ACID busca apoio de lideranças políticas para melhorias nos Centros Industriais
Presidente da ACID solicitou agenda com parlamentares da cidade; reunião com deputado Eduardo Azevedo (PL) foi a primeira realizada e Associação aguarda retorno das demais lideranças
Com o objetivo de buscar apoio para efetivar melhorias na infraestrutura dos Centros Industriais Coronel Jovelino Rabello e Prefeito Antônio Martins, o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis – ACID, Cleverson Nogueira, encaminhou, em meados de março, ofícios solicitando reunião com os deputados Eduardo Azevedo (PL), Lohanna França (PV), Domingos Sávio (PL) e o Senador Cleitinho Azevedo (Republicanos). A primeira reunião foi no dia 25 de março com o deputado estadual, Eduardo Azevedo (PL).
No encontro com o parlamentar, o presidente Cleverson Nogueira destacou que em janeiro deste ano iniciou seu mandato à frente da Associação e o objetivo da visita seria estabelecer um primeiro diálogo e buscar apoio para demandas importantes para o desenvolvimento dos Centros Industriais. “Nosso objetivo é passar a situação do Centro Industrial na visão do empresariado. Como presidente da ACID tenho realizado diversas reuniões com os empresários da região e a minha empresa também está sediada no local, então posso falar com propriedade sobre as demandas, que precisamos avançar. E hoje nosso objetivo é trazer um pouco dessa realidade e buscar essa parceria para que o deputado possa nos ajudar”, justificou.
Projeto Binário
Uma das pautas apresentadas no encontro foi a efetivação do Sistema Binário, que prevê a transformação das Avenidas Rosana Noronha Guarani e Avenida Brasil, em mão única, dando maior vazão ao trânsito intenso na região.
O presidente explicou que atualmente as duas Avenidas são muito movimentadas devido ao comércio na região, além de haver estacionamento dos dois lados das vias. Com o Sistema Binário a expectativa é tornar o trânsito mais fluido, favorecendo o escoamento da produção, bem como o recebimento de insumos nas indústrias. “Entendemos que a viabilidade seria a mão única e o estacionamento só de um lado, porque dos dois lados não resolveria, já que não seria possível transitar uma carreta lado a lado e nem mesmo carro pequeno”, explicou. A proposta é melhorar não só para as indústrias, mas para o comércio e pedestres, trazendo mais segurança e fluidez para a região.
O presidente citou também, que já esteve em reunião com o Secretário de Trânsito, Lucas Estevam, e de Desenvolvimento Econômico, Luiz Ângelo Gonçalves, tratando sobre essa pauta.
Energia elétrica
O presidente citou também as falhas no fornecimento de energia elétrica no Centro Industrial e ressaltou a agenda com direção da Cemig, que foi realizada dias após a reunião com deputado. Clique e confira sobre a reunião com a Cemig.
Cleverson destacou que é fundamental o apoio das lideranças políticas para que a “Subestação Divinópolis 3”, que está prevista no cronograma da Cemig para ser entregue em final de 2025, seja de fato concretizada nessa data. “Nós temos problemas sérios, principalmente na área de cima do Centro Industrial, no final da Rua Yara. O nosso intuito é cobrar para que a Cemig cumpra essa data para entrega da Subestação Divinópolis 3. Temos empresários enfrentando problemas e tendo prejuízos em suas atividades”, destacou.
Spal Indústria
Outro ponto de pauta foi relativo à empresa Spal Indústria Brasileira de Bebidas, localizada na Av. Rosana Noronha Guarany, que atualmente tem um grande terreno no Centro Industrial, mas sem utilização, o qual inclusive a Acid teve conhecimento que a Prefeitura de Divinópolis buscou a desapropriação, mas não obteve êxito. “O nosso pedido, já conversei com os dois secretários, Lucas e Luiz Ângelo, para solicitarmos que a empresa use esse espaço como estacionamento. Hoje, a empresa está utilizando as vias públicas, próximo a rotatória, para estacionar várias carretas, o que prejudica muito também o trânsito na região do Centro Industrial. Se ela tem o terreno por que não utilizar? Fazer um estacionamento, onde as carretas vão ter acesso interno, fazer algo melhor até para os próprios caminhoneiros?”, sugeriu o presidente.
Os representantes da Associação citaram também que é fundamental que a empresa aumente a largura do portão de entrada e que a eclusa, para identificação dos motoristas, tenha maior profundidade. Tais medidas são importantes para facilitar as manobras das carretas e caminhões e evitar o bloqueio da via pública, que é um problema, que vem ocorrendo de maneira frequente no local e que traz transtornos para o trânsito da região.
O deputado Eduardo Azevedo prontamente se comprometeu a agendar reunião com a direção da empresa e convidar os representantes da ACID para estar presente nesse encontro.
Vias públicas
Na reunião foi citado também a necessidade de investimento nas vias públicas do Centro Industrial. “A cidade industrial tem sofrido como um todo, conforme vem aumentando o número de caminhões, mais empresas se instalando no local, esse desgaste das vias é normal. Então outra demanda é a questão do recapeamento, inclusive temos lugares, que nem asfalto tem”, comentou.
O deputado ressaltou que é importante verificar com a Prefeitura de Divinópolis se há projetos para a região dos Centro Industriais relativo à demanda e na sequência reunir ele e outras lideranças da cidade para buscarem recursos para o local, que é gerador de impostos, emprego e renda.
Posicionamento
Ao final do encontro, o deputado gravou um vídeo firmando o compromisso de apoio a região dos Centro Industriais. “Estou recebendo hoje o presidente da ACID, Cleverson, a Denise e a Rita, sabe para quê ? Para juntos trabalharmos cada vez mais pelo desenvolvimento do Centro Industrial. Várias demandas precisam ser feitas lá, a questão do Binário, junto com a Prefeitura. Contem com meu trabalho para ser a voz de Divinópolis lá no Governo do Estado, para que a gente possa impulsionar cada vez mais o Centro Industrial”, destacou o deputado.
Também estiveram presente na reunião, a diretora executiva da ACID, Denise Coronado, e a colaboradora da ACID no Centro Industrial, Rita Baião.