Gestão de pessoas: valorize essa área estratégica
A gestão de pessoas é uma área desafiadora dentro da gestão das empresas e, infelizmente, ainda mal compreendida. Muitas das vezes os empreendedores quando vão montar seu negócio não incluem a gestão de pessoas como uma das áreas para se estudar e, logo, não sabem nem o que esperar dela.
A gestão de pessoas (ou recursos humanos) é dividida em 4 grandes blocos: a parte legal, a parte de atração e seleção de pessoas, a parte de desenvolvimento do time e a parte estratégica.
Parte legal
Esse bloco trabalha a parte sobretudo preventiva, para que sua empresa não gere passivos trabalhistas ou fira a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Entra nesse bloco também a as atividades relacionadas ao departamento pessoal.
É necessário verificar, por exemplo, se a empresa está cumprindo requisitos como o CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), verificando também se a empresa não está tendo problemas de cargos iguais com nomes diferentes e com salários diferentes, gerando problemas de isonomia.
Parte de atração e seleção de pessoas
Uma das partes mais importantes, mas também uma das que mais se tem reclamação dos empresários. Perceba que utilizamos a palavra “atração” ao invés de “recrutamento”, afinal, não estamos convocando pessoas para uma guerra, mas sim as convidando para participarem de um processo seletivo.
Exatamente por ser um convite e não uma convocação, somente as melhores empresas – aquelas que são admiradas pelas pessoas – são as que de fato tem a capacidade de atrair boas pessoas para trabalharem nelas. Vale refletir: se você estivesse procurando emprego (e sendo um bom profissional), você trabalharia na sua empresa?
Lembre-se: pessoas certas nos lugares certos, geram resultados, que geram mais produtividade.
Parte do desenvolvimento do time
É nessa parte que pensamos em como reter e aprimorar as pessoas que fazem parte do time da empresa. É aqui também que entra questões ligadas a liderança e as competências.
É necessário averiguar se em cada setor há liderança e se quem ocupa esse papel tem de fato competência para tal. Os liderados também de cada setor devem ter a devida competência para ocupar seu respectivo cargo. Caso contrário, é necessário que a empresa invista na reciclagem profissional dessas pessoas ou, em último caso, substitua essas pessoas por outras com a devida competência.
Parte estratégica
Ao olharmos para grande parte das empresas, averiguamos que quando o empreendedor monta uma empresa ele se preocupa com várias questões estratégicas como o segmento de mercado ao qual vai atuar, o imóvel que ele vai usar para a empresa, o ponto comercial, o investimento em estoque etc. Quando ele faz isso, ele está desenhando estratégia.
Porém infelizmente é raro o empresário se preocupar com as pessoas necessárias para o negócio e tudo aquilo que envolve a gestão delas. Muitas das vezes, ele deseja que uma determinada pessoa tenha um desempenho superior em um certo cargo, mas as vezes ele não paga uma remuneração compatível, o que gera um grande impasse. Se ele não paga, não tem uma pessoa boa. Se não tem uma pessoa boa, não gera resultado.
Claro que o empresário não deve sair pagando um salário muito superior sem saber se a pessoa tem de fato potencial ou não para ocupar aquele cargo. Por isso, a importância também estratégica das partes anteriores citadas aqui.
O empresário precisa reconhecer que as pessoas são fundamentalmente estratégicas para os negócios, tanto quanto a escolha de um produto, a definição de um ponto comercial ou de uma área de atuação. É necessário que haja diálogo estratégico entre a direção e os setores da empresa, como o comercial, o financeiro, a produção e, inclusive, a gestão de pessoas.
Infelizmente devido aos empreendedores não valorizarem corretamente a gestão de pessoas, por desconhecimento deles ou mesmo devido a maioria dos profissionais da área ficarem demasiadamente no operacional, a empresa acaba não olhando com a devida importância para essa área, que é tão importante na gestão das empresas.
Como resolver?
Nosso parceiro, Professor Marcos Fábio é consultor empresarial, onde seu foco é na gestão de negócios, empreendedorismo e desenvolvimento de pessoas.
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Marcos Fábio
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Ana Luíza | Assessora Comercial
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