BORA CONSTRUIR O MUNDO QUE DESEJA?
Você pode até ter seus momentos nostálgicos e dizer que bom mesmo era a vida antes. Porém, se checar as informações, a vida hoje é muito mais fácil e melhor!
Ninguém, se colocado diante dos fatos, gostaria de voltar ao passado e viver sem as facilidades que o mundo atual nos oferece.
Só para citar um ponto: houve uma redução em 50% no número de miseráveis no mundo só nos últimos 30 anos, com acesso a vacinas, alimentos e moradia. Há muito a fazer, e esse é um desafio nosso, que pode nos encher de bons propósitos para viver.
Quer ser o protagonista desta história que gostaria de viver num futuro próximo? Vamos aprender com dicas dos que fizeram história.
1- CONSTRUA OPORTUNIDADES FOCANDO NO QUE PODE DAR CERTO
Memórias negativas são sempre mais fortes que as positivas. Para piorar, sofremos a ruminação matinal de notícias ruins, principalmente se não escolhermos nossas fontes. Tem muita gente boa por aí que passa boa parte do dia replicando (com prazer!) notícias ruins e buscando apenas o que está dando errado. Não vemos essas mesmas pessoas falarem de nada que estão pessoalmente fazendo de bom, só suas reclamações!
Sabe-se que não é saudável, nem estratégico, abraçar o negativo, a não ser que sua fonte de renda seja as notícias ruins.
É fundamental aprender a perceber que há coisas boas e oportunidades, e praticar o que chamam de psicologia positiva. Um exercício simples pode lhe ajudar:
- anote, todas as noites, 3 coisas boas que aconteceram para você durante o dia;
- depois, tente identificar o porquê isso aconteceu.
Fazendo disso um hábito, certamente você verá que você e a vida são muito gratificantes, e há muito a retribuir e contribuir.
2- NUTRA RELAÇÕES DE CONFIANÇA, RESPEITANDO AS PESSOAS E REGRAS BÁSICAS
Somos uma espécie muito inteligente individualmente. O que nos proveu sobrevida, porém, foi a nossa inteligência colaborativa! Basicamente, tudo o que une a humanidade é bom para cada um individualmente; o que a divide, tende a ser ruim.
CONFIANÇA é a base maior da união e trabalhos colaborativos. Países ricos têm, invariavelmente, cidadãos que confiam mais uns nos outros, pois todo progresso é fruto de colaboração humana!
E confiança, nesse sentido, significa que cada um cumprirá com suas palavras e acordos, sem trapacear ou prejudicar outrem na surdina, fora do combinado.
Pesquisas sérias mostram a correlação muito positiva entre PIB e ÍNDICE DE CONFIANÇA.
Por quê? Simples entender: se você desconfia, você tem medo da relação, o que gera mais egoísmo e regras para regulá-la. Mais burocracia significa mais dificuldades, tempo, custos e regras. Ou seja, para obedecer a um acordo, é preciso implantar o medo de feri-lo.
O respeito à lei independe se alguém está olhando, ou não. Obedecer é sensivelmente diferente de respeitar! E respeito é tudo que todos querem nas relações.
Não é à toa que RESPEITO e CONFIANÇA são fatores fundamentais para gerar ENGAJAMENTO e ALTA PERFORMANCE nas organizações! Então, seja e pareça confiável, que as coisas tenderão a melhorar muito ao ser redor: trabalho, relacionamentos, casamentos e oportunidades!
3- FOQUE SEU TEMPO NO QUE ESTÁ SOB SEU CONTROLE
Nossa inteligência nos dá a capacidade única de preocupação com o futuro.
A Escola Estoica nos aconselha a observar tudo que está fora e o que está dentro do nosso controle; depois, que concentremos nossa energia apenas no que estiver dentro do nosso campo de ação.
Apontar dedo e gastar energia com o que está fora do controle é pura perda de tempo e retórica! Só falar mal do governo e diariamente, ou apontar o dedo para a vida e atitudes dos outros, tendem a ser desperdício de energia caso não se sucedam de ações positivas!
Energia não é feita para gastar aleatoriamente, mas para focar no que é importante. Essa é a regra básica de sobrevivência das espécies.
Quer melhorias? Vote mais conscientemente e ensine pessoas sobre economia. No dia a dia, faça bem o seu trabalho e ajude sua empresa, condomínio, cidade e país, além de criticar apenas. Divulgue os bons resultados e estimule as pessoas a fazerem o seu melhor. Aí, provavelmente, estará realmente protagonizando a melhoria do mundo em que todos vivemos, que é o seu mundo também.
4- FAÇA O QUE É PRECISO E DIGA NÃO À PREGUIÇA E CONFORTO
Nosso cérebro é preguiçoso e não gostamos mesmo de gastar energia! Poucas são as pessoas que gostam de malhar, porque, de certa maneira, vai contra a natureza humana. Porém, é preciso abandonar o sedentarismo. O mesmo acontece com notícias contraditórias, que vão contra nossas certezas. Mudar pontos de vista dá trabalho, exige compreender outras visões de mundo e sempre melhora os argumentos!
Não dá para esperar a vontade vir, pois não mudamos só pela crença ou vontade; mudamos é pela atitude positiva e na direção do que é necessário fazer.
O caminho, então, passa por abandonar modelos mentais fixos, e desafiar o cérebro a pensar diferente!
A melhor estratégia, comprovadamente, é manter CONSISTÊNCIA, e não intensidade. Fazer pouco e sempre é melhor que tentar fazer tudo de uma só vez.
Meça o seu sucesso comparando-se consigo mesmo, não com outras pessoas, pois cada um é único e tem seus próprios esforços e méritos.
Para seus filhos e liderados, uma dica quente: elogie o esforço, não a situação atual! Isso muda o Mindset e mostra que sucesso e sorte são resultado de luta e suor.
É isso! Vida é um investimento diário e precioso! Para sermos felizes, precisamos ter consciência de estarmos fazendo nossa parte na construção do mundo melhor para todos. Paremos de focar no negativo, percebamos as muitas oportunidades e coisas boas que temos construído juntos como humanidade, e sejamos bons para as pessoas sendo confiáveis e respeitosos.
Sejamos protagonistas do mundo mais feliz que queremos!