Acid e Prefeitura acompanham obras para construção da nova Subestação da Cemig
Investimento será de R$ 47 milhões; Conclusão das obras e início da distribuição de energia estão previstos para dezembro de 2025
O presidente da ACID, Cleverson Nogueira, e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Divinópolis – Semdes estiveram, ontem (29/01), em reunião com representantes da Cemig, em visita ao local, onde está sendo construída a nova subestação da Cemig, denominada “Divinópolis 3”. A entrega das obras e o início da distribuição de energia estão previstos para dezembro de 2025. Com um investimento de R$ 47 milhões, a capacidade de carga da nova Subestação será de 50MVA.
O presidente da Acid, Cleverson Nogueira, destacou a importância do investimento para o funcionamento e crescimento das atividades empresariais no município. “A construção da nova subestação da Cemig é um avanço fundamental para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Como empresário, sabemos que a energia elétrica de qualidade e estável é essencial para o crescimento de nossas empresas. Esse investimento vai garantir maior segurança no fornecimento, permitindo a expansão de operações, aumento da produção e, assim, teremos ainda mais geração de empregos e renda para nossa cidade”, destacou.
A equipe da Cemig foi representada no encontro pelo superintendente regional, Murilo Marigo, pelo gerente regional, Antônio César, pelo agente de relacionamento com os clientes do Poder Público, Célio Antônio Silva, e pelos engenheiros, Aurélio Carrano e Vinícius Santos. Os representantes confirmaram que a conclusão das obra e início da distribuição de energia será a partir de dezembro de 2025.
Além disso, está previsto 12 alimentadores (redes de média tensão) e dentro do planejamento estão 20 novas subestações na regional da Cemig, que engloba o Sul e Centro Oeste de Minas.
Falhas
Em 2024, o presidente da Acid, Cleverson Nogueira, esteve em diversas reuniões com a direção da Cemig em Divinópolis, com objetivo de buscar melhorias para as empresas da região dos Centros Industriais Coronel Jovelino Rabello e Prefeito Antônio Martins, que enfrentavam, frequentemente, falhas no fornecimento energético (picos). Tais problemas ocasionam uma série de transtornos e prejuízos, inclusive queima de equipamentos.
A Acid intermediu também diversas reuniões e visitas da equipe da Cemig às empresas, que estavam enfrentavam falhas energéticas mais recorrentes. Todas essas ações de buscas de melhorias na infraestrutura energética foram alinhadas junto ao então gerente de expansão da média e baixa tensão da Distribuição Oeste, Emerson Sales, que foi recentemente transferido.
Essa abertura e aproximação entre ACID e Cemig geraram melhorias significativas em relação às falhas energéticas nos Centros Industriais.
Também em 2024 foi apresentado, em reunião com a ACID e Prefeitura de Divinópolis , pela equipe do gerente, Emerson Sales, o “Ciclo de Investimento da Cemig” para o período de 2023 a 2027 para a região Centro-Oeste, sendo destaque a entrega da subestação “Divinópolis 3”, que representará um grande avanço na infraestrutura energética do município.
Prefeitura de Divinópolis
No último dia 14 de janeiro, o presidente da Acid, Cleverson Nogueira, esteve em reunião com o Prefeito Gleidson Azevedo e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e uma das pautas tratadas no encontro foi a necessidade de retomar o diálogo com a direção da Cemig na região para solicitar o cumprimento do cronograma de entrega da nova subestação.
Houve o alinhamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – Semdes com a direção da Cemig, sendo realizada, na manhã de ontem, a visita as obras.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Ângelo Gonçalves, com a Subestação Divinópolis 03, o município passará a ser destaque na oferta de energia elétrica para o setor industrial, e aliado ainda com a chegada do gasoduto. “Teremos uma cidade com uma infraestrutura robusta para atender a expansão industrial e atração de novos negócios.”
Também representando a Prefeitura, estiveram presentes: o empresário Igor Cardoso, que em breve deverá a assumir Secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo e a diretora de Atração de investimentos e Fomento Econômico, Graciela Caputo.
Crédito das fotos: Divulgação PMD