Acid apresenta resultados da 1ª Feira de Empregabilidade para Pessoas com Deficiência – PcD
Reunião foi realizada com os profissionais do setor de Recursos Humanos das empresas parceiras no evento
A 1ª Feira de Empregabilidade da Acid para Pessoas com Deficiência – PcDs foi encerrada na última sexta-feira (01). Com objetivo de apresentar os resultados das ações e promover a entrega dos currículos cadastrados, a Acid realizou reunião com os representantes do setor de Recursos Humanos das empresas parceiras. No encontro, que foi realizado na última quinta-feira (31), foi apresentada todas as ações de divulgação, as atividades executadas na Feira e o balanço com os números de vagas, empresas participantes e candidatos inscritos. Novas ações foram acertadas na reunião e deverão ser efetivadas ainda esse ano, estimulando a inserção dos PcDs no mercado de trabalho.
Além dos representantes dos RHs, a reunião contou com a presença da presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Natália Boari, e a advogada e membro do Conselho e representante da Adefom, Cecília Neves, que compartilharam pontos importantes destacados pelos participantes nas rodas de conversa da “Semana Municipal da Pessoa com Deficiência” , que trataram do mercado de trabalho.
A diretora executiva da Acid, Denise Coronado, detalhou toda a divulgação do evento, que foi realizado no período de 21 a 25 de agosto e, posteriormente, prorrogado até o dia 1º de setembro. A Feira teve destaque em vários veículos de comunicação de Divinópolis, além de ação em redes sociais e no estúdio móvel da rádio Nova FM no centro da cidade. De acordo com o balanço, 24 empresas participaram da Feira, 413 vagas foram anunciadas e 31 candidatos inscritos. Também no encontro, foi apresentado o comparativo dos resultados com a 2ª Feira da Empregabilidade da Acid para o público em geral, que foi realizada em outubro de 2022, sendo que houve a participação de 25 empresas, 163 vagas foram cadastradas e 178 candidatos inscritos.
Novas ações para incentivar a inserção dos PcDs no mercado de trabalho foram acertadas na reunião com os representantes dos RHs e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Em novembro, será organizada uma capacitação para os RHs com objetivo de esclarecer alguns pontos importantes relativo à inserção da Pessoa com Deficiência – PcD no mercado de trabalho. Em breve, serão divulgadas mais informações sobre a capacitação, que será gratuita e aberta a todas as empresas interessadas.
Adesão
A presidente da Acid, Alexandra Galvão, destacou a grande adesão das empresas na Feira e frisou que a parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e os RHs permanece no sentido de incentivar a inserção dos PcDs no mercado de trabalho. “Agradecemos a participação de todas as empresas, tivemos um número expressivo de vagas, mais de 400 e ficamos felizes com essa adesão das empresas. Apesar da ampla divulgação na mídia e através de parceiros não tivemos um número expressivo de candidatos, principalmente ao compararmos com a Feira da Empregabilidade no ano passado, que foi aberta para o público em geral. Mas acreditamos que um processo muito importante foi iniciado em nossa cidade e, em breve, teremos novas ações focadas na inserção dos PcDs no mercado de trabalho”, comentou Alexandra.
Candidatos
Mailine Alencar foi uma das candidatas, que cadastrou o currículo na Feira. Ela aprovou a iniciativa de uma Feira da Empregabilidade específica para o público PcD e ficou surpreendida com a quantidade de vagas. “Acho que deve ter uma Feira específica mesmo, para a gente saber quais são as vagas, estou procurando faz tempo e não estava achando para PcD, estava bem mais difícil”, comentou.
O candidato Márcio Pereira destacou o atendimento recebido durante a Feira. “É primeira vez, que eu venho na Acid para participar da Feira e achei o atendimento simplesmente maravilhoso, pessoas acolhedoras, preparadas para isso”, avaliou.
Camila Silva ressaltou a dificuldade de encontrar vagas para o público PcD e a importância da Feira. “Achei essa Feira uma oportunidade muito boa porque a gente, que tem deficiência, é muito difícil encontrar vagas, que são qualificadas para a gente, porque muitas pessoas têm preconceito e não fornecem essas vagas”, comentou.
Luci Pereira disse que reunir todas as vagas em um local específico facilitou o acesso dos candidatos. “Gostei muito, porque facilita muito, vem num ponto em específico e vê todas as vagas, todas as empresas parceiras”, disse.
Empresas
Vanessa Ferreira, representante dos Supermercados BH, que participou do evento de encerramento da Feira destacou o grande potencial dos PcDs e a iniciativa da Acid na promoção do evento. “Essas pessoas têm potencial, essas pessoas são muito proativas, falo por experiência própria porque na nossa empresa temos muitos PcDs e eles são muito esforçados, então acho que vale a pena continuar porque tem muitos, que se sentem em casa incapazes e eles são capazes. Eles têm potencial. Todas as empresas, que participaram estão de parabéns, principalmente vocês da Acid, estou muito agradecida de ter participado, me sinto lisonjeada e estou muito grata”, declarou.
Nathália de Oliveira, analista de Recursos Humanos do Grupo ABC, destacou que há dificuldade para a contratação de mão de obra desse público e ações como a Feira são importantes. “É uma forma de levar ao conhecimento dessas pessoas, do grupo e da comunidade, que as portas das empresas estão abertas para receber esse público em específico. E também nós, do grupo ABC, estamos disponíveis para incluir essas pessoas, levando em consideração as particularidades, que ela apresentar como também garantir acessibilidade, segurança no trabalho e acolhimento”, disse.
Conselho da Pessoa com Deficiência
A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Natália Boari, ressaltou a importância da parceria da Acid na “Semana Municipal da Pessoa com Deficiência” e destacou que o número de candidatos cadastrados deve ser comemorado e que a atitude da união é fundamental nesse processo de inclusão social. “A atitude da união, atitude de aceitar ser parceiro num tema tão desafiador, no caso, a Acid nessa semana falou muito da empregabilidade para os PcDs e são temas desafiadores na sociedade de hoje. A parceria da Acid foi algo, que considero que irá fazer uma diferença e é uma das sementinhas, que plantamos e que a gente espera florescer com certeza e contamos com a Acid para outras parcerias”, disse.
Audiência Pública
Também no encerramento da Feira, foi anunciado pelas representantes do Conselho, que no dia 20 de setembro, data que antecede o “Dia Nacional da Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência”, às 18h30, na Câmara Municipal, será realizada Audiência Pública, para tratar do tema: “Inclusão da Pessoa com Deficiência”. “É para dar essa visibilidade mesmo para a Pessoa com Deficiência e também para fazer com que a sociedade realmente participe desse momento, que é de extrema necessidade e urgência, que todo mundo esteja inserido e compreendendo o que é de fato a inclusão da Pessoa com Deficiência na sociedade”, disse a conselheira, Cecília Neves.