Acid doa itens para montagem de cozinha comunitária do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos
Diretoria da Associação destaca a importância de fortalecer a coleta seletiva em Divinópolis
O novo Centro Municipal de Triagem de Resíduos Sólidos foi inaugurado pela Prefeitura Municipal de Divinópolis, em março, com objetivo promover a inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis e fortalecer os processos de coleta seletiva na cidade. Um dos apoiadores do novo Centro de Triagem foi a Acid , que colaborou com a doação de itens para montagem da cozinha comunitária, utilizada pelos trabalhadores do local. A diretoria da Associação destaca a importância de fortalecer a coleta seletiva em Divinópolis e convida a classe empresarial a apoiar o local.
Olsymara Cavalcanti, coordenadora do Centro de Triagem Municipal da Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Divinópolis, destacou a importância do apoio da Acid para a retomada e ressignificação do trabalho dos catadores da cidade. “Colocar esses trabalhadores no centro do tema da economia circular é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos, pois os catadores de materiais recicláveis estão amparados pelo equipamento público municipal instituído pela lei 8644/2019, denominado Centro de Triagem Municipal”, disse.
A coordenadora destacou ainda que o Centro de Triagem contribui para o empoderamento da classe e o apoio da Acid foi fundamental ao permitir a viabilização de um espaço para acolhimento humanizado, com doação de itens para a cozinha comunitária.
Ainda de acordo com Olsymara, o Centro de Triagem Municipal tem a proposta de contribuir para a organização dos catadores e das catadoras de materiais recicláveis de acordo com a política nacional, estadual e municipal de resíduos sólidos. O local busca desenvolver também a educação cidadã e inclusiva de pessoas em situação de vulnerabilidade e que vivem do trabalho de recolhimento de materiais recicláveis, o qual é fundamental para a preservação ambiental e social da comunidade. No Centro são realizadas também ações sociais, educativas para a promoção da consciência socioambiental participativa, onde todos são corresponsáveis pela coleta seletiva no município.
Olsymara destacou também que o Centro de Triagem Municipal propõe uma rede intersetorial e coparticipativa entre gestão, catadores, parceiros e comunidade em geral e está disponível para realizar palestras, rodas de conversas em escolas, comércios, indústrias e associações. “Quanto mais se aprender sobre a reciclagem mais cuidaremos do nosso planeta para melhor o ser humano viver”, disse.
Acid
A presidente da Acid, Alexandra Galvão, destacou que é fundamental unir esforços em prol da coleta seletiva na cidade, fortalecendo a cada dia as ações do Centro de Triagem, trabalhando um novo olhar sobre o descarte de materiais na cidade. “Sabemos que a preservação do nosso meio ambiente é compromisso de todos e Divinópolis precisa ter essa questão como pauta prioritária. Além disso, é preciso trabalhar a ressignificação do conceito de lixo de uma maneira ampla na sociedade, que na verdade sabemos que é matéria prima, que gera receita e dignidade para nossos catadores. Nós, da Acid, queremos, a cada dia, fortalecer a parceria com o Centro de Triagem em uma grande mobilização da classe empresarial para que apoiem as ações do local”, disse.
Apoio
Toda comunidade divinopolitana pode colaborar com as atividades do Centro de Triagem. Uma das formas é promover a separação dos lixos recicláveis, através da colocação em embalagens distintas. Há também a possibilidade de doação dos materiais diretamente ao Centro de Triagem (Avenida Dos Estados 71, Bairro Icaraí). São recebidos pelo local: garrafas pet, latinhas, papel e papelão, plástico de todo tipo, garrafas de vidro, ferro, janelas e portas de demolição. O horário de funcionamento é de 7h às as 14h.