Diretoria da Acid participa do 25º Congresso Federaminas
Evento reuniu lideranças empresariais de 74 municípios e promoveu extenso debate sobre o papel do associativismo no desenvolvimento de Minas Gerais
A diretoria da Acid esteve presente no 25º Congresso da Federaminas, maior encontro do associativismo mineiro, realizado nos dias 19 a 22 de outubro no Grande Hotel Termas de Araxá. O presidente eleito para o mandato 2024/2026, Cleverson Nogueira, a diretora executiva, Denise Coronado, e o diretor financeiro da atual gestão, Charles Adolfo, participaram do Congresso representando a Associação. O evento, que é um dos mais tradicionais da Federaminas, teve como tema “Vivendo, Empreendendo e Desenvolvendo” e reuniu lideranças empresariais de 74 municípios mineiros.
Grandes nomes como Luiz Barsi Filho, Felipe Titto, João Amaral, Camila Farani e Walter Longo passaram pelo palco do Congresso, trazendo temas importantes e experiências para os congressistas. Entre os grandes momentos do Congresso esteve o “Painel Liberdade Econômica”, que envolveu o empresário Jorge Gerdau, atual presidente do Conselho de Administração de uma das maiores produtoras de aço do mundo e um dos 100 líderes com a melhor reputação do Brasil, segundo a Revista Exame. “Se nós não fizermos uma mobilização organizada, com conceitos claros sobre aonde queremos e precisamos chegar; nós não vamos resolver os problemas. Precisamos estar melhor organizados”, ressaltou Jorge Gerdau.
Nos eventos paralelos, o Congresso de Direito discutiu ferramentas jurídicas para o fomento da atividade empresarial, a resolução de conflitos entre sócios e a reforma constitucional tributária. O Prêmio Mulheres Além das Gerais homenageou 30 mulheres indicadas pelas Câmaras da Mulher Empreendedora, instaladas nas Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais e pela Federaminas Mulher.
Mérito Empresarial
Dentro da programação do Congresso foi realizada também a entrega do prêmio Mérito Empresarial, que reconhece destaques do setor produtivo no estado. “Este é o momento de reconhecer aqueles que empreendem, que dão dignidade às pessoas através do emprego; aqueles que movimentam seus municípios e acreditam no associativismo. É sempre um momento especial a entrega desta homenagem”, diz o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues.
Foram homenageadas 66 personalidades indicadas pelas Associações Comerciais e Empresariais de cidades mineiras. Além do Mérito Empresarial, a Federaminas também fez oito homenagens especiais, um reconhecimento ao destaque de mineiros em áreas como a Comunicação.
O presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, destacou pontos importantes dos temas debatidos durante o Congresso. “Durante esses três dias ficou muito claro que, se nós construirmos pontes entre poder público e privado; se tivermos a liberdade econômica e a liberdade para empreender; se nós praticarmos a ESG buscando a sustentabilidade; se nós soubermos utilizar a inteligência artificial, incentivando o empreendedorismo; nós teremos tempo para voltarmos a ser humanos”, concluiu Valmir Rodrigues.
Desenvolvimento empresarial
Para o presidente do Sebrae/MG, Marcelo Souza e Silva, oportunidades como o Congresso da Federaminas impactam diretamente no desenvolvimento dos empresários mineiros. “A gente precisa empreender com gestão, com capacitação, com entendimento do negócio; gerando riqueza, mas também ajudando o desenvolvimento econômico e social”, disse.
Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, o encontro faz história a partir do momento, que há 25 anos leva aos empreendedores do estado ferramentas essenciais para o desenvolvimento de seus negócios e dos municípios mineiros. “A importância desse Congresso é fazer com que as pontas possam conversar, se conectar e ganhar força”, destacou.
Acid
O presidente eleito para o mandato 2024/2026, Cleverson Nogueira, esteve presente no Congresso e destacou que o evento foi uma imersão no mundo do associativismo e reciclagem pessoal com a discussão de temas muito atuais. “O Congresso trouxe palestrantes renomados, que nos passaram ferramentas e dicas para nos desenvolvermos e consequentemente para podermos também desenvolver nossos times, nossos negócios, e assim podermos melhor colaborar no desenvolvimento da nossa cidade, estado e país”, destacou.
O empresário ressaltou ainda a importância do relacionamento com outras lideranças empresariais, fortalecendo a representação das Associações Comerciais. “A participação de membros da Acid nesse evento considero fundamental. É preciso participar, estarmos unidos, acompanhando, o que de melhor está acontecendo no cenário empresarial do nosso estado e das nossas Associações irmãs. Dessa forma, podemos nos atualizar e nortear melhor nossas ações em busca de um maior desenvolvimento empresarial para nossa região”, disse.
A diretora executiva da Acid, Denise Coronado, destacou também a importância da participação, visto que o evento traz temas atuais e importantes para o desenvolvimento da Associação e apoio à classe empresarial. “O Congresso Federaminas propicia abrir nossas mentes para temas importantes, como ESG e Inteligência Artificial. Assuntos, que impactam o nosso dia a dia, os negócios e as relações entre as pessoas, independente de você querer fazer parte desse ecossistema. Já estamos nele! Em torno de todas as abordagens, e que sintetiza para mim todo o evento é: sermos sempre empreendedores e mais humanos”, destacou.
Empresas parceiras
O evento também foi oportunidade para divulgar algumas indústrias de Divinópolis, que são associadas e parceiras da ACID como: a Pão da Mata, a Jalice Alumínios, a Fumil – Panela Mineira e a Bold. “Agradecemos a parceria das empresas associadas à Acid, que disponibilizaram brindes para o sorteio do 25º Congresso da Federaminas. Sem dúvida, foi oportunidade para divulgarmos a força da nossa indústria e a qualidade de nossos produtos”, destacou a diretora executiva Denise Coronado.
Com informações da Federaminas