Acid é parceira em projeto para construção de pista de atletismo da 7ª Região de Polícia Militar
Solenidade de lançamento da pedra fundamental foi realizada na terça-feira (02/05)
Na última terça-feira (02/05), foi realizado o Lançamento da Pedra Fundamental para início da construção da pista de atletismo da 7ª Região de Polícia Militar (RPM) em Divinópolis. A solenidade foi realizada, na 7ª Companhia PM Independente de Policiamento Especializado, no Centro Industrial Jovelino Rabello, e contou com diversas autoridades da Polícia Militar e representantes de instituições parceiras no projeto. A Acid é uma das instituições patrocinadoras da obra, que possibilitará que os policiais tenham um Complexo de Atletismo com estrutura adequada para executarem testes e treinamentos físicos. A proposta prevê também que a pista seja utilizada pela comunidade da região, escolas e universidades.
O Comandante da Sétima Região de Polícia Militar, Coronel Wemerson Lino Pimenta, que conduziu a apresentação do projeto, destacou que a construção da pista é um sonho antigo, visto que não há um local específico em Divinópolis, com estrutura adequada, para os treinamentos físicos dos policiais. “Já fizemos testes em vários locais, no Parque da Ilha, na Rua Pitangui, em volta do Mercado Municipal. Nunca tivemos, de fato, um local próprio da Polícia Militar, então é um sonho antigo, que com apoio de todos os parceiros será realizado em breve”, comentou.
A previsão de custo da obra é de R$400 mil, sendo que, além da pista, está incluso no projeto a instalação de alambrado, iluminação, vestiários, etc. “Isso tudo vai agregar valor e dignidade à obra, mas a pista mesmo a gente já pode começar a utilizá-la, mesmo sem estar com tudo pronto”, detalhou o comandante.
A previsão é que as obras sejam iniciadas já nos próximos dias. “Já temos o projeto de engenharia e arquitetônico prontos. Já temos um recurso da AFAS – Associação Feminina de Assistência Social e Cultura-, em caixa disponibilizado. Nós temos recurso disponibilizado pela Acid, que será destinado para a administração da Acasp, e aí vai se iniciar em breve. Nos próximos dias, vem a parte da legislação, da documentação e assim que estiver tudo pronto, inicia”, explicou.
Comunidade
A ideia é que o espaço seja também utilizado pela comunidade do entorno, escolas e universidades. “Nós queremos sim fazer uma abertura para a sociedade aqui da região, tudo, obviamente, com controle. Abertura para as escolas, faculdades de educação física, incentivando o esporte. Talvez equipes de atletismo serem treinadas aqui. Queremos estar junto, integrando e conectando com a sociedade nessa área de esporte”, adiantou o comandante Wemerson.
Parceiros
Sobre o apoio da Acid, o comandante Wemerson destacou a importância da parceria, que juntamente com o recurso da Associação Feminina de Assistência Social e Cultura – AFAS, será possível dar início à primeira parte da obra. “Assim, que recebemos o projeto de engenharia, o projeto arquitetônico, um recurso considerável da Afas, o primeiro parceiro, que nós lembramos de buscar, foi a Acid. E fomos muito bem recebidos pela presidente Alexandra Galvão e pelo Charles e eles não tiveram dúvida, e, de imediato, se dispuseram a ser parceiros”, declarou.
São parceiros também no projeto para construção do Complexo de Atletismo da 7ª RPM: a Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis – CDL; as empresas Gerdau e MBL; recursos de emenda parlamentar do deputado estadual, Eduardo Azevedo, por meio de indicação do vereador, Anderson da Academia; a universidade Uemg, que apoiou com o projeto de engenharia; e a arquiteta Patrícia Gerbasi, responsável pelo projeto do Complexo.
Acid
Em seu discurso na solenidade, a presidente da Acid, Alexandra Galvão, destacou que o lançamento da pedra fundamental da pista de atletismo da 7ª RPM é um momento histórico para Divinópolis. Disse que segurança pública é fundamental para o perfeito funcionamento da sociedade e é um orgulho para a Acid ser parte nesse projeto.
A presidente frisou também que a Acid há 23 anos conta com um braço, que é a Acasp, que discute, semanalmente, com a comunidade os assuntos relacionados à segurança pública e há sempre essa preocupação de ampliar o apoio às forças de segurança. “Nós, da Acid, estaremos disponibilizando o recurso através da Acasp para essa obra e reafirmo, que nós acreditamos no treinamento ostensivo dos policiais para que eles possam efetivar cada vez mais e melhor as suas funções. Acreditamos também na integração e na conexão com a comunidade do entorno e com a comunidade escolar. E no mais quero agradecer e reafirmar o apoio da Acid com toda à instituição da PM e as forças de segurança de Divinópolis”, finalizou
O tesoureiro da Acid, Charles Adolfo, também presente na solenidade, disse que o projeto de construção da pista de atletismo vem dar dignidade aos policiais. “Entendemos, nesse momento, que nós estamos entregando dignidade aos nossos policias. O coronel Wemerson nos confessou, que tinham que correr na rua, então é com muita satisfação, que hoje estou aqui presente e deixar declarado o nosso apoio para construção da obra”, disse.
Presenças
Para o ato de lançamento também estiveram presentes: o Chefe do Estado Maior da 7° RPM, Tenente Coronel PM, Damon Mateus de Souza; o Comandante do 23° BPM, Tenente Coronel PM, Erlando Ferreira da Silva; o Comandante da 7° Companhia PM Independente de Policiamento Especializado, Major PM Alisson Bruno Pereira; o Subcomandante do 10° Batalhão de Bombeiro Militar, Major BM Thiago Augusto Pereira; Diretoria da AFAS 7ª RPM, Márcia de Oliveira Pimenta, Viviane Coelho Ferreira e Leidiane Aparecida Gomes Pereira; o vereador, Anderson da academia; a diretora e o engenheiro da UEMG – Divinópolis, Ana Paula Martins Fonseca e Tiago Morais de Faria Novais; a presidente da CDL Divinópolis, Mônica Simões e a arquiteta do projeto do complexo, Patrícia Gerbasi Leandro, dentre outros representantes.