Acid e Una Estreitam a Parceria
Observatório Econômico de Divinópolis – resultado da união de objetivos comuns
O Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômico-Sociais (NEPES) é um espaço de estudos, produção acadêmica e promoção de atividades de pesquisa e extensão da UNA. O objetivo do núcleo é desenvolver e publicitar estudos e pesquisas da realidade local, envolvendo aspectos econômicos e sociais de Divinópolis.
Já o Observatório Econômico (OE) é um anseio da ACID, idealizado pelo vice-presidente de relações sindicais e institucionais, Márcio Mourão, que pretende reunir todas as informações econômicas, dispersas em diversos bancos de dados governamentais, em um único portal.
A apresentação do Observatório Econômico aos alunos que compõem os grupos de estudo do NEPES ocorreu em reunião virtual realizada na noite da última quarta-feira (12), com a presença da educadora e coordenadora do NEPES, Pâmella Pugas, a presidente da Acid, Alexandra Galvão, o vice-presidente, Márcio Mourão, e a diretora executiva, Denise Coronado.
A proposta do OE é de disponibilizar informações atualizadas sobre, por exemplo, mercado de trabalho, receita municipal, balança comercial (comércio exterior), arrecadação de impostos (ICMS, IPI, ISSQN, ITBI, IPTU, IR etc.), PIB, abertura e extinção de empresas, e uma série de outros dados que, consolidados, cruzados e analisados irão permitir a tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento econômico e social de Divinópolis.
O OE vai muito além de apresentar dados econômicos. “Também servirá para corrigir rumos, assim que detectada alguma anormalidade, ou aproveitar oportunidades apontadas pelos estudos. A UNA abraçou o projeto e os alunos participarão como atividade extracurricular obrigatória no levantamento dos dados e supervisionados pelos professores na análise daqueles dados. A ACID estará contribuindo para a formação destes alunos, instigando a pesquisa e o conhecimento.”, afirma Mourão.
Para a presidente da Acid, Alexandra Galvão, o OE é uma ferramenta estratégica para o crescimento de Divinópolis. “Os indicadores servirão para avaliação do desempenho da economia e o Observatório poderá atender às demandas de gestores públicos e empresários. Com este projeto, a ACID e UNA estarão contribuindo com o município transformando dados e informações em conhecimento e inteligência para aumentar a competitividade das empresas.”, esclarece Galvão.
Na visão da coordenadora do NEPES, Pâmella Pugas, será de grande valia o aprendizado que os alunos terão ao participar do levantamento de dados para o Observatório Econômico. “Com o projeto, além de desenvolver nos discentes o senso crítico e analítico, trazendo um olhar diferenciado sobre sua realidade, será possível agregar conhecimentos estatísticos e munir a comunidade de informações relevantes para gestão e tomadas de decisão. É uma parceria importante para o desenvolvimento regional da cidade”, completa Pugas.
Inicialmente, as informações serão apresentadas em formato de Boletim abrangendo quatro temas: “Abertura e encerramento de negócios”; “Panorama Geral da Cidade”; “Comércio Exterior”; e “Empregabilidade”. Posteriormente, os dados e as análises serão atualizados em um portal.