ACID sedia primeira reunião do “Movimento Todos Contra a Pedofilia”
Caminhada será realizada no dia 19 de maio; voluntários e representantes se reuniram ontem na sede da Associação
A Acid sediou, na manhã de ontem (25/03), a primeira reunião geral do “Movimento Todos Contra a Pedofilia Brasil”. A 1ª vice-presidente da Acid e diretora do Conselho da Mulher Empreendedora, Viviane Azevedo, esteve presente representando a Associação. A reunião contou com a presença de representantes de entidades, que apoiam a Campanha, da sociedade civil organizada, representantes do Legislativo municipal e estadual e também das forças policiais como Polícia Civil, Bombeiros, Tiro de Guerra e Polícia Militar. O promotor Carlos José e Silva Fortes abriu o encontro falando sobre os 19 anos, que o Movimento completa em 2025 e que a tema “Coragem”, fará parte da reflexão neste ano.
“Coragem para denunciar, coragem para agir preventivamente, coragem para exercer o poder familiar”, destacou Casé. A Caminhada anual já tem data definida e será dia 19 de maio para oportunizar a participação dos estudantes (crianças e adolescentes) razão da existência do movimento. A ideia é começar às 7h com uma celebração na Catedral do Divino Espírito Santo com o bispo Dom Geovane Luís, 8h, concentração na Praça da Catedral e saída às 9h passando por ruas centrais até a Praça do Santuário. “Eu sempre digo, ao longo de todos esses anos, que é gesto simples, mas muito significativo porque mostra que as pessoas se interessam em como prioridade proteger as crianças e adolescentes”, afirmou o promotor.
Durante a reunião, foi destacado que o valor arrecadado com a venda das camisas 2025 do Movimento será repassada ao setor de oncopediatria da Acom, que existe há quatro anos e já atendeu mais de 170 crianças, e trabalha com o slogan: “Coragem, ou seja, CORAGEM para proteger, coragem para lutar”. Também foi destacado o papel importante do Complexo de Saúde São João de Deus, que com equipe multidisciplinar realiza o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de crimes sexuais em Divinópolis e região. Assuntos, que estarão em destaque em podcasts gravados pela equipe do Movimento Todos Contra a Pedofilia nos próximos dias.
Associação
Com a expansão nacional do Movimento Todos Contra a Pedofilia ao longo de 18 anos, tornou-se essencial formalizar a atuação, por meio da criação de uma Associação. Para isso, foi estruturado um modelo de gestão mais eficiente e organizado, ampliando o alcance das ações. “No dia 28 de abril, às 9h, na sede administrativa do Sicoob Divicred, oficializaremos esse marco com a diplomação do Grupo Gestor, Diretoria e Conselho Consultivo, que terão a missão de conduzir a associação com compromisso e responsabilidade. Esse avanço fortalecerá nossa causa e ampliará nosso impacto na proteção de crianças e adolescentes em todo o Brasil”, destacou Fabiana Amorim, que passa a ser vice-presidente do Movimento TCP Brasil.
Um breve currículo dos membros da Associação foi lido na reunião de hoje e agora é aguardada a finalização dos trâmites de estatuto, registro, dentre outras formalidades legais. A partir do momento em que a associação for criada, novas iniciativas estão previstas.
Com informações do Movimento Todos Contra Pedofilia.