Acid apoia reforma do Cemei Miguel Rodrigues no bairro Lagoa dos Mandarins
Associação destinou recursos para pinturas pedagógicas da escola
Sempre aberta a parcerias, que beneficiam à comunidade, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis – Acid foi uma das apoiadoras para a reforma do Cemei Miguel Rodrigues, no Bairro Lagoa dos Mandarins. A escola atende crianças de três a cinco anos, em horário integral, 7h às 17h30, e a atual diretoria buscou parceiros para melhorias no aspecto visual, manutenção e aquisição de materiais de cozinha. A Acid patrocinou as pinturas pedagógicas do local, que devido ao tempo, estavam apagadas ou desbotadas.
De acordo com Sabrina Soares, vice-diretora, que assumiu com a diretora, Magna Miranda, a gestão escolar, no início do ano, a ideia foi buscar parceiros para uma manutenção geral. O trabalho de captação de parcerias foi iniciado em janeiro. A ideia era revitalizar o local para receber as crianças, já no início do ano letivo. “A nossa comunidade é carente, um bairro sem opções de lazer e infraestrutura. O Cemei é referência de espaço para eventos, reuniões da escola e da comunidade escolar. (…) Nós, da direção 2023/2025, temos como princípio levar o amor para a educação, por isso fomos e estamos em busca de empresas conceituadas da cidade para parcerias, que possam nos ajudar com manutenções e reformas”, explicou Sabrina.
O Cemei Miguel Rodrigues atende 180 crianças, sendo que a maioria mora no bairro Icaraí, cerca de 110. As demais são dos bairros: São Caetano, Eldorado, Vila Romana, Danilo Passos, Jardim das Oliveiras, Candidés e Santa Tereza. No local, as crianças passam o dia todo, tomam café, almoçam, tem o horário de sono, das aulas pedagógicas, das oficinas itinerantes, etc. “O Cemei trabalha muitas coisas importantes para a infância e estava precisando de uma manutenção geral, de um brilho, de uma cor, de uma alegria”, justificou Sabrina.
Ainda de acordo com a direção da escola, a Prefeitura de Divinópolis faz as manutenções, através das verbas federais, que são destinadas quatro vezes ao ano, para pequenas manutenções, reparos, contas, que devem ser quitadas, mas relativo à reforma da escola, a verba não é suficiente. “O nosso Cemei é pioneiro na educação infantil integral. Aqui em Divinópolis são três Cemeis de horário integral, apenas três das 52 escolas, que nós temos e desde quando ele inaugurou, ele nunca teve uma reforma geral”, disse a vice-diretora.
Pinturas pedagógicas
As pinturas pedagógicas, que foram patrocinadas pela Acid, Sabrina explica que são importantes para trabalhar a questão motora e intelectual das crianças, através de brincadeiras no chão e do colorido das cores. As pinturas também remetem a um lugar bem cuidado e alegre, um presente para toda a comunidade, que é frequentadora do local. Além da Acid, foram parceiros nas reformas: Ceapa, Policia Penal, Viveza, Pintacor e Mega Engenharia.
A presidente da Acid, Alexandra Galvão, falou sobre a importância da classe empresarial e demais entidades apoiarem à comunidade em pequenas ações, que fazem grande diferença. “A Acid busca estimular um olhar amplo para a comunidade, para refletir o papel de cada um na nossa cidade. O associativismo tem essa missão de unir para tornar os empresários mais fortes, mais competitivos, mais representativos, mas também de unir para trazer benefícios para a comunidade. Nesse sentido, é uma satisfação, proporcionar uma escola mais bonita e aconchegante para às crianças do Cemei Miguel Rodrigues, escola que está ali perto de várias de nossas indústrias associadas. Certamente temos filhos de funcionários de muitas empresas associadas, então é um trabalho, que traz benefícios de uma forma ampla”, comentou.
Apoio
A vice-diretora destacou a importância do apoio da Acid na revitalização da escola. “A parceria com a ACID muito contribuiu ,deixando nosso Cmei alegre, colorido e encantador! Parcerias como está só nos confirma a grandeza do ser humano e a nobreza de cada um dessa instituição abençoada”, declarou Sabrina.
Empresários, que tiverem interesse em colaborar com a escola, em outras demandas relativas à reforma do espaço, deverão procurar a direção pelo telefone: 3216-1484. No momento, são necessários recursos para nove murais (tamanho: 1,20 por 1,80) feitos de azulejos, tinta quadro para pintar a parede do parquinho e armários para as bancadas das nove salas.
Confira abaixo o antes e depois das pinturas: