Atração e seleção de pessoas: desafio para o RH em tempos de trabalho remoto
Conseguir encontrar profissionais qualificados no mercado de trabalho, atraí-los e selecioná-los sempre foi desafiador para o setor de Recursos Humanos de qualquer empresa. Porém, com o advento da Covid-19 todo o processo de atração, seleção e gestão de pessoas tem sido por meio digital. Inicialmente, o uso do online pelo RH foi uma questão de segurança e saúde, mas, hoje, podemos dizer que o mercado de maneira geral está em um processo bastante avançado de migração para o online, sobretudo as tarefas ligadas à área administrativa da empresa.
Entretanto, muitos profissionais de RH ainda têm dificuldade de adaptarem seu trabalho para o mundo digital. Pensando nisso, apresentamos a você dicas de ferramentas online para otimizar o seu processo de atração e seleção de pessoas. Confira!
Google Documentos/Planilhas/Apresentações
A gigante da tecnologia Google hoje é muito mais do que um buscador para se fazer pesquisas. A empresa oferece uma suíte completa e gratuita para qualquer pessoa, onde você poderá editar documentos de texto, planilhas e apresentações de slides. A vantagem é que ela é 100% online, onde os arquivos que você trabalha são salvos periodicamente de forma automática no Google Drive. Contamos mais sobre ele no próximo tópico.
Google Drive
Já pensou se seu computador simplesmente queima de uma hora para a outra de maneira irrecuperável? Pois é, esse é um risco real! Para evitar esse tipo de problema e de quebra você poder disponibilizar os arquivos que desejar para outras pessoas – como por exemplo para o seu superior na empresa – é de suma importância que você utilize um armazenamento em nuvem. O Google Drive é um dos mais respeitados sistemas de armazenamento em nuvem do mercado, que além de ser muito seguro, oferece um bom espaço gratuito e é totalmente integrado as demais ferramentas Google. Vale a pena usar!
Provavelmente esta é uma das ferramentas que o RH mais irá utilizar no seu dia a dia para a seleção de pessoas! O Google Forms é uma ferramenta gratuita que possibilita você criar formulários com variados tipos de campos, dando opção para fazer perguntas de múltipla escolha, perguntas abertas, receber arquivos como fotos, currículos, documentos e muito mais.
E a “cereja do bolo”: ele gera gráficos baseados nas respostas do formulário e uma planilha com esses dados já preenchidos e organizados. Incrível, né?
O ponto mais delicado de um processo seletivo – do ponto de vista de segurança e saúde no atual momento – é a entrevista com as pessoas selecionadas, não é mesmo? Para resolver essa questão, você pode utilizar uma plataforma de reuniões online como o Zoom Meetings. Ele permite já no plano gratuito que você faça reuniões individuais – ou seja, você mais o candidato – por até 40 minutos, que para a maioria dos casos é mais do que suficiente.
Você também pode usá-lo para fazer a reunião final de análise dos candidatos selecionados, em que você e seu superior poderão discutir sobre os perfis de cada um e decidir qual será o candidato que ficará com a vaga em questão.
Nada adianta você utilizar todas essas ferramentas se a parte da atração e captação dos currículos dos candidatos for desorganizada, não é mesmo? Para resolver isso a ACID conta com seu sistema próprio de Banco de Currículos, onde todos nossos associados podem usufruir dessa ferramenta sem nenhum tipo de custo adicional! Ela permite você divulgar as oportunidades de emprego da sua empresa, além de captar e selecionar de forma centralizada, segura e ágil os candidatos para suas vagas.
Se sua empresa já é associada ACID, basta acessar nosso site na área de Banco de Currículos para saber como solicitar seu acesso.
Sua empresa ainda não é associada? Está na hora de associar-se então e contar com essa e muitas outras vantagens que só associados ACID têm! Para isso, acesse nosso site portalacid.com.br e preencha o formulário ao final da página ou entre em contato conosco pelo telefone (37) 3512-7800 ou pelo whatsapp (37) 9 8802-0708.