Diretoria da ACID destaca e comemora início das obras do Gasoduto
Gasoduto sempre foi pauta prioritária de reivindicação da Associação; mais de R$800 milhões serão investidos no empreendimento tão aguardado pela classe empresarial
A importância da implantação do Gasoduto para o desenvolvimento econômico de Divinópolis e região sempre foi pauta prioritária da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis- ACID. Nesta segunda-feira (04) o tão esperado início das obras foi oficializado em evento no município de Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com a presença do governador Romeu Zema, representantes da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) e outras autoridades. Mais de R$800 milhões serão investidos na estrutura, que tem potencial de geração de 15 mil novos empregos diretos e indiretos.
O presidente da ACID, Cleverson Nogueira, destacou a importância da obra e a atuação da Associação ao longo dos anos na busca pela viabilização do projeto. “A implantação do Gasoduto sempre esteve como pauta prioritária de trabalho da ACID e, sem dúvida, o início das obras é motivo de comemoração para nossa diretoria e toda a classe empresarial. Um marco para o desenvolvimento econômico de Divinópolis e região. Como porta-voz dos empresários, a Acid busca de forma ativa um ambiente propício e adequado para expansão e competividade das empresas e a oferta de energia é peça fundamental nesse cenário, colocando nossa região de forma mais atrativa no radar para receber grandes empreendimentos. Iremos acompanhar de perto a execução desse grande projeto, que há anos é aguardado pela nossa classe empresarial”, destacou.
Projeto ambiental
Além de reuniões com a Gasmig e representantes do Governo de Minas ao longo dos últimos anos, a ACID esteve recentemente presente no dia 19 de dezembro de 2023, através da ex-presidente, Alexandra Galvão, na 74ª Reunião Ordinária da Câmara de Atividades de Infraestrutura de Energia, Transporte, Saneamento e Urbanização do Conselho Estadual de Política Ambiental – COPAM.
A reunião tratou da aprovação da licença ambiental para execução do projeto do Gasoduto. Alexandra Galvão utilizou a fala para destacar a importância do projeto para as indústrias da cidade. A licença foi aprovada de forma unânime com 12 votos favoráveis. Clique e confira a participação da ACID na defesa do projeto: https://www.youtube.com/watch?v=rwqVw2t3TVk&t=4s
Projeto
Além de Divinópolis, os municípios de Betim, Igarapé, Itaúna, Juatuba, Mateus Leme, São Joaquim de Bicas e Sarzedo serão beneficiados pelo projeto. Juntos, os oito municípios respondem por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial e 7% do PIB total de Minas Gerais e aproximadamente 1 milhão de habitantes, ou 5% da população do Estado.
Os números demonstram a importância do grupo para a economia mineira, que com a conclusão das obras passará a contar com uma infraestrutura de distribuição de gás natural, combustível conhecido pela baixa emissão de poluentes.
O Gasoduto Centro-Oeste é o maior projeto de expansão no segmento desde 2010. Sua construção vai permitir um aumento de cerca de 300 quilômetros de extensão em linhas do sistema, um acréscimo superior a 23% da malha atual da companhia. O potencial de consumo do projeto é em torno de 230 mil metros cúbicos por dia, com captação estimada em 1 mil novos clientes industriais e comerciais.
Os gasodutos serão testados e gaseificados por etapas, possibilitando que o início dos atendimentos aos municípios aconteça antes da conclusão de 100% das obras. Ou seja, na prática, à medida que os trechos forem concluídos, os municípios já poderão se beneficiar do acesso ao insumo.
Confira mais informações sobre o projeto em https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/governo-de-minas-e-gasmig-dao-inicio-as-obras-do-gasoduto-centro-oeste-com-potencial-para-gerar-mais-de-15-mil-novos-empregos