Acid mobiliza empresários do Centro Industrial para apoiarem projeto de panificação da APAC
A convite da Acid, empresários e gestores estiveram no local para conhecerem toda estrutura e trabalho realizado na instituição
A diretoria da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis – Acid está engajada na mobilização de empresários do Centro Industrial Coronel Jovellino Rabello para apoiarem o projeto de panificação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC. Hoje (07), a diretora executiva da ACID, Denise Coronado, e a colaboradora da Associação no Centro Industrial, Rita Baião, acompanharam um grupo de empresários e gestores para conheceram toda a estrutura e o grande trabalho, que é desenvolvido para recuperação de vidas, sendo recepcionados com um café com itens da padaria da APAC.

Acid esteve nas empresas associadas para entregar convite, acompanhado de um rosca produzida na padaria da APAC
A APAC visa à recuperação do condenado, por meio da humanização das prisões, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena. A recuperação exige cuidados com a saúde, ensino, cultura espiritual, mão de obra especializada, devendo ser evitada a ociosidade a todo custo. A recuperação é realizada por por meio de trabalho e estudo, bem como a profissionalização com cursos e oficinas profissionalizantes.
Um entre os muitos pontos positivos que o método APAC oferece é o resultado de 87% de não reincidência ao crime. Enquanto no sistema comum, a reincidência ao crime é significativamente maior. O apoio da comunidade se torna fundamental para que a APAC Divinópolis consiga atingir seus objetivos, dentre eles, de recuperar o condenado para que ele volte uma pessoa melhor para a sociedade, estudado e profissionalizado.
Padaria
A padaria iniciou suas atividades no início de setembro e tem capacidade produtiva de até cinco mil pães de sal e doce, diariamente. Atualmente, já são produzidos pão de sal com ou sem margarina, pão carioca doce com ou sem margarina, pão sovado, pão de cachorro-quente, rosca de abóbora, rosca de coco, rosca de prestígio, rosca de queijo, pão de queijo, bolos e quitandas.
Apoio ACID
Estiveram presentes na visita representantes das empresas: Pemill, MDA Transportes, Colormax, Carbometal, Ciafal, Sidercentro, Brasimol e Condumig. A presidente da Acid, Alexandra Galvão, agradeceu aos empresários por atenderem ao convite para conhecerem o projeto de panificação da APAC e todo trabalho realizado pela instituição. “Sabemos que a união pode mudar realidades e a ACID tem isso em sua essência e missão . Agradecemos a cada um dos empresários, que atendeu ao nosso convite e dedicou um pouco do seu tempo para conhecer de perto esse importante projeto de profissionalização da padaria da APAC, que pode atender a região do Centro Industrial, com produtos frescos, de qualidade e valores mais acessíveis. O apoio da comunidade é fundamental para que o projeto da padaria se fortaleça e a ACID é parceira nesse processo”, declarou.
Jullyana Moreira, supervisora da Carbomettal, destacou a oportunidade de conhecer o importante trabalho realizado pela APAC. “A oportunidade de conhecer a APAC trouxe outra visão sobre o método. Um trabalho lindo, um profundo resgate dos valores humanos e da verdadeira ressocialização. O projeto da Padaria traz não só a parte financeira, mas também a social para o recuperando, fazendo com que ele já saia dali com uma profissão e inserção no mercado de trabalho. Parabéns pela apresentação desse lindo projeto aos empresários. Eu aconselho a todos a fazerem uma visita à APAC, que está de portas abertas para a sociedade”, destacou.
Marcelo Valério, gerente administrativo da Sidercentro, também comentou sua visão sobre o projeto. “Achei fantástico, foi um grande aprendizado espiritual”, disse. O empresário disse que é fundamental “ver e sentir” a grandiosidade do projeto, recomendando a visita dos empresários à instituição.
Agradecimento
O presidente da APAC, Francisco Martins, que conduziu a visita dos empresários, apresentando todo o trabalho e estrutura da instituição, destacou o apoio da ACID. “Quero agradecer de coração a Alexandra, a Rita, a toda equipe da ACID, essa parceria com a Associação Comercial tem nos ajudado muito. E quero dizer ao empresário, que hoje nós estamos oferecendo para o Centro Industrial, em primeiro momento, o fornecimento de pães abençoados. Esses pães levam a cidadania, a ressocialização, a dignidade para o ser humano, que cometeu um erro, que está pagando pelo erro, e vai sair daqui um ser humano melhor. Quero pedir o apoio dos empresários para que adquiram os produtos da padaria da APAC para suas empresas. Isso para nós é de uma importância imensa”, ressaltou.
Novos projetos
Também na visita alguns empresários manifestaram o interesse pela qualificação de mão de obra para o segmento de siderurgia, que hoje carece de trabalhadores. “Em um segundo momento, queremos estudar com a ACID e junto aqui com as empresas do Centro Industrial, treinamento para os recuperandos para que no futuro possam trabalhar aqui nas empresas”, comentou.
Visita
No próximo dia 05/12 será realizado um novo café organizado pela Acid para que mais empresários possam conhecer o projeto da padaria da APAC. Os interessados poderão entrar em contato com Rita Baião pelo whatsApp (37)98851-9714.
Confira alguns registros da visita:
Crédito fotos: APAC