Cuidado e amor com Divinópolis: Acid adota Pórtico da Avenida Primeiro de Junho
A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis – Acid faz parte do “Programa Adote um Bem Público” instituído pela Lei 8.448/2018 da Prefeitura Municipal de Divinópolis. Pelo programa, pessoas físicas ou jurídicas podem firmar parceria com o município com objetivo de promover melhorias de áreas públicas de uso comum do povo.
No dia 23 de agosto de 2021, a presidente da Acid, Alexandra Galvão, assinou termo de compromisso com o Município, adotando o Pórtico, que está localizado na Avenida 1º de junho, esquina com a Rua São Paulo. Além da limpeza e retirada de cartazes nas bases da estrutura metálica, foram trocadas todas as telhas e a parte estrutural e instalada nova iluminação nas colunas e telhado. No local, foi instalado também a automação das luzes, o que possibilita a mudança de cor da iluminação e novas câmeras no local.
Inaugurado em Divinópolis no ano do Centenário da Cidade, exatamente no dia 1º de junho de 2012, o Pórtico foi projetado pelo arquiteto e urbanista, José Roberto Reis Saleh. O profissional exerceu o cargo de assessor de planejamento urbano no governo de Antônio Martins e fez também parte da gestão do prefeito Demetrius Pereira.
Saleh conta que a ideia de instalação do pórtico surgiu devido ao local ser a principal travessia de pedestres da cidade, merecendo, portanto, um tratamento, que a marcasse e a valorizasse. “Pórticos são usados para marcar a entrada de edifícios, parques, jardins, palácios, etc. quando se busca destacar o local como importante. Eu mesmo já utilizei o pórtico em outras obras. Cito, como exemplo, o pórtico da entrada do campus da Universidade Federal de São João del Rei, aqui em Divinópolis. Os pórticos existem no mundo desde os primórdios da Humanidade”, destacou.
Siderurgias
O caráter rústico da obra tem seu significado. O arquiteto explica que o pórtico se torna importante por vários motivos. Primeiro pela localização, dimensões e simplicidade; e segundo pelo material escolhido para construção, que teve como referência a vocação econômica de Divinópolis: a cidade das siderurgias. Segundo Saleh, as chapas de aço são sem polimento (brutos). “É também uma homenagem às pioneiras fundições. Ao vermos o Pórtico, valorizamos os pioneiros. Nada mais justo do que juntar Divinópolis à sua vocação empresarial”, explicou.
Acid
Com 70 anos de existência, a Acid sempre atuou na defesa dos interesses da classe empresarial, mas ao mesmo tempo busca a valorização da história e desenvolvimento de Divinópolis Na cerimônia de entrega do pórtico revitalizado, que ocorreu no dia 1º de junho de 2022, a presidente da Acid, Alexandra Galvão, destacou a emoção de entregar a obra aos divinopolitanos. “A emoção é entregar para população, um monumento revitalizado, que lembra a siderurgia divinopolitana. Esse monumento, que nós entregamos na comemoração do aniversário de Divinópolis”, destacou.
Histórico
José Roberto Reis Saleh destaca que já elaborou projetos para várias finalidades, como residências, prédios comerciais e habitacionais, igrejas, salões, praças, desenhos industrias, etc. Além do Pórtico, uma obra em especial que o arquiteto destaca em Divinópolis é o Projeto do Edifício Millenium localizado na Avenida Antônio Olímpio de Morais, esquina com Rua Santo Antônio, cujo nome é uma referência a passagem do Milênio. “Marca, como o Pórtico, um período significativo para a humanidade. As pessoas se surpreendem quando ficam sabendo da motivação para o nome Millenium. Eu me emociono, quando penso que durante anos e anos ficará marcante esse nome”, disse.
Curiosidade
O arquiteto conta que no Governo de Antônio Martins, no qual exerceu o cargo de Assessor de Planejamento Urbano, teve a oportunidade de projetar e realizar inúmeras obras, as quais estão descritas em seu livro “Divinópolis 1973 – 1976 (relatos) Governo Antônio Martins”.
Entre as obras, foi projetado o fechamento de vários quarteirões a exemplo o da Rua São Paulo, acima e abaixo da Avenida Primeiro de Junho. A proposta se estendia também para os cruzamentos da Rua Goiás com a Av. 1º de junho e com a Av. 21 de abril. Seria formado então um quadrilátero com a Rua Góias, Avenida 21 de Abril, Rua Rio de Janeiro, Avenida Getúlio Vargas e novamente a Rua Goiás. “Isto levaria a ser um sistema de transporte leve e rápido, com micro-ônibus etc, facilitando a circulação de pedestres, valorizando e humanizando o centro da cidade”, revelou.
Clique aqui e confira vídeo da entrega do Pórtico pela Acid: https://www.youtube.com/watch?v=TckhoTR4Dko
Confira abaixo algumas fotos: