ACID retoma discussão de pautas importantes para indústrias alimentícias
Elaboração de cartilha informativa relativa à vigilância sanitária e zoneamento foram pontos debatidos na última reunião do Grupo União Alimentícia Industrial – UAI
A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis desde o final do ano passado deu início ao Grupo UAI – União Alimentícia Industrial. O objetivo do grupo foi unir empresas do segmento alimentício e discutir pautas e desafios comuns, de modo a promover o desenvolvimento do setor. No dia 18 de junho , as reuniões do Grupo UAI foram retomadas pela nova diretoria da ACID com a presença de representantes da Prefeitura Municipal de Divinópolis.
A pauta da reunião teve como foco discutir a elaboração de um material instrutivo, relativo às normas da Vigilância Sanitária, envolvendo na discussão a equipe técnica da Prefeitura Municipal de Divinópolis, Sebrae/MG e setor técnico das empresas da área alimentícia. O objetivo seria detalhar o processo, que as empresas precisam cumprir tanto em sua constituição, como quando alcançam um estágio maior de crescimento.
Como resultado da reunião foi acertada a elaboração de uma cartilha informativa para qualquer tipo de empresa, no que se refere ao zoneamento, à vigilância sanitária e outros trâmites, visando minimizar o retrabalho e prejuízos financeiros na abertura de empresas ou mesmo nos casos de ampliação.
Outro ponto deliberado na reunião foi o convite para que outras entidades de classe participem do processo, que irá abranger outros segmentos empresariais. Além disso, será verificada a possibilidade do Sebrae/MG assinar um Termo de Referência para que a instituição possa oferecer suporte técnico na discussão e elaboração da cartilha.
ACID
O presidente da ACID, Cleverson Nogueira, destacou a importância do diálogo com a administração pública e a parceria com o Sebrae para a elaboração da cartilha. Frisou a necessidade de trazer mais clareza em relação à legislação relativa a atuação das empresas do setor alimentício, que tem várias exigências e normas a serem cumpridas. “A proposta é criar como primeiro projeto uma cartilha, envolvendo não só a sociedade organizada, mas também os próprios fiscais do setor do Meio Ambiente da Prefeitura de Divinópolis para construirmos juntos essa cartilha. Acredito, que esse é um primeiro passo de um grande projeto, que poderá depois ser replicado para outros setores”, explicou.