem interesse vão lá na Condumig, cadastrem, levem o currículo de vocês”, disse Luis Eduardo, citando também outras empresas do Centro Industrial, que têm essa necessidade de contratação.
A proposta é que em 2023 haja também a capacitação de novos alunos da escola. “A ideia é que essa primeira turma seja o embrião, de algo que a gente possa dar continuidade nos próximos anos. Como representante da Acid, de várias indústrias, em especial a empresa, que eu trabalho, a Condumig, a gente sente muita falta de mão de obra qualificada e quanto mais aproximarmos a escola, seja escola de formação de ensino médio, técnico ou superior, e esses potenciais profissionais do mercado de trabalho, melhor. Isso é muito importante para o Brasil formar melhores profissionais, ter mais produtividade, todo mundo ganha com isso”, declarou Luis Eduardo.
Oportunidade
A Escola Estadual São Francisco de Paula possui turmas dos anos iniciais (seis anos) até o ensino médio (18 anos). Foram ofertadas dez vagas para o “Projeto Desenvolver”, sendo que sete alunos do ensino médio tiveram interesse e cinco concluíram a capacitação de 12horas/aula, no período de 21 de outubro a 06 de dezembro. A diretora da Escola, Eliane Reis, destacou a importância do projeto. “Essa parceria foi extremamente importante para os alunos, para que eles possam ingressar no mercado de trabalho. Agradecemos a toda diretoria da Acid, em nome do Luis, que foi com quem tivemos esse contato e foi o idealizador desse projeto. Ficamos honrados de ter essa parceria e da nossa escola ter sido escolhida. Com certeza, esse projeto vai ser muito importante para a vida profissional dos alunos, que estão saindo agora do ensino médio, tendo aí a primeira oportunidade de emprego”, destacou.
Parceiros
Estiveram presentes na entrega de certificados, representando a Faculdade UNA os coordenadores de relacionamento, Jefferson Thompson e Christianne Garcia, o consultor Comercial Empresas e Escola, Paulo Vitor Ferreira. Representando o GEEC, estiveram presentes, a assistente social, Gislene Souza, e coordenadora de projetos, Eunice Rabelo.
Gislene destacou a importância do projeto para fortalecimento da educação. “Em relação ao projeto a gente ficou muito feliz de ser convidado pela Acid e pela UNA. Agora vamos fazer o acolhimento dos alunos, peço que vocês procurem o GEEC, vamos acessar o site e se não tiver inscrição de vocês, iremos providenciar para que possam participar dos processos seletivos, a partir de janeiro. Projetos como esse só vem para fortalecer a questão da educação e o Geec agradece a oportunidade de parceria”, comentou Gislene.
O representante da UNA, Paulo Vitor Ferreira, parabenizou os alunos e destacou que a instituição continua à disposição. “Quero agradecer aos alunos, já conversei com vocês, já dei algumas bolsas de estudo. (…) Vocês estão de parabéns e quem quiser continuar com a gente lá na UNA, fazer cursos de graduação, estamos à disposição”, comentou.
Participantes
Lavínia Rodrigues, participante do curso, disse que com o treinamento adquiriu novos conhecimentos. “Gostei do curso porque aprendi coisas diferentes, que não tinha na escola. A gente aprendeu bastante sobre o mercado de trabalho, foi muito bom! Espero que agora consiga um emprego e aula boa, porque tem parceria com a faculdade e o GEEC também ajuda a aprender muita coisa”, disse.
Shelton Cunha destacou que aprendizado do curso levará para a vida. “Gostei bastante, aprendi muito com o curso, foi uma experiência incrível, que agora terminando o ensino médio, vou levar para a minha vida inteira”, destacou. Sobre as aulas disse que é difícil escolher a que mais gostou, já que todas em sua opinião trouxeram conhecimentos importantes.