Cefet Divinópolis discute moda e ancestralidade no 7º Seminário de Moda, Gestão e Designer
Presidente da ACID, Alexandra Galvão, estará na mesa oficial de abertura do evento
Ancestralidade é o tema do 7º Seminário de Moda, Gestão e Design – SEMGED, que acontece entre os dias 28 e 30 de novembro, no Cefet-MG/Campus Divinópolis. O evento, que é organizado pelo Grupo Núcleo de Pesquisa em Vestuário e Moda – Nupeven, é aberto ao público e tem como objetivo criar um espaço interdisciplinar de diálogos acadêmicos a partir de debates científicos, tecnológicos, culturais e artísticos e promover a interação entre ensino, pesquisa e extensão. A presidente da Acid, Alexandra Galvão, estará na mesa de abertura do evento.
O Nupevem tem como parceiros o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG/Divinópolis), a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg/ Divinópolis), o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTEMG – Muriaé) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
A presidente da ACID, Alexandra Galvão, destacou a importância do evento e convidou os empresários associados da área da moda a prestigiarem o evento. “Sem dúvida, é fundamental valorizarmos eventos como esse que envolve o ensino, a pesquisa e extensão, capacitando nossos futuros profissionais para trazerem ao mercado inovações e um olhar diferenciado. O conhecimento gera desenvolvimento e a ACID tem buscado ser essa ponte, aproximando as indústrias da área acadêmica. É uma grande satisfação para nós da ACID estarmos na mesa de abertura desse grande evento e convidamos a todos os nossos associados, sobretudo da área da moda, a estarem presentes”, declarou.
Evento
O tema do evento de 2023, da maior importância, está no centro do pensamento e das discussões contemporâneas sobre a humanidade e revela o espírito do nosso tempo, o Zeitgeist. Como fenômeno cultural que, simultaneamente, espelha e concebe as transformações que ocorrem na sociedade, a Moda vem dando bastante ênfase à temática. A inter-relação entre moda e ancestralidade, no entanto, precede essa tendência, já que Moda é linguagem e, enquanto discurso, se faz na história, é locus onde as ideologias, as identidades, as corporalidades e suas performances são materializadas e historicizadas. É natural, portanto, que produtos de moda integrem saberes e fazeres, e referenciem elementos simbólicos de diversas culturas e épocas.
O olhar contemporâneo da Moda para a ancestralidade diz sobre a urgência de se reconhecer a pluralidade e a riqueza de culturas silenciadas e pouco representadas, a relevância do diálogo intercultural para dar impulso à conscientização a respeito da diversidade e inclusão – assuntos caros à inovação – e construir um legado para a existência cotidiana. Nesse viés, o SEMGED enfatiza, por ampliação e afinidade, a inclusão das minorias.
Para tratar dessas questões, que colocam em relação o Design, a Moda e a Ancestralidade, o SEMGED contará, além das instituições parceiras, com a presença de instituições representativas do segmento da moda, a saber: Acid, ONG Lixo Cidadania, Senai, Senac, Sinvesd e Soac.
Programação
A programação, além de uma mesa-redonda composta por autoridades no assunto e apresentação de trabalhos acadêmicos, incorpora exibição cultural, lançamento de livro, exposição e desfile. Este, uma mostra da produção dos alunos, marca a responsabilidade das instituições organizadoras, ao inserir na passarela, entre os modelos, PcD e looks traçados em necessidades específicas desse grupo. Clique aqui e confira programação completa.
Mais informações, acesse https://www.semged.cefetmg.br
Com informações do Cefet Divinópolis