Programa “Elas em Foco” proporciona capacitação para mulheres artesãs
Conselho da Mulher Empreendedora da Acid é parceiro no projeto do Sicoob Divicred
Todas as terças-feiras, até o final de junho, no auditório da Acid, está sendo realizado pelo Sicoob Divicred, em parceria com o Conselho da Mulher Empreendedora, o “Programa Elas em Foco”. O objetivo do programa é capacitar e estimular mulheres com o perfil empreendedor, buscando alcançar o desenvolvimento social e também fomentar a economia de Divinópolis. O programa teve início no dia 16 de maio e se encerra no dia 27 de junho.
Na programação consta seis encontros, nos quais as participantes terão oportunidade de adquirir conhecimentos sobre vários temas como: “Reconhecendo e desenvolvendo habilidade para empreender”; “Plano de negócio e gestão de microeempreendimentos”; “Oportunidade de negócio e planejamento de mercado para pequenos empreendimentos”; “Os pequenos negócios e o planejamento e controle dos processos”; e “Microcrédito e Gestão financeira de microempreendimentos”.
Daniela Teixeira, analista de investimento social e estratégico do Sicoob Divicred, destaca que o projeto é oportunidade para fomentar o empreendedorismo, mostrando aos participantes a importância da formalização, do posicionamento de mercado, da elaboração de um plano de negócio, etc. Apesar do nome “Elas em Foco”, dois homens artesãos, integram o grupo. “Nós acreditamos que a presença deles vem para poder tornar o programa mais robusto, tendo também a contribuição deles também no programa (…) É somar forças”, comentou.
Linha de crédito
Para iniciar ou expandir os negócios é necessário ter recursos financeiros. Nesse sentido, para as participantes do Programa “Elas em Foco” será ofertado produtos da cooperativa, relacionados a linha de crédito, no caso, nanocrédito e microcrédito.
A analista Daniela Teixeira explica que o nanocrédito é um produto destinado às mulheres, que estão iniciando no empreendedorismo e procuram o mercado financeiro em busca de investimento. “A cooperativa criou essa linha de crédito o nanocrédito para poder atender essas mulheres empreendedoras. Nós emprestamos um valor de até R$ 2 mil reais com o bônus adimplência. Se ela manter o pagamento, rigorosamente antes da data de vencimento, ela não paga juros nenhum sobre essa operação de empréstimo”, explicou.
Já o microcrédito é uma linha para mulheres e homens empreendedores, que desejam expandir o negócio, com valor de empréstimo de até R$15 mil, sendo que passa por uma análise de aprovação . “As taxas são mais acessíveis e atrativas, sendo que eles (empreendedores) conseguem pegar um valor de empréstimo para poder fomentar, investir, e assim obter um ganho socioeconômico mais rentável e poder começar escrever uma nova história em seu empreendimento”, detalhou.
Adesão
Para participar do Programa “Elas em Foco” foram selecionadas artesãos do “Grupo Entre Amigos”, cooperados ao Sicoob Divicred, que atualmente expõem seus trabalhos, aos domingos, na Praça do Santuário. A analista Daniela Teixeira adianta que nas próximas edições do programa serão beneficiando empreendedores de outras áreas. “Para as próximas edições será aberto para outros cooperados, que exercem outras atividades e será trabalhado todo um plano de negócio para ajudar a ter novas ideias, outras opções, para buscar sempre o crescimento”, comentou Daniela.
Acid
A Acid é parceira no projeto e a presidente Alexandra Galvão destaca a importância do apoio ao empreendedorismo na cidade. “A Acid tem a missão de apoio ao empreendedorismo, do incentivo ao desenvolvimento econômico e o Programa Elas em Foco traz essa excelente oportunidade de capacitação para artesãos da nossa cidade. Incentivar os empreendedores, o artesanato, é também promover a cultura e a criatividade na cidade, através do trabalho manual vemos o resgate de tradições do nosso povo”, comentou.