Acid realiza palestra sobre o tema “Cipa e as obrigações da Lei 14.457/22”
Advogado da Associação destacou medidas para o combate ao assédio nas empresas, conforme as exigências da atual legislação
Muita informação, esclarecimento de dúvidas e orientações importantes às empresas associadas marcaram a palestra realizada ontem (13) pela Acid na sede do Centro Industrial Coronel Jovelino Rabello. O tema “Cipa e as obrigações da Lei 14.457/22” foi apresentado pelo advogado da Acid, Guilherme Duarte, que destacou a importância de adequação à legislação para que os empresários evitem futuros problemas jurídicos.
A diretora executiva da Acid, Denise Coronado, abriu o evento, deu as boas-vindas aos participantes, destacando o papel da Associação de apoio às empresas. “Recebemos a solicitação da Metalúrgica Jano, que é nossa associada, para esclarecimentos relativos ao tema e hoje trazemos essa capacitação para todos vocês. A Acid atua em defesa dos interesses dos associados e da classe empresarial e convidamos a todos a buscarem esse apoio da Associação. Estamos sempre prontos a ouvir vocês e buscar caminhos para atender as demandas da classe”, comentou.
Guilherme Duarte, advogado da Acid, que foi o palestrante do evento, destacou que a política de combate ao assédio foi introduzida na legislação em setembro de 2022 e concedido prazo de 180 dias para adequação das empresas. “Dentro dessa legislação há a previsão que a empresa forneça meios aos funcionários para que eles façam denúncias em um canal exclusivo, de modo que o funcionário possa acompanhar o resultado da denúncia realizada. Muitas empresas têm dúvidas de como realizar esse procedimento e a nossa intenção hoje foi esclarecer diversas dessas dúvidas e também orientá-los sobre outros pontos acerca do assunto, que podem ser abordados no âmbito interno dessas empresas”, explicou.
Participação
Ketyane Freire, gerente de Recursos Humanos da Metalúrgica Jano, destacou que a palestra esclareceu diversas dúvidas. “A palestra foi bem interessante e esclarecedora. Além de informar a respeito da lei, tivemos sugestões do Guilherme de como a gente pode fazer, ouvidoria, das comissões, como tratar a continuidade disso e a importância legal, tanto agora como futuramente, das empresas ficarem atentas a essa nova legislação”, disse.
A profissional ressaltou o apoio da Acid às demandas apresentadas pelas empresas associadas. “Tivemos essa dúvida na empresa e perguntei a Denise a respeito. Ela se dispôs de prontidão a procurar saber e trazer um profissional para falar a respeito. Todas as ações, que a Acid toma em prol seja da empresa, seja em relação a questão das Feiras de Empregabilidade é uma relação próxima e a gente sente ouvida realmente”, destacou.
Faça contato com a ACID
Empresário (a), se você é associado à Acid e tem interesse em saber mais sobre os impactos dessa mudança na legislação para a sua empresa, entre em contato pelo telefone (37) 3512-7800 ou envie mensagem (whatSApp) e selecione a opção 7.