Indústria Fumil, associada Acid, recebe Troféu Eduardo Frieiro
Premiação é considerada o Oscar da culinária e cultura mineira
A Indústria Fumil, associada à Acid, recebeu no último dia 5 de julho, na Prefeitura de Belo Horizonte, o prêmio máximo da gastronomia mineira, homenagem essa considerada por muitos, o “Oscar” da Gastronomia Mineira. Foram avaliados critérios como: a preservação da cultura mineira, a promoção de ingredientes regionais, a contribuição para a economia local, a responsabilidade socioambiental, a inovação com respeito à tradição, a promoção da cultura e identidade mineira. Também foram avaliados os prêmios recebidos anteriormente, o impacto da comunidade, a qualidade e excelência na promoção da cozinha mineira.
A FUMIL LTDA, fundada em 1970, através de sua marca registrada Panela Mineira®, recebeu essa honraria por ter em seu DNA o culto à tradição, a preservação da cultura mineira, o bem da comunidade e a valorização dos produtos regionais.
O Troféu Eduardo Frieiro é uma homenagem a um importante escritor, que falou sobre a cozinha mineira em várias de suas obras, sendo conhecido especialmente pelo ensaio “Feijão, Angu e Couve”. Integrou um grupo que fundou, em 1939, a Faculdade de Filosofia de Belo Horizonte, que se incorporou posteriormente à UFMG. Além disso, lecionou Letras na UFMG e foi o primeiro diretor da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerias. Membro da Academia Mineira de Letras (cadeira nº 07), que mantém sua coleção. Recebeu da Academia Brasileira de Letras o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra.
André Guilherme, CEO da Panela Mineira®, falou um pouco sobre o recebimento do prêmio. “Para nós, é uma honra receber o prestigiado Troféu Eduardo Frieiro. Isso nos inspira a continuar a jornada empreendedora, gerando cada vez mais empregos e contribuindo, através de nossos utensílios em ferro fundido, na divulgação da gastronomia mineira não somente no Brasil, mas também pelo mundo. Uma indicação tão nobre e de tamanha sensibilidade nos faz acreditar que nossa empresa tem propósito e valores, que devemos continuar investindo nas pessoas, em inovação e sustentabilidade, mas sem nos esquecer das nossas raízes”.
O evento aconteceu, no Auditório JK da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, com a presença de autoridades, personalidades e apreciadores da gastronomia mineira, onde foram premiadas 19 pessoas/empresas que, por meio de seu modo de fazer e conhecimento, respeito à cultura e difusão de nossa gastronomia, contribuem para manter viva a tradição e paixão gastronômica do estado. O evento contou com a apresentação do Pomar Cultural e é realizado pelo Instituto Eduardo Frieiro, que tem como missão preservar e promover a gastronomia mineira.
Conheça a lista completa dos agraciados pelo Prêmio Eduardo Frieiro 2023:
- Queijo D’Chèvre (Alisson)
- Avicultura Sítio do Bunito Ltda
- Cooperativa dos Agricultores Familiares de Morro Alto (COOPFAMA)
- Cooperativa de Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (COOPFAM)
- Marolo de Paraguaçu
- O’Gin Brazilian Dry Gin
- Chef Bruna Martins
- Christiane Brandão
- As Doceiras da Lapinha, em Lagoa Santa
- Matutu
- Vinícola Quinca da Lapa
- O Museu do Tropeiro
- Krug Bier
- A Cachaça Século XVIII
- Onésio
- O Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica
- Marcelo Wanderley
- Panela Mineira
- Murillo de Albuquerque Regina, pesquisador da Epamig Fonte: Assessoria de Comunicação FUMIL Veja mais sobre a Indústria Fumil, que foi uma das empresas presente na nossa série a “Força do Centro Industrial”, com vídeo divulgado em 16/12/2021: