Conheça os benefícios da dança
Não é só quem canta: quem dança seus males também espanta! Dançar além de divertido traz inúmeros benefícios para quem pratica. Essa atividade traz muitos benefícios para a saúde física, mas também muitos para a saúde mental! Inclusive, estudos científicos revelam que o ato de dançar favorece não apenas o bem-estar psicológico, como também é indicado para o tratamento de doenças como o Mal de Parkinson — como nos confirma a pesquisa do Instituto de Neurociência de Havard. Quer saber mais? Confira o artigo!
Fortalecimento muscular
Quando você iniciar a prática de qualquer modalidade da dança e pratica com frequência, é visível a mudança física no seu corpo. Devido a grande variedade de estilos de dança, a atividade trabalha diferentes grupos musculares. Consequentemente, com a prática frequente sua musculatura fica mais forte, reduzindo assim a possibilidade de ocorrer lesões.
Ritmos como funk, street dance, ballet e zumba, por exemplo, trabalham todo o corpo. As piruetas, saltos e movimentos rápidos dentro do ritmo fortalecem o tônus muscular, sobretudo o da panturrilha. Já ritmos como a dança do ventre trabalha mais a cintura, quadris, costas e pernas.
Redução dos níveis de estresse
A prática da dança é uma ótima maneira de aliviar o nervosismo e a ansiedade. Segundo a doutora Ana Escobar, quando uma pessoa se encontra em estado de estresse, o corpo tende a produzir muita adrenalina e cortisol, deixando o coração acelerado e os músculos rígidos.
Já com os movimentos da dança, esses hormônios começam a ser consumidos pelos músculos e pelo ritmo do coração, levando ao relaxamento do corpo e da mente, ao mesmo tempo que estimula a produção da endorfina, dopamina e da serotonina. Agora faz sentido porque dançar é tão bom, não é mesmo?
Aumento da resistência do sistema cardiorrespiratório
Quando você dança pelo menos 3 vezes por semana por 30 minutos, você aumenta a frequência cardíaca e respiratória. Em outras palavras, dançar ajuda o coração a bombear mais sangue para os músculos e para o corpo e com isso, aumenta a sua disposição e energia.
Melhora a autoestima e o humor
A dança não é só uma atividade física, ela também é uma arte e logo, uma forma de expressão. Assim, dançar faz bem para o estado psíquico, pois promove a sociabilização e estimula a concentração, já que o foco se volta totalmente para os movimentos, ritmos e interação.
Dessa maneira, a dança te ajuda a desenvolver a concentração e, ao mesmo tempo, estimula a interação com o espaço e pessoas. Por isso, muitas vezes ela também é recomendada para o tratamento da depressão.
Auxilia na queima de calorias
Muitas pessoas procrastinam o início de alguma atividade física porque não gostam de praticar atividades físicas tradicionais como a musculação na academia. Se esse é o seu caso, saiba que uma hora de zumba pode queimar até mil calorias, enquanto a dança de salão queima em média 300 calorias. Ou seja, é possível sim se divertir enquanto você dança o seu ritmo favorito e ao mesmo tempo eliminar aqueles quilinhos a mais.
Como você pode ver, a dança é uma excelente atividade para você, pois além de se divertir você também cuida do seu corpo e da sua mente. Que tal começar a dançar? A gente sabe que muitas pessoas ficam inseguras e tímidas quando se fala em dançar, mas nossos parceiros da Escola de Dança Maiher Menezes tem uma equipe superpreparada que lhe ensinará com todo o carinho a dançar o seu ritmo favorito.
Agende já sua aula experimental e desfrute desses e de muitos outros benefícios que a dança lhe proporcionará!
Escola de Dança Maiher Menezes (37) 3212-5944 |