A pedido da Acid, Prefeitura de Divinópolis inicia força tarefa com poda preventiva e limpeza de vias no Centro Industrial
Ações abrangem também operação tapa-buracos e recuperação de bueiros abertos
No último dia 20 de dezembro, teve início no Centro Industrial Jovelino Rabello uma força tarefa da Prefeitura Municipal de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Semdes) e da Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos (Semsur), para atender às solicitações da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis – Acid, formalizadas via ofícios, telefonemas e reuniões. A operação abrange poda preventiva de árvores, limpeza das vias públicas (capina) e operação tapa-buracos. Também por meio da articulação da Acid foi possível, a partir de setembro, a doação de material das empresas parceiras, Sucatão, Ciafal e Colormax, para recuperação de 28 bueiros abertos. A Prefeitura firmou parceria e é a responsável pela fabricação e fixação das grades nos bueiros, para evitar riscos de acidentes no local.
A funcionária da Acid no Centro Industrial, Rita Baião, que tem acompanhado as ações da Prefeitura, percorreu a região com o diretor de Serviços e Operações Urbanas da Semsur, Rodrigo Assis, e o representante da Acid, junto aos empresários do Centro Industrial, Romero Antônio da Silva, para mostrar as necessidades mais urgentes. “Nunca vi um trabalho de poda preventiva no Centro Industrial como a que está acontecendo. O Centro Industrial é uma região que sempre exige uma atenção especial, trânsito pesado, funciona 24 horas com troca de turnos, sendo que a noite e nos finais de semana exige mais segurança e a poda traz uma melhor iluminação e mais segurança”, comentou Rita.
Outras ações
Outras ações foram também realizadas pela Prefeitura como: a limpeza de um lote vago ao lado da Avenida Brasil, desobstruindo a passagem para a água pluvial, evitando assim alagamentos no local; e em parceria com a empresa, Indústrias Montalbam, foi possível a doação de um tampão para o poço de visita (PV), que estava aberto na via pública, sanando uma situação de risco próximo à indústria Alumínio Arco Íris.
Também consta como pedido à Prefeitura, a regularização da iluminação em determinados locais do Centro Industrial, como por exemplo: na rotatória em frente à Lacerda Fundidos; na rua Professor Sultã Jaber, 481 e na rua Prefeito Antônio Martins Guimarães desde a rotatória até o número 1750.
A ACID e os empresários da Rua Benedito Gonçalves também esperam a recuperação da via, que está com muitos buracos no calçamento, sendo um local de trânsito de carretas pesadas. Após a conclusão de toda a força tarefa, a equipe da Acid irá percorrer novamente o Centro Industrial para verificar se todas as demandas foram atendidas e se necessário, fará novas solicitações. O objetivo é sempre buscar a melhoria das vias públicas, prezando pela segurança e bem estar de todos, que transitam pelo local.
Representatividade
A presidente da Acid, Alexandra Galvão, agradeceu a equipe da Prefeitura de Divinópolis – em especial aos secretários municipais, Luiz Ângelo (SEMDS) e Gustavo Martins (Semsur), a diretora de Operações, Transporte e Infraestrutura do Centro Industrial, Graciela Caputo (SEMDS) e ao diretor de Serviços e Operações Urbanas, Rodrigo Assis (Semsur) – pela atenção aos pedidos da Associação e disse que é fundamental essa revitalização constante do Centro Industrial. “Nosso objetivo é sempre buscar soluções e o melhor para o nosso associado, então sanar os problemas, que afetam o desenvolvimento e execução das atividades das empresas, indústrias, da nossa cidade é nosso trabalho diário. Agradecemos a atenção da Prefeitura em atender essas importantes demandas e esperamos que essa atenção e parceria sejam constantes para melhorarmos a cada dia o nosso Centro Industrial. Sabemos que as empresas, ali estabelecidas, são responsáveis pela maior parcela da arrecadação dos impostos municipais e é fundamental, que possamos unir forças, buscando sempre a continuidade do progresso e desenvolvimento de nossa economia”, destacou.