Centro-oeste ganha seu primeiro Hub de Inovação
Com o apoio do Instituto Mello Neves, Divinópolis abriu na primeira semana de dezembro de 2019 o primeiro Hub de Inovação no Centro-oeste mineiro.
Denominado Estação D (D, de Divinópolis), o hub de inovação aberta é um local planejado para a instalação de empresas como startups, fintechs, entre outras, todas ligadas à área da tecnologia no que se convencionou chamar de indústria 4.0.
A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid) é grande incentivadora da criação da Estação D. Foi na entidade que se iniciou uma discussão na cidade sobre a importante aproximação das instituições de ensino superior com a classe empresarial. Muitas startups nascem da solução de problemas que ocorrem nas empresas.
O projeto coloca Divinópolis na dianteira na região a oferecer um ambiente propício para instalação de empresas de TI, possibilitando o compartilhamento de soluções entre as mesmas, aproximando-as e permitindo uma maior produtividade e a divisão dos investimentos.
Localizado na Rua Maranhão, 1150, no bairro Sidil, a Estação D apresenta inúmeras vantagens para empresas com perfil avançado e que apostam em cinco pontos chave.
– Conexão de negócios e investidores;
– Troca de diversas experiências profissionais;
– Aposta em um posicionamento estratégico e mudança de cultura;
– Oferta de mão de obra especializada e diversificada em um único local;
– Comunicação trabalhada de forma integrada, ampliando o leque de oferta de serviços com custos repartidos.
É possível pensar num hub de inovação como um shopping, onde se reúnem empresas recém-criadas de base tecnológica, as startups, além de médias e grandes, ao lado de potenciais investidores, voltado para a geração de negócios.
Neste shopping, as startups seriam as lojas e as empresas investidoras, os clientes que passeiam pelo shopping em busca de oportunidades de negócios.
E, assim como acontece em um shopping, o “mix” das empresas envolvidas deve obedecer a uma estratégia que faça sentido, que dê ao hub a sua marca.
Atualmente, duas empresas já fazem parte da Estação D, a Igor Bastos Produções, empresa prestigiada em nível internacional especializada em economia criativa, cinema, games, gestão e tecnologia, além de outras áreas. Também já está presente a Soluções Criativas, da área de eventos, além de outras duas startups que devem se unir à Estação D nos próximos dias.
A empresa que desejar fazer parte do primeiro hub de inovação aberta do Centro-oeste mineiro pode entrar em contato com o Dr. Luis Fernando Cardoso Neves pelo telefone 37 98802-0014.