Obras Gasoduto: Indústrias já podem fazer pré-cadastro de interesse pelo fornecimento do gás natural
Diretoria da Gasmig apresentou cronograma, ontem, na sede da Fiemg; em 2025 já haverá condições de iniciar fornecimento e a conclusão das obras será em 2026
As obras do “Projeto Centro-Oeste Gás Natural”, que preveem mais de R$800 milhões de investimentos na região Centro-Oeste de Minas Gerais foram pauta de reunião, ontem (08), na sede da Fiemg Regional Centro Oeste. O presidente da Gasmig, Gilberto Valle, e sua equipe técnica e comercial, estiveram presentes e detalharam o cronograma de obras. O projeto Gasoduto é uma antiga reivindicação da ACID e o presidente da Associação, Cleverson Nogueira, e a diretora executiva, Denise Coronado, participaram da reunião, juntamente com empresários, lideranças locais e representantes de outras entidades. Até março de 2026 as obras serão concluídas, mas empresas interessadas já podem fazer a partir de agora o pré-cadastro interesse pelo fornecimento.
O projeto prevê mais de 900 empresas atendidas, 15 mil empregos diretos e indiretos e mais de 1 milhão de mineiros beneficiados. Além de Divinópolis, o Gasoduto atenderá os municípios de Betim, Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme e Itaúna.
O presidente da Gasmig, Gilberto Valle, destacou o avanço que o projeto traz para a região . “Através desse projeto vamos oferecer a toda comunidade da regional um energético de transição, que é o gás natural, que é mais prático, seguro e sustentável. Isso tornará a indústria regional e, especificamente de Divinópolis, muito mais competitiva, agregadora de valor e geradora de riquezas para a população”, destacou
Sobre a entrega das obras de Divinópolis, em março de 2026, o presidente garantiu o cumprimento do cronograma. “Esse projeto está totalmente dentro do cronograma, obedecendo rigorosamente o cronograma. Grandes compras de tubos foram feitas e hoje estamos com a obra em duas frentes. Dividimos o gasoduto, que sai de Betim e chega a Divinópolis em dois trechos, então tem duas frentes de obra de modo a viabilizar, efetivamente, esse cronograma ousado. Em dois anos de obra, teremos gás para todo o nosso projeto”, detalhou.
Pré-cadastro
Na reunião, foi orientado que as empresas interessadas no fornecimento do gás natural, já podem fazer o pré-cadastro para fornecimento, através do formulário disponível no link: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=I8dx5cy8KEG_dB-4RuqFyprA1i_4s_BNrquu_kIcKLlUOE1IVk82VlFTSFdKR1UySVNFNzFQN1ZQWi4u
ACID
O presidente da ACID, Cleverson Nogueira, ressaltou a importância do projeto para as empresas da região e os avanços esperados. “Hoje, nós temos datas para entrega deste importante projeto para a nossa região. O presidente da Gasmig garantiu que até final de 2025 já temos gás aqui e para encerrar todo o projeto até final de 2026, com a chegada no Centro Industrial de São José dos Campos. É uma grande satisfação, a indústria recebe energia alternativa e com isso pode ficar mais competitiva, que é o que queremos: o crescimento e desenvolvimento econômico na nossa região”, ressaltou.
Desenvolvimento
O secretário de desenvolvimento, Luiz Ângelo Gonçalves, destacou que o gás natural está presente em apenas 5% dos municípios de Minas Gerais e a instalação do gasoduto na região Centro-Oeste, traz o desenvolvimento industrial das empresas, já instaladas na nossa cidade, como também para atração de indústrias, que têm o consumo energético como um dos principais fatores de custo. “Divinópolis e as nossas cidades do entorno têm a faca e o queijo na mão para conseguir fazer uma atração de empresas, considerando, que as outras frentes de trabalho da Gasmig, que vão acessar o Triângulo e o Sul de Minas, ainda estão em fase de projeto. Será realidade o gás natural e é oportunidade para a gente se organizar, não só no setor de infraestrutura, mas também de ambiente de atração para termos o desenvolvimento do Centro-Oeste de Minas e atração de novas indústrias”, destacou.
Novo Centro Industrial
Sobre o novo Centro Industrial, já que a cidade com o Projeto Gasoduto se torna mais atrativa para o recebimento de investimentos, o secretário Luiz Ângelo destacou que é importante quanto se discute atração de atração de investimentos considerar o fomento às empresas, já instaladas , bem como o favorecimento do ambiente para atração de novas empresas. “As nossas indústrias estão se expandindo, as nossas empresas estão crescendo e investindo, mas temos que pensar também em favorecer o ambiente para atração de novas. E para isso, Divinópolis ainda tem um gargalo muito importante, que são de espaços industriais preparados para essas indústrias”, revelou.
O secretário explicou que já há planejamento de um novo Centro Industrial a ser construído, a partir do Viaduto do Complexo da Ferradura. “Será próximo da nova subestação da Cemig, que irá atender aquela região, inclusive os dois Centro Industriais já instalados. Teremos também a condição de modelar esse Centro Industrial, em parceria com a Codemge, ou seja, a Prefeitura de Divinópolis já está com o Governo de Minas para modelar esse novo Centro Industrial e termos, ao longo dos próximos anos, essa execução para que se torne realidade. Espaço de atração e de expansão das nossas novas indústrias, nesse novo centro industrial”, finalizou.