A importância da identidade visual
Com certeza você já lembrou o nome de alguém somente depois de se lembrar primeiro de alguma característica visual dessa pessoa, certo? Pois é, com as empresas não é diferente e o que nos faz lembrar a marca a partir de características visuais é o que no marketing chamamos de identidade visual. Leia o texto e entenda de uma vez por todas o que é isso.
Não, identidade visual não é a mesma coisa que logotipo
É muito comum as pessoas resumirem a identidade visual ao logotipo da marca, porém esse é um grande equívoco. O logotipo é apenas um dos elementos que compõe um grande conjunto que é a identidade visual. Veja no esquema abaixo tudo que a compõe:
Identidade visual como estratégia de lembrança de marca
Uma boa identidade visual permite que a comunicação de qualquer marca seja mais eficiente, mesmo quando não há um logotipo aplicado na peça. Veja alguns exemplos:
Tenho certeza que você acertou todas ou quase todas! Na sequência, as marcas são: Coca-Cola, Mc Donalds, Instagram, Apple, Magazine Luíza e Itaú.
Essa associação rápida e forte com a marca, mesmo sem estar estampado o logotipo na peça, se deve a excelente identidade visual das marcas em questão e também à repetição.
Repetir para lembrar, mas sem cansar
Para que uma marca chegue ao ponto da Coca-Cola, por exemplo, onde só de ver a silhueta da garrafa você já associa à marca, ela deve repetir muitas vezes e com frequência comunicações que reforcem a lembrança da marca, mas sem cansar o público.
Para conseguir isso, somente tendo uma identidade visual muito bem construída com uma riqueza de elementos que permita o público identificar de diferentes formas. Afinal, não tem nada pior do que entrar em contato com uma comunicação onde os materiais publicitários parecem ser “todos iguais”.
Claro que alguns elementos devem ser repetidos justamente para gerar a conexão e lembrança de marca – como tipografia e cores primárias – entretanto tais elementos devem ser utilizados nas peças de comunicação respeitando técnicas de design para gerar um efeito positivo.
E sua marca, tem uma identidade visual bem construída e definida? Sabemos que no dia a dia pode ser desafiador lidar com o marketing do seu negócio. Por isso, conte com a Criativit, nossa parceira de marketing digital, que lhe ajudará não só com a criação da sua identidade visual, mas também irá trazer soluções para todo o marketing do seu negócio. Entre em contato com eles e saiba mais:
Criativit |