Instituições lançam projeto para reposicionamento do polo de confecção em Divinópolis
Acid esteve presente ontem na solenidade; proposta é buscar novas alternativas mercadológicas
A Acid esteve presente ontem (02/08) na solenidade de lançamento oficial do Planejamento Estratégico da Moda Divinópolis 2023/2025, realizada pelo Sebrae, Fiemg, Sicoob Divicred e Sinvesd. Estiveram presentes empresários do setor confeccionista de Divinópolis e lideranças regionais e municipais. A ação é uma continuidade do trabalho iniciado ano passado com objetivo de ampliar a participação do setor no mercado nacional. A solenidade aconteceu no Centro Administrativo do Sicoob Divicred. Na ocasião, foi assinado o acordo de cooperação entre as partes.
Dentre as autoridades presentes, estava o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares; a Vice-Prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida; o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Luiz Ângelo Gonçalves; o Presidente do Sicoob Divicred, Urias de Sousa; o Presidente da Câmara de Vereadores, Israel Mendonça; representantes de entidades de classe e de sindicatos da região.
A Acid foi uma das instituições convidadas para a solenidade e foi representada pela presidente, Alexandra Galvão, a diretora executiva, Denise Coronado, e a empresa associada Tricostura, representada pelo sócio proprietário, Cleverson Nogueira.
Na primeira etapa do programa foram feitas visitas às empresas para análise da realidade do setor na região e levantamento de informações com compradores e grandes redes varejistas. A partir do diagnóstico foi traçado o Plano Estratégico de reposicionamento do Polo, com ações de curto e médio prazos para aumentar a competitividade dos pequenos negócios.
De acordo com o Gerente Regional do Sebrae, Leonardo Mol, o programa tem como objetivo buscar novas alternativas mercadológicas para o Polo em função das transformações do modelo de negócio instalado no município. A principal estratégia consiste em ocupar espaço em Minas Gerais partindo inicialmente das 10 mesorregiões, onde serão desenvolvidas ações para conquistar mercado. O planejamento prevê ainda a construção do hub de inteligência de mercado junto ao Sinvesd. “Mais do que um reposicionamento do Polo, vamos promover a inserção de uma nova estratégia de atuação do Sindicato dentro do segmento, fortalecendo a parte comercial e mercadológica, que é um dos pontos críticos do Polo de confecção em Divinópolis. Em sua essência, o programa objetiva associar inteligência de mercado a estratégias comerciais pragmáticas, para ocupar os espaços primeiramente em Minas ampliando para o mercado nacional”, explicou.
O projeto de reposicionamento prevê, ainda, a organização de uma missão técnica que vai levar empresários para conhecer o polo de confecção de São Paulo. Também serão realizados atendimentos individualizados em algumas empresas do segmento, para auxiliá-las no processo de expansão de atividades.
Para o Presidente do Sinvesd, Mauro Célio Júnior, o diagnóstico desenvolvido e apresentado pela equipe técnica do projeto apontou potencialidades e fragilidades do Polo, com grande potencial de crescimento de mercado com a aplicabilidade das estratégias. O produto de Divinópolis atualmente representa 2,6% da venda no estado. “Os dados revelados a partir da pesquisa que foi feita com os clientes, representantes e lojistas nos mostraram que estamos aquém do que necessitamos para vender mais em Minas, mas com o suporte financeiro e técnico do Sicoob, FIEMG e Sebrae, temos chance de crescimento e esperamos dobrar esse número nos próximos 2 anos. É um projeto que apostamos muito”, pontuou o líder sindical.
O Presidente das FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, parabenizou o Sinvesd pelo trabalho desenvolvido junto à indústria confeccionista de Divinópolis e destacou a importância da união de forças entre as entidades. “Mais uma vez o associativismo e a cooperação mostram seu poder transformador. A parceria entre as diversas entidades será essencial para o sucesso desse projeto que será um marco para o desenvolvimento socioeconômico do município”, finalizou o líder empresarial.
Com informações Fiemg Centro Oeste