Estudar o Setor Facilita Mudar Enquanto é Possível!
Observando concorrentes que continuam ganhando participação de mercado enquanto suas vendas caem, pode-se aprender e até mesmo repensar a estratégia enquanto há tempo.
Afinal, competir com as mesmas estratégias de alguém que já está há mais de uma volta na sua frente não é inteligente.
Algumas dicas:
- Reavalie quem são seus clientes, onde estão, quais vale à pena atender, quem paga seu o preço e tente compreender quais sãos os problemas que os concorrentes maiores (ainda!) não conseguem resolver. Para isso, talvez seja importante melhorar o seu relacionamento com os clientes mais interessantes, e melhorar a sua base de dados. Atualmente, dá para fazer coisas interessantíssimas nesse sentido com baixo investimento!
- Repense a sua proposta de valor, ou seja, pense no problema que seu negócio pode resolver baseado nas experiências dos clientes, e foque toda as energias nisso! Afinal, empresas são para resolver problemas ainda não, ou mal resolvidos, do mercado. Se você faz mais do mesmo para seu cliente, por que te escolheria?
- Reavalie os processos que estão se tornando obsoletos! O que você tem feito que, se parar de fazer vai fazer pouca diferença no lucro final, não precisa ser feito. Porém, há processos que são chave e é neles que deve estar o seu foco. Invista para torná-los ainda mais relevantes e competitivos!
- Tente analisar seus processos em números! Tem coisas que precisamos de números para perder a paixão. Uma gestão correta de processos pode melhorar muito a produtividade, eliminando movimentos e até partes realmente desnecessárias. Às vezes, concentrar atenção num mercado menor, próximo ao seu endereço, pode ser mais lucrativo que só pensar em aumentar vendas penalizando custos de logística, sem ser competitivo com isso.
- Faça um esforço para inserir mais inovação na forma de atender aos clientes! O mundo digitalizou, barateou processos e os clientes mudaram a forma de se relacionar e consumir. Sua marca precisa ser fortalecida além da mídia tradicional. Se está nas mãos de vendedores externos para que ela se fortaleça, SINAL VERMELHO!! É urgente uma mudança na estratégia comercial.
- Identifique um diferencial competitivo seu! Há um passo a passo interessante para se perguntar: 1º) É importante para o cliente? Ele reconhece valor nisso? 2º) O que você julga ser um diferencial é raro, ou é fácil de encontrar? 3º) Se é raro, seria difícil imitá-lo? 4º) E a sua empresa daria conta de bancar esta vantagem competitiva? Se passar pelos 4 crivos, você realmente encontrou uma vantagem competitiva sustentável. Mas, nem sempre damos conta e precisamos estar sempre digladiando com o mercado por novos diferenciais. Cuidado para que esta vantagem competitiva não seja só PREÇO, pois ela pode destruir o seu caixa e a sustentabilidade.
Se você se identificou com o tema, saiba que tem muito mais a ser feito, mas precisaríamos de muito mais tempo aqui. Espero que essas dicas iniciais lhe deem uma luz.