Fotos que vendem: conheça a fórmula por trás delas
Todo mundo sabe que uma boa foto ajuda e muito a vender mais, porém fica a pergunta: o que faz uma foto ser mais “vendível”? Leia e descubra!
Entendendo o conceito
Antes de tudo, é preciso relembrarmos o significado de fotografia que é algo como “escrever com luz”. Sendo assim, da mesma forma que a tinta é a matéria-prima utilizada pelo pintor para traduzir sua ideia para a tela, a luz é a matéria prima que o fotógrafo usa para traduz sua ideia para a foto.
Luz
Para uma foto ser “vendível” ela deve estar com uma boa proporção de luz e sombras. Uma foto muito iluminada perde características desejáveis como profundidade, densidade de cores e detalhes dos objetos da cena.
(foto super iluminada)
Por outro lado, uma foto mal iluminada perde caraterísticas também desejáveis como contraste, brilho e definição.
(foto mal iluminada)
Por isso, sempre equilibre bem a iluminação da sua cena entre pontos de luz e sombras. Dica: estude um pouco sobre fotometria que você terá resultados incríveis.
(foto com iluminação equilibrada)
Ângulo
Pessoas e objetos têm ângulos que os favorecem mais esteticamente. Sendo assim, invista tempo analisando qual o melhor ângulo para fotografar.
(foto com ângulo desfavorável / foto com ângulo favorável)
Profundidade de campo
Escolha bem o ambiente que será o fundo da sua foto de maneira que ele crie uma profundidade de campo interessante. Esse efeito acontece quando os objetos de fundo da cena têm geometrias que favorecem essa sensação de profundidade. Normalmente, quando o fundo tem uma geometria em formato de “funil” ou “diagonalizada” ajuda bastante.
(foto com boa profundidade de campo)
Ambientação
Escolha com cuidado o cenário da sua foto! Muitas pessoas pecam ao fotografar por não prestarem atenção ao que tem no fundo da foto. Mas adivinha só: seu cliente irá ver tudo! Então fique de olho se no fundo não tem nenhum objeto indesejado que irá “arruinar” a estética da sua foto, como por exemplo, roupas jogadas, objetos aleatórios espalhados, paredes trincadas ou sujas, “bagunças”, objetos que chamem mais a atenção do que o objeto principal, etc. Em contrapartida, adicione a cena outros objetos secundários que tenham relação com o objeto principal, sobretudo numa realidade cotidiana do uso dele, onde a foto seja percebida como algo mais natural e não como algo que foi “montado”. Aqui o bom senso sempre prevalece!
(foto com boa ambientação)
Humanização
Busque compor a foto do seu produto ou serviço com pessoas posando na cena também, com um contexto coerente com seu público-alvo. Por exemplo, uma concessionária ao invés de fotografar a foto só do carro, deve fotografar a foto de uma família indo viajar onde o carro apareça na cena como complemento, como meio de realizar o desejo deles (que é viajar com conforto e comodidade).
(foto humanizada: mostra o produto, mas o foco são as pessoas em torno dele)
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