Acid e Geec promovem exibição de documentário sobre a história das pinturas do Santuário de Santo Antônio
“Memórias das pinturas do Frei Humberto Randag” é o primeiro documentário do projeto Memorial de Cidades
Na semana de comemoração do aniversário de 111 anos de Divinópolis, a Acid e o Geec presenteiam à população com a exibição gratuita do documentário “Memórias das Pinturas do Frei Humberto Randag”. O documentário é o primeiro do Projeto Memorial de Cidades e aborda a história das pinturas do Santuário de Santo Antônio, que foram tombadas pelo Patrimônio Histórico através da Lei Municipal Nº 2459/88. O evento, que tem apoio da Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria de Cultura, será realizado no dia 30 de maio, às 19h30, no Teatro Usina Gravatá.
O lançamento do documentário foi realizado, no último dia 11, no Centro Franciscano de Formação e Cultura, em comemoração ao Centenário dos Franciscanos em Divinópolis. A proposta da Acid e do Geec, que são também apoiadores do Projeto Memorial das Cidades, de reexibição do documentário visa promover a cultura local e a valorização do patrimônio histórico de Divinópolis, dando ampla divulgação a uma produção audiovisual tão rica sobre a cidade, sobretudo, considerando a comemoração do aniversário de Divinópolis.
Projeto
Além da exibição do documentário, no evento haverá a apresentação do Projeto Memorial de Cidades com debate e esclarecimentos de como pessoas e organizações podem participar do projeto, que tem à frente o empreendedor social com formação em administração e filosofia, Wander Sena. Segundo, Wander o “projeto é um negócio de impacto social (Setor 2.5) e tem como propósitos a cocriação, colaboração e compartilhamentos de memórias dos patrimônios materiais, imateriais, naturais e organizacionais por Cidades”. Além das pinturas do Santuário de Santo Antônio, o projeto prevê produções relativas a outros patrimônios da cidade, a exemplo: o Parque da Ilha, o conjunto Mercado Municipal e Capela do Rosário, a Estação Ferroviária, o Teatro Gravatá, etc.
Acid
A presidente da Acid, Alexandra Galvão, destacou a importância de valorização da história e cultura de Divinópolis. “A Acid tem muito orgulho de ter colaborado para a execução desse documentário que, sem dúvida, é um presente para nossa cidade. Convidamos a todos a estarem presentes no dia 30 para conhecerem mais sobre a memória e cultura da nossa cidade. O Santuário de Santo Antônio, tão frequentado pela nossa população, mas muitos com certeza desconhecem a história das pinturas, que são patrimônio de Divinópolis”, disse.
Ingressos
Para ter acesso à exibição do documentário, no dia 30, no Teatro Gravatá, os interessados deverão acessar o link https://eventos.trembaodeminas.tur.br/memorial-de-cidades-pinturas-do-frei-handag e fazer o cadastro. Conforme a programação, além de debates, haverá também sorteio de brindes aos presentes.