Acid é parceira em projeto cultural da Escola Estadual São Francisco de Assis
“Língua Afinada” une leitura, oralidade, reflexão gramatical e produção textual por meio de letras de canções nacionais
Com objetivo de estimular as ações culturais no município, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis – Acid é uma das apoiadoras do Projeto “Língua Afinada – Eternas Canções”, da Escola Estadual São Francisco de Assis. O projeto envolve 150 alunos do 7º e 8º ano e tem como objetivo estimular a leitura, oralidade, reflexão gramatical e produção textual, por meio de canções nacionais. O apoio da Associação e de outras instituições será para realização de evento comemorativo do projeto com apresentação do coral de alunos da escola, no dia 06 de dezembro, às 19h.
O professor de Língua Portuguesa, Bruno Rodrigo Ramos, é quem coordena o projeto e explica que o “Língua Afinada” é uma proposta de intervenção pedagógica no ensino de língua portuguesa. “O projeto visa à leitura, oralidade, reflexão gramatical e produção textual por meio de letras de canções nacionais. A Base Nacional Comum Curricular – BNCC orienta que a educação busque se consolidar, também, como formadora do espírito crítico e cidadão dos alunos. Com as artes é possível tanto oferecer um ensino de qualidade como processo de humanização aos nossos estudantes”, declarou.
O “Língua Afinada” é realizado durante todo o ano letivo. Segundo o professor Rodrigo, há um combinado com os alunos: se toda a matéria e os deveres de casa estiverem em dia, na sexta-feira a aula é uma oficina de língua portuguesa com música. “É um momento de inspiração, conversa, interpretação e, claro, muita cantoria. A culminância de todo o projeto será no dia 06/12 às 19h com uma apresentação feita pelo o coral de alunos da nossa escola”, explicou Bruno.
Talentos
O projeto também estimula e revela o talento de vários alunos para as artes. “Há alunos bons na produção escrita, nas provas bimestrais, em matemática, etc. Mas quem tem dons artísticos acaba sendo esquecido, como se isso fosse algo inferior. Ora, não podemos mais falar em inteligência, mas sim, em inteligências no plural. Cada estudante tem suas facilidades e dificuldades e isso é maravilhoso. Com o Língua Afinada, consigo avaliar e atrair tanto os alunos mais tímidos, que acabam se soltando, quanto os mais inquietos que, por vezes, precisam de ser engajados em aulas diferenciadas para se sentirem incluídos no processo educacional”, disse o professor.
No repertório, os jovens de 12 e 14 anos, aprendem músicas de Tim Maia, Capital Inicial, Alceu Valença, Legião Urbana, Milton Nascimento, Chico Buarque, e também de artistas da atualidade como Melin, Ana Vitória, etc. “O projeto é pensado para que os estudantes cantem tanto as músicas do seu tempo, quanto músicas da época de seus responsáveis, afinal, no dia 06 esperamos toda a comunidade escolar para cantar e se emocionar conosco”, destacou o professor Bruno.
Apoio
A respeito do apoio da Associação e de outras empresas e instituições, o professor destaca que foi de extrema importância para realização do evento. “A escola oferece conhecimento e saberes, mas um evento para o púbico vai além disso, requer produção, planejamento, estrutura de palco, luz e tudo mais para um bom espetáculo. Tudo isso tem um custo financeiro, que é o calcanhar de Aquiles da educação pública. O patrocínio das empresas faz com seja possível oferecer uma experiência diferenciada e mais profissional para os alunos e toda a comunidade”, destacou Bruno.
Além da Acid também apóiam o projeto: a Copiadora Campagnani, a GDR distribuidora, o grupo Bem-te-conto, a Lara Ordones Produção Cultural, o Espaço Vila da Música, Gráfica All Print, Casa de Carnes Ninico, Camarão Autopeças, Confeitaria Tão Gostoso e Mika Churros.