Prefeitura de Divinópolis esclarece dúvidas sobre o IPTU 2023 e taxa de coleta de lixo
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), faz esclarecimentos sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a taxa de coleta de lixo, relativa ao exercício de 2023:
Como obter minha guia de IPTU deste ano?
Você pode obter a guia através do site www.divinopolis.mg.gov.br, acessando a aba “Cidadão” e em seguida clicando em “Emitir guias (IPTU, Dívidas, Taxas)”. Entretanto, caso prefira, o pagamento poderá ser realizado por meio dos carnês, que serão enviados a partir de fevereiro deste ano.
Quais são as datas de vencimento do IPTU?
10/2 – Pagamento integral com desconto de 5% (exclusivamente no site).
10/3 – Pagamento integral com desconto de 3%.
20/3 – Pagamento integral no valor simples.
20/3 – Pagamento da 1º parcela.
No pagamento à vista, com guia retirada no site, não há cobrança da taxa de serviços administrativos no valor de R$ 9,70.
Caso eu queira pagar parcelado, quais são as datas de vencimento da parcela?
20/03/2023 – Pagamento 1ª parcela
20/04/2023 – Pagamento 2ª parcela
22/05/2023 – Pagamento 3ª parcela
20/06/2023 – Pagamento 4ª parcela
20/07/2023 – Pagamento 5ª parcela
21/08/2023 – Pagamento 6ª parcela
20/09/2023 – Pagamento 7ª parcela
20/10/2023 – Pagamento 8ª parcela
20/11/2023 – Pagamento 9ª parcela
20/12/2023 – Pagamento 10ª parcela
O que devo fazer se o valor do meu desconto está errado?
O valor de desconto do IPTU oferecido pela Prefeitura em 2023 é de 5% para quem realizar o pagamento até dia 10 de fevereiro ou 3% até 10 de março. Vale ressaltar que o valor do desconto, por força de lei, é concedido apenas sobre o imposto, não abrangendo as taxas como, por exemplo, taxa de Coleta de Lixo.
Qual a base de cálculo do IPTU?
A base de cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel, obtido através de suas características, como por exemplo: no caso de lote, o seu formato, condições do solo, condições topográficas, etc. Em situação de construção, além das características do terreno, influenciam a estrutura, forro, conservação, idade da edificação, dentre outros.
Como é calculado o IPTU?
No caso de construção, 1% do valor venal do terreno + valor venal da construção. Nos casos de lote vago, variam de 3% a 4% do valor venal do terreno.
Caso as informações cadastrais do meu imóvel estejam erradas, posso solicitar revisão?
Sim, caso as informações estejam erradas o contribuinte deve realizar um pedido de revisão, mediante protocolo formal na Prefeitura, desde que não ultrapasse o dia 10 de março. Para fazer a solicitação da revisão será necessário: Requerimento informando o motivo da discordância, cópia do documento do solicitante e qualquer documento que identifique o endereço do imóvel em questão.
Taxa de Coleta de Lixo
O que é a taxa de Coleta de Lixo?
É um tributo cobrado para o pagamento dos serviços municipais de coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos proveniente de imóveis, seja pela utilização efetiva, ou a simples disponibilidade ao contribuinte, compreendendo as vias e logradouros públicos e particulares.
Quais os critérios são analisados para cobrança da taxa de Limpeza Pública?
Para a cobrança da taxa são consideradas a metragem do imóvel e a utilização (se é comercial, residencial, industrial, outros, hospitalar). Esses dois fatores influenciam nos valores cobrados.
Como são definidos os valores para cobrança?
Foi aprovado na câmara municipal em 2022 uma nova tabela para cobrança da coleta de lixo para 2023, reduzindo todos os valores.
Mais dúvidas e informações poderão ser obtidas nos canais de atendimento da Semfaz. Telefone: (37) 3229-6528 (que possui serviço de Whatsapp), e pelo e-mail: iptudivinopolis@gmail.com .
Dê preferência para os canais digitais de comunicação! É mais rápido e prático!
Fonte: Prefeitura de Divinópolis