Acid compõe diretoria da Agência de Desenvolvimento Novo Oeste
Lideranças de 18 municípios estiveram reunidas e aprovaram estatuto e diretoria; foco da agência é atuar como agente de construção para o desenvolvimento econômico sustentável do Centro-Oeste
Divinópolis e mais 17 municípios da região contam agora com uma Agência de Desenvolvimento, a “Novo Oeste”. A agência, que teve aprovação de seu estatuto e a eleição de sua diretoria realizados no último dia 15, na Fiemg, em Divinópolis, é fruto do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Líder) do Sebrae, que início na região em 2019. O Líder é um programa que mobiliza, qualifica e integra lideranças para criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios, com foco no desenvolvimento regional sustentável. No encontro, estiveram reunidas 62 lideranças da região Centro-oeste, entre elas prefeitos e secretários municipais de desenvolvimento, representantes do terceiro setor e da iniciativa privada. A Agência terá como missão ser agente de construção para o desenvolvimento econômico e sustentável da região Centro-oeste.
A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis – Acid está presente na diretoria da Agência por meio de sua diretora executiva, Denise Coronado, que ocupa o cargo de 2ª secretária. A diretora destacou a importância da criação da Agência. “A criação da Agência de Desenvolvimento Novo Oeste acontece em um momento muito especial, principalmente, para quem participa desde 2019 do Programa LIDER, do Sebrae, pois é a institucionalização de um grupo de líderes de várias cidades, que têm o mesmo propósito: ser agente de construção para o desenvolvimento econômico sustentável do Novo Oeste. A partir de agora, a agenda elaborada com as lideranças das cidades envolvidas ganha força para implementar os programas e ações necessários para se atingir o objetivo: ser a região com o melhor ambiente de negócios de Minas Gerais”, explicou Denise.
Denise Coronado, diretora executiva da Acid, faz parte da diretoria da Agência de Desenvolvimento Novo Oeste
Denise destacou a presença da Acid em todo o processo e a importância de estar na composição da diretoria como porta-voz da classe empresarial. “A participação da Acid no Novo Oeste é imprescindível, pois ela representa a classe empresarial, que é um dos atores da tríplice hélice composta pelo poder público, iniciativa privada e universidade/academia”, ressaltou. A diretora explicou ainda que agora com a eleição do Conselho Administrativo e do Conselho Fiscal será possível junto às demais lideranças promover o desenvolvimento sustentável por meio do fortalecimento e da união entre os municípios do Centro-oeste mineiro; articular iniciativas para o desenvolvimento local; promover a integração do desenvolvimento regional; e, ainda, promover ações voltadas para crianças, adolescentes e idosos, envolvendo toda a comunidade.
Leonardo Santos Gabriel foi eleito presidente da Agência para os próximos três anos
A diretoria eleita tem mandato de três anos e será presidida pelo bacharel em Direito, Leonardo Santos Gabriel, que é ex-presidente da Acid. O presidente eleito adiantou, que há muito trabalho pela frente. “Estamos com muitas expectativas para esse mandato. Temos muitos parceiros engajados e esperamos mudar a história e o desenvolvimento econômico da nossa região. Assumir esse cargo é uma grande responsabilidade. Estou muito feliz com a aceitação de todos e estou comprometido a entregar bons resultados”, ressaltou o presidente.
Encontro
Na abertura do encontro, o presidente da Fiemg Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, anfitrião do evento, destacou a satisfação da criação da agência para os municípios da região Centro-oeste. “Hoje é um dia especial, dia que concluímos mais uma das etapas do Novo Oeste, que é a questão da nossa Agência de Desenvolvimento do Centro-Oeste. Sempre almejamos e trabalhamos muito para saber a melhor maneira de constituí-la e é com muita alegria que passamos a ter a partir de hoje uma instituição, que representa o Centro-oeste dentro daquelas características, objetivos de agregar o nosso trabalho, nossas intenções, nossos projetos, buscando sempre o desenvolvimento. Então essa data fica marcada”, declarou.
O analista do Sebrae, Denis Magela, que coordenou os trabalhos do Grupo Novo Oeste, disse que é marcante relembrar todo o processo desde o convite às lideranças para execução da metodologia do “Programa LIDER” e agora a conclusão dessa etapa de criação da Agência.
Denis destacou o apoio do Sebrae nessa fase inicial da Agência e citou algumas entregas, que já estão sendo feitas pelo grupo. “O próprio Sebrae está engajado na expansão desses processos de captação de recursos para ajudar neste momento inicial da Agência, seja na questão do próprio plano, que estamos trabalhando de desenvolvimento regional, que consta essas vertentes de desenvolvimento, justamente de ambiência legal, que inclusive o Novo Oeste já vem fazendo essas entregas , pouco tímidas, não tão divulgadas, mas relevantes. Como o próprio exemplo que temos trabalhado, já na região o formato de embrião de case, os processos de desburocratização, que está rodando em Divinópolis, Lagoa da Prata, Itaúna. Tudo isso, é fruto dessa agenda, que nós estamos propondo para o desenvolvimento, junto com essa agenda regional”, comentou.
O analista do Sebrae, Denis Magela, e presidente da Fiemg Centro Oeste, Eduardo Soares
Investimentos
Com o apoio do Sebrae Minas para atuação da Agência nessa fase inicial será possível contratar especialistas para facilitar o processo de desburocratização nas prefeituras, admitir profissionais para discutir projetos de resíduos sólidos industriais – tema que impacta não apenas o meio ambiente, mas também o desenvolvimento econômico sustentável da região –, e atrair investimentos no Centro-oeste.
O gerente da regional Centro-Oeste e Sudoeste do Sebrae Minas, Leonardo Mól, enalteceu a parceria firmada com o Novo Oeste. “O Sebrae Minas tem duas grandes frentes de trabalho, que são o desenvolvimento econômico e o suporte empresarial. O grupo Novo Oeste segue uma agenda similar, pois busca alternativas para o desenvolvimento a partir de uma visão regional. Vamos continuar investindo para melhorar a infraestrutura do Centro-oeste e o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas, fomentar a economia local e solucionar algumas das carências da sociedade”, afirma.
Eleitos Novo Oeste: O presidente, Leonardo Santos Gabriel, a 2ª secretária, Denise Coronado, e o 2º vice-presidente, Charles Diniz.
Projetos de desenvolvimento
Na assembleia para a escolha da diretoria, foram apresentados dois projetos de desenvolvimento para a região. O especialista em legislação urbanística, Eduardo Salgado, falou sobre a importância do Código de Obras e Edificações nas cidades envolvidas. Outra iniciativa a ser trabalhada nos próximos anos é a desburocratização dos serviços e leis na aprovação de projetos na área de construção civil.
O prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela, sugeriu unificar as legislações municipais para atrair investimentos. “Nosso primeiro passo é trabalhar a segurança jurídica para todos os municípios, equalizando a legislação dessas cidades para que todos elas estejam aptas para receber investidores. Com isso, podemos fomentar a economia com a geração de emprego e renda”, afirma.
Área de atuação
O Novo Oeste já está presente com a promoção do desenvolvimento sustentável regional nos municípios de Arcos, Bom Despacho, Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Cláudio, Divinópolis, Formiga, Igaratinga, Iguatama, Lagoa da Prata, Nova Serrana, Oliveira, Pará de Minas, Perdigão, Pitangui, Santo Antônio do Monte, São Gonçalo do Pará e São Sebastião do Oeste.
Confira a composição da diretoria e conselho fiscal da Agência de Desenvolvimento Novo Oeste: Diretoria: Leonardo Santos Gabriel – presidente; Eduardo Soares – 1º vice-presidente; Charles Diniz – 2º vice-presidente; Sara Delfino – 1ª secretária; Denise Coronado – 2ª secretária; Jordelho Rabelo – 1º tesoureiro; e Marco Aurélio – 2º tesoureiro. Conselho fiscal – Efetivos: Antônio Amaral, Edilson Santana e Luis Fernando Neves; Suplentes: Clarisce Gontijo, Isabel Pereira e Valdemar Amaral.
Com informações da Assessoria de Imprensa/ Prefácio Comunicação