Conselho da Mulher Empreendedora promove palestra sobre empreendedorismo e registro de marcas
O Conselho da Mulher Empreendedora realizou, ontem (15/12), no auditório da Acid – Unidade Centro, a palestra: “Aprendendo a Empreender com Estratégia”. As palestrantes do evento foram a contadora e presidente do Conselho da Mulher Empreendedora, Viviane Azevedo, e a especialista em Marcas certificada pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual – OMPI , Marcela Morato.
A palestra foi aberta pela empresária, Viviane Azevedo, que abordou o tema Empreendedorismo Feminino. Viviane é diretora da Viaz Assessoria Contábil, pós-graduada em Direito Tributário, Auditoria e Controladoria e em Direito do Trabalho. Já no início da sua apresentação, Viviane falou sobre o importante trabalho desenvolvido pelo Conselho da Mulher Empreendedora da Acid, que faz ações de incentivo ao empreendedorismo feminino e também de cunho social, apoiando a comunidade. A contadora destacou a importância da união da classe para avanço de conquistas.
Durante sua apresentação, Viviane abordou os vários desafios, que são enfrentados pelos empreendedores e chamou atenção para vários pontos prioritários, que quem quer empreender tem que ter em mente, como: o marketing, a gestão de pessoas e desenvolvimento de equipe, inovação no empreendedorismo, a gestão financeira, a formalização, comportamento do consumidor, o atendimento personalizado etc. “Conquiste seu empregado da mesma forma, que você conquista seu cliente”, citou Viviane, falando sobre importância do engajamento de equipes como um dos pilares do empreendedorismo.
Registro de marcas
Na sequência, a empresária Marcela Morato, que é também formada em Direito e pós-graduada em Propriedade Industrial e possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, iniciou sua palestra. Marcela esclareceu sobre a diferença entre marca e patente, abordou a importância da escolha de um nome forte, original para marca com objetivo de alcançar uma diferenciação no mercado. Em sua apresentação, Marcela frisou a importância dos empresários se informarem e terem como prioridade o registro da marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI para evitar transtornos futuros.
A especialista disse que muitos empresários fazem vários investimentos iniciais, como idealização da marca, fachadas, material publicitário, mas se esquecem do registro, e isso muitas vezes traz prejuízos enormes, já que ao receber uma notificação, o empresário terá que retirar tudo, que foi utilizado com o nome da marca, que não é da sua propriedade, senão será processado, tendo o risco de arcar com altas indenizações. “Quando você obtém o CNPJ da empresa não garante que o nome é seu. Se o nome está disponível no INPI, registra a marca. A marca será sua, é um investimento certo”, aconselhou Marcela. A empresária falou também sobre marketing, franquias, formas e custos para registro de marca, esclarecendo vários pontos e dúvidas sobre o tema.
Participação
Sheila Fernandes é empreendedora na área de Engenharia de Prevenção de Incêndio e Pânico e elogiou a qualidade da palestra e disse que aguarda novos eventos da ACID. “Adorei a oportunidade de estar participando da palestra, com profissionais que têm grande conhecimento, grande experiência no mercado. Acho muito importante essa rede de apoio, principalmente para nós, mulheres. Espero ter a oportunidade de participar de mais eventos e parabéns pela organização, pelas palestrantes. Acho que a gente tem que se apoiar cada vez mais e dar força para o empreendedorismo, principalmente o feminino. Entender, como, foi dito na palestra, que não é somente quem trabalha por conta própria, mas também quem é funcionário, buscar melhorar, ir além para crescer junto com a empresa. Isso hoje é muito necessário, principalmente no nosso país para o crescimento da sociedade em si”, elogiou Sheila.
Próximos eventos
Fique por dentro de todos os eventos e palestras da Acid, entre em nosso grupo de notícias no whatsApp e participe: https://chat.whatsapp.com/JUKVhczqYm025OTsm9BTEo