Acid Conecta: sucesso de público marca primeira edição do evento
Mais de 250 pessoas estiveram presentes na palestra do jornalista e economista da Jovem Pan e da Isto É Dinheiro, Luís Artur Nogueira, que detalhou as oportunidades e desafios do atual cenário politico e econômico
A primeira edição do Acid Conecta realizada, ontem (28/03), pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis – Acid, na sede urbana do Estrela do Oeste Clube, foi grande sucesso de público. Com mais de 250 pessoas presentes, auditório lotado, os participantes tiveram acesso a um conteúdo de destaque compartilhado por um dos maiores nomes do jornalismo econômico brasileiro, Luís Artur Nogueira, que é âncora na Jovem Pan e na colunista na Isto É Dinheiro. De modo didático, em uma palestra interativa, com enquetes e muito bom humor, o palestrante posicionou, de forma clara, quais os desafios e oportunidades se desenham no atual cenário político do Brasil e do mundo.
A presidente da Acid, Alexandra Galvão, destacou a satisfação de iniciar em Divinópolis esse projeto inovador para a classe empresarial, que tem como foco a capacitação e união da classe. A presidente frisou ainda que o projeto traz resultados positivos, que impactam a sociedade. “O principal objetivo é esse: a busca constante do conhecimento e da melhoria continua. Nesse propósito, a gente reforça a questão do associativismo, o quanto é importante você pertencer a um grupo e através dessa união buscar, efetivamente, a transformação, a melhoria. Quando o ambiente de negócios está transformado toda a comunidade ganha junto. Ganha junto na oferta de emprego e oportunidades e nada mais digno, que cada um tenha o seu sustento através da força do seu trabalho”, comentou.
O Acid Conecta faz parte da programação da 3ª Semana Municipal de Desenvolvimento Econômico promovida pela Prefeitura de Divinópolis, que tem atividades até a próxima sexta-feira (31). O secretário Luiz Ângelo Gonçalves esteve presente representando o governo municipal e destacou a importância do evento. “A 3º Semana do Desenvolvimento Econômico vem fomentar esse tema tão importante para o município, destacando a empregabilidade e o fomento para o empreendedorismo. O Acid Conecta vem fazer parte dessa grade, destacando um tema muito importante de macroeconomia, um cenário para aumentar a competitividade das nossas empresas e integrar através dessa parceria uma programação extensa da semana. Isso demonstra que a Acid está sempre junta para o desenvolvimento econômico da cidade, integrada com as nossas políticas públicas e destacando esse desenvolvimento do nosso empresariado”, disse.
Capacitação
O palestrante Luís Artur Nogueira também parabenizou a Acid e destacou que é fundamental que os empresários entendam quais são os desafios de um novo governo e principalmente busquem as oportunidades. “O objetivo de todo mundo é ganhar dinheiro, fazer bons negócios e eu trouxe essa mensagem otimista mostrando, que o Brasil tem desafios sim, mas muitas oportunidades por diversos segmentos da economia para o agronegócio, para a indústria, para o comércio e para o setor de serviços”, comentou.
O jornalista comentou ainda que busca descomplicar a economia através de uma linguagem simples, sendo fundamental que a classe empresarial tenha esse conhecimento macro para tomadas de decisões. “O empresariado tem que entender qual é o contexto para tomar as melhores decisões possíveis de investimentos, de ampliação de negócios para ter um faturamento maior, gerar emprego e principalmente ajudar a roda da economia girar daqui para frente”, disse.
Governo Lula
Questionado se as decisões do governo Lula até então foram assertivas, o economista Luís Artur explicou que o governo está prestes a completar 100 dias e qualquer análise muito rigorosa é precipitada, mas citou alguns pontos preocupantes. “O ponto, que está me preocupando, em relação ao governo Lula, é a falta de clareza em algumas medidas. O Brasil aguarda, ansiosamente, um novo arcabouço fiscal, que vai mostrar qual é a trajetória das contas públicas. O Brasil aguarda uma reforma tributária, que continua sendo debatida no Congresso Nacional, então são medidas importantes, que o Brasil precisa adotar, urgentemente, para a gente destravar a economia, melhorar o clima econômico e fazer o Brasil voltar a crescer com mais força”, explicou.
O economista lembrou ainda que esse é um ano, que o mundo terá um crescimento econômico menor, devido à inflação, que impacta no aumento dos juros. “O mundo inteiro subiu juros, o Brasil inclusive, e agora está em um processo de desaquecimento econômico, por isso, que tenho dito, que não adianta o presidente Lula ficar brigando com o Banco Central, achando que pode na marra reduzir juros. Na marra não funciona, cabe ao Governo Lula adotar as medidas, a principal delas: o novo arcabouço fiscal. Aí sim, o Banco Central terá espaço para reduzir juros e ajudar inclusive o setor do comércio”, destacou.
Participação
Sancho Nogueira, empresário com atuação no setor de combustíveis em Carmo do Cajuru, esteve presente no Acid Conecta e elogiou a iniciativa. “Oportunidade única para ouvir o palestrante, Luís. Show de bola! Parabéns a Acid, parabéns a todo empresariado de Divinópolis, quiçá um dia possa ir para Carmo do Cajuru. A Associação lá precisa de muito apoio, então a gente precisa de levar eventos dessa forma para cidade. (…)Pessoal muito animado e a principal coisa: nós não dependemos de governo. Nós, que temos que levar a nossa vida e enfrentar os desafios do dia a dia”, comentou.
Camila Cristina, funcionária pública, também participou do Acid Conecta e destacou a importância da atualização . “Achei o evento maravilhoso, estar preparado para o cenário econômico é muito importante. Compreender esse cenário e saber, o que podemos esperar foi maravilhoso. Foi excelente participar do evento hoje”, disse.
Sérgio Carlos, proprietário da Recebras e associado Acid, destacou a oportunidade e disse que adquiriu conhecimentos importantes para o dia a dia da sua empresa. “Foi de grandiosidade para mim hoje, eu adquiri um grande conhecimento, que eu não tinha ideia. São problemas, que tenho dentro da minha empresa e não sabia que esses problemas são de todos os outros. A gente acha que, às vezes, os problemas são só nossos. Não! Os problemas são iguais em todas as empresas, isso é muito importante, a gente saber disso”, comentou.
Sobre os empresários que perderam a capacitação do Acid Conecta, Sérgio recomendou que não percam as próximas. “Dá próxima vez, venham. Valeu muito a pena, foi uma experiência única, eu nunca vim numa palestra dessa e sempre que tiver, vou participar. Valeu a pena”, finalizou.
Confira cobertura fotográfica completa do Acid Conecta no link: https://drive.google.com/drive/folders/1FQscY8L8UXLiWobb3Y4hNoXU1sV-JI3l?usp=share_link