Em reunião com a administração, Acid apresenta demandas prioritárias para melhorias no Centro Industrial
Projeto Binário, poda de árvores, iluminação, capina estão entre os 17 pontos de reivindicação apresentados
A diretoria da Acid realizou hoje (26/03) reunião com representantes da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settrans), Secretaria Operações e Serviços Urbanos (Semsur) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdes) com o objetivo de apresentar as demandas prioritárias da região dos Centros Industrias Coronel Jovelino Rabello e Prefeito Antônio Martins. O presidente da ACID, Cleverson Nogueira, acompanhado de associados, que compõem a Comissão de Empresários do Centro Industrial, justificou o objetivo da reunião e destacou a importância do diálogo constante com o poder público para buscar várias melhorias necessárias para a região, que é local de geração de renda e emprego.
No encontro, foram apresentados 17 pontos de reivindicação, que incluem desde a execução do Projeto Binário – que prevê a transformação em mão única das Avenidas Brasil e Av. Rosana Noronha Guarany – até demandas simples relativas a podas de árvores e capina para limpeza da região. Estiveram presentes, representando o município: o secretário de Trânsito e Transportes, Lucas Estevam; o assessor de fomento econômico, Ewerton Carlos; e os diretores da Semsur, Rodrigo Assis e Leonardo Capanema.
O presidente Cleverson Nogueira destacou que o objetivo é que esses encontros sejam frequentes, avançando a cada dia nas demandas apresentadas pela classe empresarial à Associação. “Tivemos uma reunião muito importante, onde a ACID e os empresários da Comissão do Centro Industrial tiveram a oportunidade de apresentar ao secretário e representantes das secretarias presentes algumas demandas referentes à Cidade Industrial. Os representantes nos ouviram, trocamos ideias e acredito, que daqui a dois meses iremos refazer essa reunião para termos esse acompanhamento, do que conseguimos evoluir junto com a Prefeitura relativo às melhorias da região”, disse.
O presidente destacou ainda que entre os temas mais importantes está a implantação do Sistema Binário. “Acredito que isso (Projeto Binário) possa acontecer rapidamente e as demandas são muitas. Estamos trabalhando muito nesse sentido para melhorar a nossa Cidade Industrial e queremos que melhore não só para os empresários, mas principalmente para quem utiliza aqui, que são os colaboradores”, comentou.
Comissão Centro Industrial
O empresário Geovane Roberto, da empresa Lacerda Fundidos, que esteve presente na reunião destacou a importância da união entre Acid, Poder Público e empresas do Centro Industrial. “Percebemos que é importante a realização dessas reuniões para que o Poder Público possa conhecer e atuar naquilo que nos prejudica e que realmente irá melhorar para a população e para nós como um todo. A ACID é um braço que nós temos, mas somente com a junção do poder público, ACID e empresas, nós chegaremos a uma solução”, comentou.
O empresário Márcio Duarte, da empresa MDA Transportes, ressaltou a importância do debate e de dar sequência as demandas apresentadas. “Achei bastante produtiva essa reunião porque é uma oportunidade que nós, empresários, temos de levar ao poder público as demandas necessárias para melhoria do nosso Centro Industrial. Essa parceria poder público e setor privado tem tudo para ser bem frutífera e espero que não sejam só discursos, mas que a gente consiga colocar em prática tudo aquilo, que foi conversado aqui hoje”, declarou.
Administração
O secretário de Trânsito, Lucas Estevem, destacou que as novas demandas levantadas na reunião serão avaliadas com o devido retorno à Associação. “Hoje, recebemos algumas demandas. Algumas demandas já antigas do Centro Industrial, até mesmo do Bairro Icaraí. Temos algumas planejadas para execução, falta recurso, falta fechamento para dar andamento. E algumas outras novas, que foram apresentadas hoje, iremos levar para a Secretaria para fazermos os estudos técnicos e ver a possibilidade de atendimento dentro dos recursos disponíveis”, declarou.
O assessor de Fomento Econômico, Ewerton Carlos, destacou que a Semdes já vem mapeando e trabalhando nessas demandas pontuais e ressaltou a importância do levantamento da ACID. “A nossa equipe é pequena e trabalhamos fazendo a interlocução entre os empresários, a ACID e a outras secretarias, que tem os recursos maiores para poder fazer, como a Semsur, Seplam e a Settrans. E com essa clareza, que foi apresentada as demandas aqui, fica bem mais fácil de trabalhar e buscar as melhorias”, disse.
Ações
O diretor de operações, Rodrigo Assis, destacou o que durante o ano a Semsur realiza várias ações no Centro Industrial, como limpeza, poda, capina, tapa buraco, trocas de lâmpadas, etc. “Isso é rotina, estamos sempre em contato com a ACID, com a Rita, com a Denise, recebendo essas demandas e atuando”, comentou.
Algumas das demandas apresentadas na reunião, o diretor já garantiu ações nos próximos dias. A exemplo, a reivindicação relativo à saída de caminhões do Aterro Sanitário, visto que com a inauguração do Viaduto do Complexo da Ferradura, o fluxo de veículos na região está mais intenso e o mato alto dificulta a visualização, além da falta de sinalização. “Essa conscientização junto à prestadora de serviços na coleta de resíduos urbanos, será de imediato. Algum ponto que tiver obscuro na fachada do aterro, nós vamos atuar”, disse.
O diretor destacou também a retomada do projeto para manutenção dos bueiros. “Já tivemos um projeto ano passado com empresários, que doaram os materiais e a Semsur com a mão de obra. Vamos fazer uma segunda fase, uma vez que isso também é uma rotina. Nós temos um trânsito pesado e isso acaba, gerando essa demanda de troca do acabamento superficial”, destacou.
Outro ponto destacado pelo diretor foi relativo à poda de árvores, da continuação do trabalho na região. “Tivemos uma poda considerável em quase todo o Centro industrial no ano passado e também algumas supressões laudadas pela Defesa Civil. Nós vamos identificar junto com a ACID quais são as árvores de grande porte, que estão tendo interferências e buscar o melhor manejo para melhorar a segurança e a iluminação do Centro Industrial”, declarou. O diretor Rodrigo garantiu também a capina frequente no período de 15 a 20 dias nos pontos de ônibus da região, que foi também uma das demandas apresentadas na reunião.
Denúncias
Ponto de pauta também no encontro foi a presença de animais de grande porte (cavalos, vacas e búfalos) circulando pelas vias públicas do Centro Industrial, oferecendo riscos de acidentes, sendo importante a fiscalização.
O diretor Rodrigo Assis orientou que é fundamental a denúncia dos cidadãos para que esses animais sejam retirados das vias, trabalho feito pela Secretaria de Agronegócios. “Uma vez capturado esse animal vai para o pátio e o proprietário pode a partir do pagamento da multa retirar esse animal”, explicou o diretor.
Para fazer a denúncia, ligue: (37) 3229-6667.
Trackbacks & Pingbacks
[…] ACID realizou no último dia 26/03 uma reunião com representantes da Semsur, Settrans e Semdes da Prefeitura Municipal de Di… O objetivo da reunião foi apresentar um mapeamento do Centro Industrial realizado pela ACID […]
[…] ACID realizou no último dia 26/03 uma reunião com representantes da Semsur, Settrans e Semdes da Prefeitura Municipal de Di… O objetivo da reunião foi apresentar um mapeamento da ACID com as demandas prioritárias, […]
Os comentários estão fechados.